Plano de aula 2013 melhor ensino

1,388 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,388
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
5
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Plano de aula 2013 melhor ensino

  1. 1. Números Inteiros NúmerosNaturaisPrincipio Fundamental daContagemFracionário DecimalPorcentagemPlano de aulaBloco: NúmerosPúblico Alvo: 9º anoTempo previsto: 8 aulasTema: Números racionaisJustificativa: Os números racionais estão presentes em todos os momentos danossa vida. Pois o aluno tem que perceber que em quase tudo que ele for fazer ele utilizaos números racionais. Um exemplo: Se o aluno for a um supermercado fazer umacompra e pagar em dinheiro.
  2. 2. Além disso, este Plano de aula foi desenvolvido visando o resgate oaprendizado das habilidades da matriz de competência do Saresp para alunos de9º ano, tais como:H01 Reconhecer as diferentes representações de um número racional. (GI).H02 Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentessignificados. (GI).H03 Reconhecer as representações decimais dos números racionais como umaextensão do sistema de numeração decimal, identificando a existência de“ordens” como décimos, centésimos e milésimos. (GI).H10 Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais (adição,subtração, multiplicação, divisão, potenciação – expoentes inteiros eradiciação). (GII).H15 Resolver problemas com números racionais que envolvam as operações(adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação). (GIII).H16 Resolver problemas que envolvam porcentagem. (GIII).Objetivos gerais:Se capaz de assumir uma atitude de interesse nas diferentes situações quefavorecem a aprendizagem matemática.Ser capaz de perceber a importância dos números, e eficácia na resolução desituações – problemas no seu cotidiano.Compreender o significado das medidas, a partir de situações-problema queexpressam seu uso no contexto social e em outras áreas do conhecimento e quepossibilitem a comparação de grandezas de mesma natureza.Objetivos específicos:Desenvolver a capacidade de investigação e ter perseverança na busca deresultados valorizando o uso de estratégias de verificação e controle dosresultados.Resolver situações-problema envolvendo números decimais e frações,incluindo determinação de frações geratrizes das dízimas.Habilidades e competências:Compreender a necessidades das sucessivas ampliações dos conjuntosnuméricos, culminando com os números irracionais.Saber representar os números reais na reta numérica.
  3. 3. Incorporar a ideia básica de que os números irracionais somente podem serutilizados em contextos práticos por meio de suas aproximações racionais,sabendo calcular a aproximação racional de um numero irracional.Saber realizar de modo significativo às operações de radiciação e de potenciaçãocom números reais.Compreender o significado e saber utilizar a notação cientifica na representaçãode números muito grandes ou muitos pequenosCompreender a resolução de 2º grau e saber utilizá-las em contextospráticos.Compreender a noção de função como relação de interdependência entregrandezas.Desenvolver o raciocínio quantitativo e o pensamento funcional, isto é, opensamento em termos de relações e a variedade de suas representações,incluindo as simbólicas, as algébricas, as gráficas, as tabulares, e as geométricas.Construir a ampliar noções de variação de grandeza para a compreensão darealidade e a solução de problemas do cotidiano. Compreender e fazer uso dasmedidas, ou de sistemas convencionais.Procedimentos metodológicos:Situações do dia a dia – extratos bancários.História da Matemática.Produção de texto com os números usados no dia a dia.Confecção de tabelas e formulação de problemas.Utilização de régua, compasso, esquadro e outros.Realização de cálculos individuais, em duplas e em grupos.Leituras de dados, gráficos e tabelas.Exploração das atividades do livro didático e outros.Caderno do aluno.Construção de gráficos das funções do 1º e 2º grau.Utilização de formas geométricas do cotidiano para cálculo de perímetro e área.Utilização de jogos da memória e dominós para fixar a aprendizagem dosnúmeros racionais.Avaliação:Será avaliado desempenho, comportamento, habilidade, compreensão e participação dosalunos em sala de aulas.
  4. 4. Recuperação contínua:Quando o aluno fizer uma avaliação e não conseguir mostrar um bom resultado, oprofessor tem que rever está avaliação junto com o aluno. Procurar saber onde que oaluno está errando. O professor auxiliar também irá ajudar os alunos com dificuldadesna aprendizagem.

×