Aula 3 noções de ética profissional

60,025 views
59,515 views

Published on

6 Comments
19 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
60,025
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
12,981
Actions
Shares
0
Downloads
3,232
Comments
6
Likes
19
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Aula 3 noções de ética profissional

  1. 1. Estimulando a postura ética no ambiente de trabalho.
  2. 2. “Vigie seus pensamentos, porque eles setornarão palavras; vigie suas palavras, porqueelas se tornarão atos; vigie seus atos porqueeles se tornarão seus hábitos; vigie seushábitos, porque eles se tornarão seu caráter;vigie seu caráter, porque ele será o seudestino”. Poeta anônimo americano
  3. 3.  Destacar os principais valores éticos apreciados pelo mercado de trabalho. Apresentar a ética como um diferencial Combater o comportamento antiético no ambiente de trabalho.
  4. 4. O termo ética deriva do grego ethos (caráter,modo de ser de uma pessoa). Ética é umconjunto de valores morais e princípios quenorteiam a conduta humana na sociedade. Aética serve para que haja um equilíbrio e bomfuncionamento social, possibilitando queninguém saia prejudicado. Em outras palavrasser ético, nada mais é do que agir direito,proceder bem sem prejudicar os outros.
  5. 5. Roland Barthes disse que um profissional detalento é aquele que soma 2 pontos deesforço, 3 pontos de talento e 5 pontos decaráter. A pontuação máxima é para ocaráter; isso nos mostra que o perfil dosprofissionais exigido pelas empresas, nãoestá centrado em suas capacidades técnicasapenas, ele terá de ser ético.
  6. 6. Honestidade: Estárelacionada com aconfiança que nos édepositada. É muitofácil encontrar a faltade honestidadequando existe afascinação peloslucros, privilégios ebenefícios fáceis,pelo enriquecimentoilícito em cargos queoutorgam autoridade.
  7. 7. Atenção: Depois de fazer o teste online, faça umPrint da tela e envie sua pontuação.
  8. 8. Sigilo: O respeito aossegredos das pessoas,ou das empresas, éuma característicaobrigatória para todoprofissional.
  9. 9. Coragem: Precisamosdela para tomaralgumas decisõesimportantes em nossavida. Além de serbastante útil para nosajudar a reagir àscríticas, também nosajuda a enfrentar averdade.
  10. 10. Humildade: O profissionalprecisa ter humildadesuficiente para admitirque não é o dono daverdade, para ouvir o queos outros têm a dizer,aceitar sugestões ereconhecer que o sucessoindividual é resultado dotrabalho em equipe.
  11. 11. Imparcialidade: Para serjusto é preciso serimparcial; logo, ajustiça depende muitoda imparcialidade.
  12. 12. Otimismo: Em face dasperspectivas dassociedades modernas, oprofissional precisa e deveser otimista para acreditarna capacidade derealização da pessoahumana, no poder dodesenvolvimento,enfrentando o futuro comenergia e bom-humor.
  13. 13. Flexibilidade: O mundo atualcom suas constantestransformações faz com que asmudanças ocorram com altafrequência. Isso tem feito daflexibilidade uma dascompetências profissionais maisvalorizadas pelo mercado detrabalho. Ser flexível é acima detudo aceitar a realidade semcriar barreiras e estar disposto amudar quando as circunstânciasassim exigirem.
  14. 14. Integridade: dificilmente umlíder adquire o respeito deseus semelhantes, passaconfiança a seussubordinados e inspiracredibilidade ao mercadosem essa característica. Aintegridade é tãoimportante ao ser humanoque se torna difícil imaginarum profissional sério quenão seja íntegro.
  15. 15. Competir com ética é a saída para o crescimento pessoal e profissional.
  16. 16.  Tenha sempre em sua mente a missão a visão e os valores de sua empresa. Saiba quais são suas atribuições e responsabilidades. Procure não falar mal do comportamento e muito menos do desempenho dos seus colegas de trabalho. Seja assíduo e pontual. Respeite a hierarquia. Trate todos com respeito.
  17. 17.  Exerça sua função com zelo, eficiência e competência. Seja honesto em qualquer situação. Nunca faça algo escondido que você não possa assumir em público. Seja humilde, tolerante e flexível. Dê crédito a quem merece. Nem sonhe em aceitar elogios pelo trabalho de outra pessoa.
  18. 18.  Evite criticar os colegas de trabalho ou culpar um subordinado pelas costas. Se tiver de corrigir ou repreender alguém, faça-o em particular, cara a cara. Respeite a privacidade dos outros. É proibido mexer na mesa, nos pertences e documentos de trabalho dos colegas e do chefe. Também. devolva tudo o que pedir emprestado rapidamente e não esqueça de agradecer.
  19. 19.  Faça o que disse e prometeu. Quebrar promessas é imperdoável. Aja de acordo com seus princípios e assuma suas decisões, mesmo que isso implique ficar contra a maioria. Afaste-se das fofocas. Só o fato de prestar atenção nelas pode lhe dar a fama de fofoqueiro. E aquele que lhe conta a última, pode levar, também, um comentário péssimo sobre você.
  20. 20.  Evite falar de sua vida pessoal com quem você não conhece o caráter. Não comente com qualquer um os seus resultados positivos, prêmios e novos projetos que lhe foram confiados. Caso trabalhe com alguém de quem não gosta, troque cumprimentos, mantenha distância e não comente a antipatia que sente. Isso minimiza os atritos e evita que os outros reparem a incompatibilidade e façam fofocas.
  21. 21. I. Não use o computador para prejudicar as pessoas.II. Não interfira no trabalho de outras pessoas.III. Não se intrometa nos arquivos alheios.IV. Não use o computador para roubar.V. Não use o computador para obter falsos testemunhos.
  22. 22. VI. Não use nem copie softwares pelos quais você não pagou.VII. Não use os recursos de computadores alheios sem pedir permissão.VIII. Não se aproprie de idéias que não são suas.IX. Pense nas conseqüências sociais causadas pelo que você escreve.X. Use o computador de modo que demonstre consideração e respeito
  23. 23. Segundo Aristóteles, o estudo da ética nãoserve apenas para ensinar o que é virtude,mas para nos ensinar a tornar-nos virtuosos,pois de outra maneira este estudo seriacompletamente inútil. Comente como estalição foi importante para sua vida.
  24. 24. Algumas empresas no Brasil e no mundodescobriram como lucrar com a ética, eexplorá-la através do marketing social. Comovocê poderia tirar melhor proveito da ética etambém explorá-la em seu marketingpessoal?
  25. 25. O TST (Tribunal Superior do Trabalho), órgãomáximo quando se trata de questõestrabalhistas, em decisões recentes, conferiu aosempregadores o direito de fiscalizar o uso queos funcionários fazem dos e-mails fornecidospelas empresas, assim como o de outros bensde sua propriedade, como é o caso doscomputadores, no intuito de prevenir o usoindevido dos mesmos. E isso tem sido causa demuitas demissões por justa causa. Foi o queaconteceu recentemente com uma funcionáriade uma empresa de telecomunicações de Brasíliaque usava o e-mail profissional para assuntosparticulares.
  26. 26. Mas ela ainda recorreu à justiça, alegandoque a empresa teria usado cópias de e-mails para justificar sua demissão, e esseprocedimento seria proibido pelaConstituição Federal. A Justiça considerouque as mensagens provavam que afuncionária descumpria normas daempresa: utilizava o e-mail comercial parafins pessoais e desrespeitava clientes daempresa. Esses procedimentos justificamjusta causa, disse o juiz na sentença.
  27. 27. Em torno desse dilema que osfuncionários possuem o direitoconstitucional à privacidade, você achaque as empresas onde eles trabalhampossuem o direito de violar a suaprivacidade e até mesmo o sigilo em suascomunicações, para fiscalizar o uso queeles estão fazendo dos recursos dasempresas e prevenir a utilização indevida?

×