• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
Projeto de leitura
 

Projeto de leitura

on

  • 12,070 views

 

Statistics

Views

Total Views
12,070
Views on SlideShare
12,065
Embed Views
5

Actions

Likes
3
Downloads
87
Comments
0

1 Embed 5

http://ciep230nilopolisrj.blogspot.com 5

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft Word

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Projeto de leitura Projeto de leitura Document Transcript

    • CIEP 230 – MANOEL MALAQUIAS GURGEL DA SILVA PROJETO DE LEITURAObjetivo GeralDespertar, incentivar e promover a leitura no âmbito escolar, estendendo-se àcomunidade, visando a formação do caráter do leitor no educando, a melhor qualidadedo ensino-aprendizagem e o desenvolvimento social e cultural.Objetivos Específicos· Incrementar a leitura no âmbito escolar;· Acrescentar ao cotidiano escolar a prática da leitura do livro como prioridade noprocesso de aprendizagem;· Apresentar ao educando as diferenciadas linguagens, enriquecendo a rotina escolar,estimulando a leitura e a produção do texto escrito e oral;· Exercitar a leitura como prática democrática, fundamental na formação do sensocrítico e da cidadania;· Integrar a comunidade escolar mediante a multiplicidade de leituras afins;· Enriquecer o conteúdo interdisciplinarmente, visando o aprendizado global;· Inserir no cotidiano escolar abordagens que enfoquem: sexo, saúde, esporte e meioambiente, ressaltando a valorização da melhor qualidade de vida para a boa formaçãocultural;. Propiciar ao educando enfoques básicos de aspectos filosóficos, morais e éticos,visando atender à formação geral do educando.Justificativa Sabendo que o aluno tem pouco contato com a leitura em seu ambiente familiare apresenta, na escola, dificuldades de aprendizagem decorrentes dessa carência, faz-se então necessária a realização de um trabalho que desperte o gosto e o hábito daleitura, condição indispensável ao desenvolvimento social e à realização individual doeducando. Acreditamos que a leitura pode contribuir para a emancipação do sujeito,tornando-o um cidadão mais consciente, com uma visão mais ampla do mundo, eajudando-o na transformação de si e da realidade em que vive.
    • MetaMelhorar o desempenho do corpo discente em todas as disciplinas através da leitura.Desenvolvimento Cada turma terá um livro paradidático para ler durante todo o 1º semestre. No1º bimestre será realizada uma prova (sobre o livro) e no 2º bimestre cada turmadeverá apresentar alguma atividade elaborada de acordo com a história lida (esquete,vídeo, mural...) no dia da culminância. Haverá dois dias para apresentação dos trabalhos:  1º dia – Manhã: Ensino Fundamental Tarde: 6º e 7º anos  2º dia – Manhã: Ensino Médio Tarde: 8º e 9º anos Dividiremos as turmas para um ou dois professores estarem aplicando eorientando a leitura dos livros, mas também teremos um Coordenador que irá“supervisionar” e dar sugestões durante o desenvolvimento do projeto e o apoio daAnimação Cultural e os oficineiros do Programa Mais Educação. A divisão será feita da seguinte forma: TURMAS (EnSino FUndAMEnTAl)601 602 603 604 701 702 703 704 801 802 803 901 902 903 COORDENADORA: JÔ PROFESSORES RESPONSÁVEIS (Português, Artes e Projetos)Rosi Rosiane Jô Marília Elisângela Elisângela Rita Monalisa Rita Jô Marília Evely Evely Elisãng Monalisa Roseli Michele Fernanda Mara Michel n n e LIVROS 6º ANO 7º ANO 8º ANO 9º ANO*A minhoca sonhadora (28) * O guarda-chuva azarado * E se fosse com você? (26) Maria y SUS manias (58) 901 *A eleição da criançada (23) (38) * Memórias de um Julgar de verdad (33) – 902 * Um grito de socorro(36) Adeus, escola. (15)- 903* Chapeuzinho amarelo dicionário (43) * Espelho maldito (15)* O menino detrás das nuvens * Sucesso! Eu vou chegar lá * O que rola na escola (16) (18) TURMAS (EnSino Médio) COORDENADORA: DENISE PROFESSORES RESPONSÁVEIS 1001 1002 1003 1004 2001 2002 3001 3002 Claudia R. Claudia R Jô Luciana Luciana Denise Denise Denise * O Cortiço livRoS A SEREM EScolhidoS pARA o EnSino Médio: * Memórias póstumas de Brás Cubas (50) * Iracema (15) * Inocência (47) * Clara dos Anjos (15) * Crônicas (46)
    • O Projeto de leitura, no Ensino Médio, terá a participação de todos osprofessores, das diversas áreas, usando as revistas Época e Galileu. Os docentes quelecionam com Geografia, História, Filosofia, Sociologia, Matemática, Física, Química,Biologia, Língua estrangeira e Educação Física deverão “levar” para a sala de aula asrevistas abordando matérias e reportagens enfatizando a sua disciplina, com isso oaluno ficará bem informado, com o que acontece em nossa sociedade e também estaráadquirindo o hábito da leitura, e com certeza passará a ter um melhor desempenho noâmbito escolar. No dia da Culminância além de expor os trabalhos também será feita umaOlimpíada. Os alunos deverão responder diversas perguntas sobre a “obra” lida (serão3 alunos por turma).Avaliação Os alunos, do Ensino Fundamental e Médio, serão avaliados através:  das provas aplicadas no 1º bimestre;  dos trabalhos apresentados na Culminância no 2º bimestre;  do desempenho na Olimpíada (2º bimestre). Obs.: Os alunos só terão notas de “trabalho” nas disciplinas envolvidas (Português, Projetos, Artes) mediante o resultado apresentados nas atividades propostas.  As demais disciplinas deverão estar desenvolvendo ações/atividades (bimestralmente) utilizando as Revistas Época, Galileu e Rural.