Exp10 2 morfologia

  • 118 views
Uploaded on

 

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
118
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1

Actions

Shares
Downloads
3
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Expressões Morfologia – processos morfológicos de formação de palavras PROCESSOS REGULARES DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS 1. DERIVAÇÃO Processo morfológico de formação de palavras por: •afixação: adição de um afixo derivacional (prefixo e/ou sufixo) a uma forma de base (radical ou palavra); •conversão e derivação não afixal: não adição de constituintes morfológicos.
  • 2. Expressões Morfologia – processos morfológicos de formação de palavras Processos que envolvem adição de constituintes morfológicos AFIXAÇÃO Prefixação Adição de um prefixo derivacional a uma forma de base. Ex.: antirrugas; desfazer Sufixação Adição de um sufixo derivacional a uma forma de base. Ex.: florista; felizmente Parassíntese Adição simultânea de um prefixo e de um sufixo derivacionais a uma forma de base. A palavra resultante não permite a adição de apenas um dos afixos. Ex.: Amanhecer; engordar; apodrecer
  • 3. Expressões Morfologia – processos morfológicos de formação de palavras Processos que não envolvem adição de constituintes morfológicos CONVERSÃO DERIVAÇÃO NÃO AFIXAL Integra uma unidade lexical numa nova classe de palavras, sem qualquer alteração formal. Ex.: olhar (verbo) > olhar (nome) Forma nomes a partir de verbos. Ex.: troc- > troca, troco; abraç- > abraça, abraço
  • 4. Expressões Morfologia – processos morfológicos de formação de palavras 2. COMPOSIÇÃO Processo morfológico de formação de palavras que recorre à associação de duas ou mais formas de base.
  • 5. Expressões Morfologia – processos morfológicos de formação de palavras Composição morfológica Associa um radical a outro(s) radical(is) ou a uma ou mais palavras. Normalmente, surge uma vogal de ligação entre os radicais e a palavra. Ex.: [agr] + [cultura] – agricultura [luso] + [descendente] – lusodescendente (compostos morfológicos) Composição morfossintática Associa duas ou mais palavras. A estrutura destes compostos depende da relação sintática entre os seus elementos, o que tem consequências na forma como são flexionados em número. Ex.: guarda-chuva palavra-chave (compostos morfossintáticos)
  • 6. Expressões Morfologia – processos morfológicos de formação de palavras Composição morfológica Associa um radical a outro(s) radical(is) ou a uma ou mais palavras. Normalmente, surge uma vogal de ligação entre os radicais e a palavra. Ex.: [agr] + [cultura] – agricultura [luso] + [descendente] – lusodescendente (compostos morfológicos) Composição morfossintática Associa duas ou mais palavras. A estrutura destes compostos depende da relação sintática entre os seus elementos, o que tem consequências na forma como são flexionados em número. Ex.: guarda-chuva palavra-chave (compostos morfossintáticos)