1        Redes de Computadores - TCP/IP                         Luiz Arthur


TCP/IP
 
O protocolo TCP/IP atualmente é o p...
2        Redes de Computadores - TCP/IP                      Luiz Arthur



Camadas do modelo TCP/IP
 
O protocolo TCP/IP ...
3        Redes de Computadores - TCP/IP                       Luiz Arthur


Camada de Aplicação
 
Esta camada equivale às ...
4             Redes de Computadores - TCP/IP                                  Luiz Arthur


 Camada de Aplicação
No proces...
5       Redes de Computadores - TCP/IP                       Luiz Arthur



Camada de Transporte
 
Essa camada é o equival...
6        Redes de Computadores - TCP/IP                       Luiz Arthur



Camada de Transporte

Na camada de Transporte...
7        Redes de Computadores - TCP/IP                    Luiz Arthur

Camada de Inter-rede
 
Essa camada é equivalente a...
8       Redes de Computadores - TCP/IP                          Luiz Arthur


Camada de Enlace e Camada Física
A camada de...
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Redes - TCP/IP

20,133

Published on

Slides de suporte da aula de Redes de Computadores - Continuar pesquisas nas bibliografias:

TANENBAUM, Andrew S. Redes de Computadores. Editora Campus, 4 Edição. 2003.

COMER, Douglas E. Interligação de Redes com TCP/IP, volume 1. Editora Campus, 5 Edição. 2006.


TORRES, Gabriel. Redes de Computadores Curso Completo. 1 ed. Editora Axcel Books. 2001.

2 Comments
9 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total Views
20,133
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
605
Comments
2
Likes
9
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Redes - TCP/IP

  1. 1. 1 Redes de Computadores - TCP/IP Luiz Arthur TCP/IP   O protocolo TCP/IP atualmente é o protocolo mais usado no mundo. Isso se deve a popularização da Internet, a rede mundial de computadores, já que esse protocolo foi criado para ser usado na Internet.   Devido à popularização do protocolo TCP/IP, alguns sistemas operacionais que possuíam, seus próprios protocolos de intercomunicação como Windows com o seu NetBEUI e o Netware com o seu IPX/SPX, passaram a dar suporte ao TCP/IP.   Uma das grandes vantagens do TCP/IP em relação a outros protocolos existentes é que ele permite endereçar os hosts e depois rotear, isto é, o TCP/IP foi criado pensando em redes grandes e de longa distância, onde pode haver vários caminhos para o dado atingir o computador receptor.   Outro fator da popularização do TCP/IP, é que ele possui arquitetura aberta e qualquer fabricante pode adotar a sua própria versão do TCP/IP em seu sistema operacional, sem a necessidade de pagamento de direitos autorais a ninguém. Isso possibilita que todos os sistemas possam se comunicar entre si sem dificuldades, desde que utilizem o TCP/IP.
  2. 2. 2 Redes de Computadores - TCP/IP Luiz Arthur Camadas do modelo TCP/IP   O protocolo TCP/IP assume um modelo de cinco camadas. 7 Aplicação 6 Apresentação 5 Aplicação 5 Sessão 4 Transporte 4 Transporte 3 Rede 3 Inter-redes 2 Enlace 2 Enlace 1 Física 1 Física OSI TCP/IP O TCP/IP são um conjunto de protocolos, onde os mais conhecidos são justamente o nome deste conjunto: TCP (Transmission Control Protocol – Protocolo de Controle da Transmissão) e IP (Internet Protocolo – Protocolo Internet, Protocolo Inter-redes), que operam nas camadas de Transporte e Internet referentes ao modelo OSI. Porem esses dois protocolos não são os únicos.
  3. 3. 3 Redes de Computadores - TCP/IP Luiz Arthur Camada de Aplicação   Esta camada equivale às camadas 5 (Aplicação), 6(Apresentação) e 7(Sessão ) do modelo OSI e faz a comunicação entre os aplicativos e o protocolo de transporte.   Existem inúmeros protocolos que operam nesta camada, alguns são: •HTTP (HyperText Transfer Protocol); •SMTP (Simple Mail Transfer Protocol); •FTP (File Transfer Protocol); •DNS (Domain Name System); •Telnet; •Entre outros…   Portando quando o aplicativo quiser realizar alguma tarefa que utilize a rede, ele irá efetuar esse pedido a camada de aplicação.   Por exemplo: Quando você entra com um endereço www em seu browser para visualizar uma página na Internet, o seu aplicativo irá comunicar-se com a camada de aplicação do TCP/IP, sendo atendido pelo protocolo HTTP.
  4. 4. 4 Redes de Computadores - TCP/IP Luiz Arthur Camada de Aplicação No processo de “descida” da pilha de protocolos TCP/IP, a camada de aplicação comunica-se com a camada de transporte através de uma porta. Por exemplo, o protocolo HTTP utiliza por padrão a porta 80.   O uso de portas permite ao protocolo de transporte saber qual é o tipo de conteúdo do pacote de dados (por exemplo, saber que o dado que ele está transportando é um e-mail) e, no receptor, saber para qual protocolo de aplicação ele deverá entregar o pacote de dados, já que, existem inúmeros protocolos de aplicação. Programa de e-mail Browser WWW Programa FTP Porta Camada de SMTP Porta HTTP Porta FTP aplicação 25 80 21 Camada de TCP transporte
  5. 5. 5 Redes de Computadores - TCP/IP Luiz Arthur Camada de Transporte   Essa camada é o equivalente direto da Camada de Transporte (4) do modelo OSI.   A camada de Transporte é responsável por pegar os dados enviados pela camada de aplicação e transforma-los em pacotes, a serem repassados para a camada de Inter-rede.   No modelo TCP/IP a camada de transporte utiliza um esquema de multiplexação, onde é possível transmitir “simultaneamente” dados das mais diferentes aplicações. Porém na verdade os dados não são enviados simultaneamente, mais sim de forma intercalada. Formando assim o conceito de intercalamento de pacotes.   O intercalamento de pacotes permite que vários programas comuniquem-se na rede ao mesmo tempo, mas os pacotes gerados serão enviados à rede de forma intercalada, não sendo preciso terminar um tipo de aplicação de rede para começar outra. Isso também se deve ao conceito de uso de portas.
  6. 6. 6 Redes de Computadores - TCP/IP Luiz Arthur Camada de Transporte Na camada de Transporte do TCP/IP operam dois protocolos: •TCP (Transmission Control Protocol); •UDP (User Datagram Protocol).   O UDP não verifica se o dado chegou ou não ao destino. E por esse motivo, o protocolo mais usado na transmissão de dados, é o TCP, enquanto o UDP é tipicamente usado na transmissão de informação de controle.   Na recepção de dados, a camada de transporte pega os pacotes passados pela camada Internet e trata de colocá-los em ordem e verificar se todos chegaram corretamente. Pois os dados devido a diversos fatores podem chegar fora de ordem, corrompidos, ou até mesmo não chegar. Então fica a cargo do TCP tratar essas situações.
  7. 7. 7 Redes de Computadores - TCP/IP Luiz Arthur Camada de Inter-rede   Essa camada é equivalente a camada de Rede (3) do modelo OSI.   Fora o protocolo IP, existem alguns outros que podem entrar em operação nesta camada, tal como: •ICMP(Internet Control Message Protocol); •ARP (Address Resolution Protocol); •RARP (Reverse Address Resolution Protocol).   Na transmissão de um dado programa, o pacote de dados recebido da camada TCP é dividido em pacotes chamados datagramas. Os datagramas são enviados para a camada de enlace, onde são transmitidos pelo cabeamento da rede através de quadros. A camada de Rede (ex. IP) não verifica se os datagramas chegaram ao destino, ficando essa tarefa a cargo do TCP.   Essa camada é responsável pelo endereçamento e roteamento de pacotes, ou seja, ele adiciona informações sobre o caminho que ele deverá percorrer.
  8. 8. 8 Redes de Computadores - TCP/IP Luiz Arthur Camada de Enlace e Camada Física A camada de Enlace(2) no modelo TCP/IP é o representante direto da camada 2 do modelo OSI, é responsável por enviar o datagrama recebido pela camada de Inter-rede em forma de um quadro através da rede, ficando responsável por endereçar fisicamente os quadros, gerenciar o meio físico de transmissão e torná-lo livre de erros. Já a camada Física transmite os dados da camada de enlace pela rede, convertendo bits em de forma que a rede entenda. Camada de Aplicação (SMTP, HTTP, FTP, Telnet) Camada de Transporte (TCP ou UDP) Camada de Internet (IP, ICMP, ARP, RARP) Controle do Link Lógico (LLC) – IEEE 802.2 Controle de Acesso ao Meio (MAC) – IEEE 802.3 Driver da Placa de Rede Física – IEEE 802.3
  1. Gostou de algum slide específico?

    Recortar slides é uma maneira fácil de colecionar informações para acessar mais tarde.

×