Ferramentas de pesquisa na internet

5,354 views

Published on

Published in: Technology
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
5,354
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
10
Actions
Shares
0
Downloads
48
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Ferramentas de pesquisa na internet

  1. 1. FERRAMENTAS DE PESQUISA NA INTERNET
  2. 2. DEFINIÇÃO • As Ferramentas de Busca podem ser definidas como programas ou sites especializados em localizar e/ou descrever informações na Internet, ou seja, é um instrumento de pesquisa na Web através de palavras-chave ou categorias, orientadas por texto.
  3. 3. MOTOR DE BUSCA • Um motor de busca é um sistema de software projetado para encontrar informações armazenadas em um sistema computacional a partir de palavras-chave indicadas pelo utilizador, reduzindo o tempo necessário para encontrar informações.
  4. 4. • Os motores de busca surgiram logo após o aparecimento da Internet, com a intenção de prestar um serviço extremamente importante: a busca de qualquer informação na rede, apresentando os resultados de uma forma organizada, e também com a proposta de fazer isto de uma maneira rápida e eficiente. A partir deste preceito básico, diversas empresas se desenvolveram, chegando algumas a valer milhões de dólares. Entre as maiores empresas encontram-se o Google, o Yahoo, o Lycos e o Cadê.
  5. 5. TIPOS DE BUSCADORES EXISTENTES • Buscadores globais:  são buscadores que pesquisam todos os documentos na rede, e a apresentação do resultado é aleatória, dependendo do ranking de acessos aos sites. Ex: Google (www.google.com.br), Yahoo ( http://br.yahoo.com/) e Bing (http://br.bing.com/?cc=br) • Buscadores verticais:  são buscadores que realizam pesquisas "especializadas" em bases de dados próprias de acordo com suas propensões. Ex: BuscaPé (http://www.buscape.com.br/)
  6. 6. • Diretórios de websites  são índices de sites, usualmente organizados por categorias e sub-categorias. Tem como finalidade principal permitir ao usuário encontrar rapidamente sites que desejar, buscando por categorias, e não por palavras-chave. Ex: Open Directory Project (http://www.dmoz.org/) • Guias locais: são buscadores exclusivamente locais ou regionais. As informações se referem a endereços de empresas ou prestadores de serviços. Ex: Zeen! (http://zeen.com/)
  7. 7. FUNCIONAMENTO • O motor de busca opera na seguinte ordem: 1- Web crawling (percorrer por links) 2- Indexação 3- Busca
  8. 8. GOOGLE • O Google teve sua ascensão em torno de 2001, porque ele ordena gradualmente as páginas: sites bons e desejáveis são "linkados" mais do que os outros. Fazendo isso, o Google ganhou muitos imitadores. Ele utiliza vários critérios para determinar a relevância dos assuntos dos sites. Seu algoritmo "lembra" onde esteve e anexa as páginas mais procuradas em primeiro lugar na listagem. Em 2003, o Yahoo! usava o Google para seus resultados de pesquisa, mas em 2004 ele criou sua própria Ferramenta de Busca.
  9. 9. • A primeira Ferramenta de Busca, chamada Archie, foi criada por Alan Emtage, um estudante que morava em Montreal.  Não existia a "World Wide Web" ainda, e as pessoas compartilhavam dados e arquivos usando este programa, através de um servidor FTP. Depois da invenção, muitas pessoas a incrementaram.Quando a WWW chegou, a primeira Ferramenta de Busca da Web foi criada, em 1993, por Matthew Gray, e ela foi chamada de "Wandex", um robô de computador que contava servidores da web ativos, mas ele causou retardação do sistema devido ao acesso da mesma página centenas de vezes ao dia, como seu similar, o Aliweb, que apareceu no mesmo ano e ainda funciona hoje.
  10. 10. • Em 1994, o WebCrawler foi criado, ele foi a primeira Ferramenta de Busca de "texto cheio", que deixava as pessoas procurarem por qualquer palavra em qualquer página da web. O Lycos também veio em 1994 e tornou-se a Ferramenta de Busca mais popular da década. Muitas Ferramentas de Busca surgiram depois disso, como o Infoseek, o Inktomi, o Northern Light, o AltaVista e o Excite, e eles competiram com diretórios populares, como o Yahoo!, que surgiu em 1994 e foi um diretório de procura que fornecia uma descrição com cada URL. Mais tarde, em 1998, a Ferramenta de Busca que se tornaria a mais popular atualmente foi lançada: o Google.
  11. 11. SITES DE PESQUISA ALTERNATIVOS • KallOut - http://www.kallout.com/  Com o KallOut, não é necessário parar o que se está fazendo para lidar com barras de ferramenta e outras janelas: basta usar o mouse para selecionar o que se deseja procurar. A busca será feita e os resultados serão mostrados, literalmente, ali mesmo onde você está. Baixe e pratique até pegar o jeito. É uma maneira bem mais eficiente de fazer buscas, como diz o site. • Surf Canyon - http://www.surfcanyon.com/  O Surf Canyon é um add-on para Firefox e Internet Explorer (versões 6 e 7) que personaliza os resultados enquanto você busca no Google, Yahoo, Microsoft Live Search e Craiglist. Ao receber os resultados, você clica nos que interessarem e o SufCanyon percebe o que você procura, sugerindo outros resultados relevantes.
  12. 12. FONTES • http://tecnologia.terra.com.br/noticias/0,,OI3416503-EI12884,00Conheca+seis+ferramentas+de+busca+alternativas.html • http://marcela.cecilia.zip.net/ • http://pt.wikipedia.org/wiki/Motor_de_busca • http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Three_biggest_web_search_engines.svg

×