Engenharia de softwares reusabilidade

2,798 views
2,497 views

Published on

Este slide foi utilizado para a apresentação do requisito não funcional Reusabilidade. O mesmo pode ser utilizado e distribuido, todos ou parcialmente, lembrando sempre de citar o autor.

Published in: Technology
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
2,798
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
109
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Engenharia de softwares reusabilidade

  1. 1. CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS – TADSGerência de Requisitos e Modelagem de Sistemas Luiz Picolo luizpicolo@luizpicolo.com.br
  2. 2. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do SulReusabilidade
  3. 3. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul DefiniçõesReusabilidade refere-se ao fazer uso de projetosexistentes a fim de reutilizar componentes jádesenvolvidos, objetivando minimizar o esforçoem novos projetos.
  4. 4. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul DefiniçõesÉ o grau de facilidade ou de potencialidade queum componente possui para ser reusado. Estárelacionado à alta coesão e baixo acoplamentocom outros módulos. Prof. Dr. Jorge Henrique Cabral Fernandes - UFRN (http://www.cic.unb.br/~jhcf/MyBooks/iess/Reuso/Reusoereusabilidade.pdf)
  5. 5. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do SulA importância da reusabilidadeCada vez mais empresas de software veem seusoftware como um ativo valioso e estãopromovendo o reuso para aumentar seu retornosobre investimentos. (SOMMERVILLE, 2007).
  6. 6. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul Vantagens da utilização do Requisito da ReusabilidadeConfiança - Software reusado, experimentado ejá testado em sistemas de trabalho deve ser maisconfiável.Padrões - Utilização de padrões para facilitar odesenvolvimento.Manutenção - Softwares testando contém menoserros.
  7. 7. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do SulDesvantagens da não utilização do Requisito da ReusabilidadeCusto de manutenção aumentados.Tendências a erros.“Inventando a roda”
  8. 8. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul Se conclui até este ponto que:Aumentar a reusabilidade do software éconsiderada como pré condição técnica crucialpara melhorar a qualidade geral do software ereduzir os custos de manutenção e de produção. (http://www.csi.uneb.br/engenharia_de_software/anexos/Artigo-Reusabilidade.pdf)
  9. 9. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do SulTipos de Reutilizações
  10. 10. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul Tipos de Reutilizações● Conhecimento● Documentação● Componentes, entre outros.
  11. 11. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul ComponentesObjetos ou módulos – Componentes de um sistema,englobando um conjunto de funções, podem serreutilizados.Funções – Componentes de software que implementamuma única função (como uma função matemática)podem ser reutilizados.
  12. 12. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do SulExemplo de um estrutura Modular
  13. 13. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul
  14. 14. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do SulExemplo de reutilização de Objetos
  15. 15. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul
  16. 16. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul Conclusão Final A reusabilidade é um requisito não funcional imprescindível para que se possa obter umprojeto final de maneira econômica, confiável e com alta manutenibilidade.
  17. 17. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul Referênciashttp://www.csi.uneb.br/engenharia_de_software/reusabilidade.htmlhttp://www.cic.unb.br/~jhcf/index.htmlhttp://techportal.inviqa.com/2010/02/22/scaling-web-applications-with-hmvc/SOMMERVILLE, Ian. .Engenharia de Software. 8 ed.Rio de Janeiro: A. Wesley,2007.

×