O Meu Nível de Chá! QuestionáRio

  • 1,454 views
Uploaded on

Questionário dirigido à avaliação de o que faz enquanto profissional para aumentar o seu Conhecimento, a sua eficiência, aqui vista com Habilidade e moldar positivamente a sua Atitude. …

Questionário dirigido à avaliação de o que faz enquanto profissional para aumentar o seu Conhecimento, a sua eficiência, aqui vista com Habilidade e moldar positivamente a sua Atitude.
A tónica está, claro!, no A de Atitude.
Divirta-se, critique para podermos melhorar o questionário, e aproveite para fazer o seu Plano de Acção para a Melhoria!

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
1,454
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
62
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. O meu nível de CHÁ! O questionário que lhe apresento tem em vista a sua própria auto-avaliação. Não se pretende outra coisa que não seja o SEU desenvolvimento pessoal, enquanto profissional. Responder a estas perguntas não lhe deve tomar mais tempo do que a toma de um CHÁ saboroso. A alegoria que se pretende fazer consiste na comparação de um profissional, enquanto 'produto' de uma série de pequenos factores, com um CHÁ. De facto quando escolhemos o CHÁ que vamos tomar estamos a definir uma série de critérios que, muitas vezes, já não identificamos individualmente. Enquanto profissionais também somos, cada um de nós, uma escolha possível. Estaremos de acordo que teremos tanto maior sucesso quanto maior for a nossa qualidade e actualização (a 'frescura' no CHÁ). Parabéns por escolher a decisão de responder a este questionário e se expor a si mesmo! Acreditamos que valerá a pena! O seu futuro o dirá.
  • 2. C - Conhecimento Tem estudado formas de melhorar o seu conhecimento, 1) relativamente à sua área técnica? a Não sinto necessidade. b Por vezes leio um artigo ou outro. c Assino revistas dirigidas à minha área profissional, que leio normalmente d Assino publicações que leio regularmente; estou atento a novos livros e Compro livros e assino revistas que leio; procuro Formação continuamente Mantém contacto com profissionais de outras empresas que 2) trabalham na mesma área técnica? a Não sinto necessidade. Também, sendo concorrentes não iam dizer nada. b De vez em quando telefono a um amigo com uma questão c Tenho encontros regulares com outros profissionais da minha área d Faço parte de uma associação de profissionais do sector e estou activo e Pertenço a uma rede de networking em que partilhamos conhecimento continuamente 3) Lê artigos, ou assina revistas da sua área de interesse? a Nunca b De vez em quando, para esclarecer alguma dúvida c Assino uma publicação que leio normalmente d Procuro manter-me informado. Leio bastante. e Considero fundamental estar actualizado: procuro informação. Participa em fóruns de discussão relacionados com a actividade 4) que desenvolve? a Não tenho tempo b Às vezes visito, mas não encontro grande interesse c Visito, e leio as 'discussões' que me interessam. Não participo. Todas as semanas dedico algum tempo a ver o que se discute e participo quando d me parece lógico. e Estou muito ligado. Participo em grupos de criação de conteúdos técnicos.
  • 3. H - Habilidade 1) Permanece atento à forma como procede? a Não há nada para rever b Quando vejo uma forma diferente de fazer o que faço, adapto-me c Tenho atenção regular ao que faço. Tento melhorar. Procuro conhecer novas formas de fazer para aumentar a capacidade e qualidade d da minha intervenção. e Estudo alternativas e proponho alterações de melhoria continuamente 2) Experimenta novas soluções e verifica se os resultados melhoram? a Não vale a pena. b Às vezes quero fazê-lo mas não consigo arranjar os meios necessários c Gosto de rever as possibilidades das minhas ideias. Nem sempre as experimento. d Normalmente experimento ideias (minhas ou de outros). Experimento soluções depois de analisadas com outros. Monitorizo os resultados e obtidos. Treina continuamente, para garantir que está ao seu melhor nível 3) ‘neste momento’? a Trabalhar já é suficiente. b Queria treinar mais, mas há muitos obstáculos (trabalho, família, amigos). c Treino aspectos menos envolvidos com o que faço, sem um plano. d Continuo a treinar aspectos que julgo fundamentais. e Estou completamente orientado para o desenvolvimento das minhas competências. Experimenta as sugestões de que ouve falar, ou sobre que lê, 4) relativas à sua actividade? Não tenho nem tempo nem condições. De qualquer modo não vale a pena. Não a sou ouvido. Não ouvem muito a minha opinião, mas, de vez em quando, experimento soluções b novas. c Sempre que as condições o permitem, gosto de experimentar novas soluções. d Faço os possíveis por gerar ou procurar sugestões para melhoria e experimento-as. Procuro sugestões, experimento-as, verifico os resultados e proporciono feedback e sobre elas.
  • 4. A - Atitude 1) Sente-se motivado? a Não, de todo. b Por vezes não me apetece sair da cama. Não encontro motivos para trabalhar. c Trabalho para estar continuamente motivado. Nem sempre é fácil. Gosto do que faço e faço-o com gosto, mas sinto que tenho quebras de d motivação. e Gosto do que faço. Tenho um plano que é o meu guia de Motivos para a Acção 2) Sente que a sua vontade de fazer melhor está sempre presente? a Não vale a pena. O que querem de mim é TRABALHO. b De vez em quando penso que é possível melhorar as coisas. Vou vendo o quê. c A minha primeira prioridade é fazer bem. d Sinto que sou daqueles que procuram melhorar regularmente. e Estou sempre com vontade de ser melhor e de fazer melhor as coisas que faço. Tem vontade de ajudar os seus colegas de profissão a melhorar o 3) seu desempenho? a Cada um que cuide de si... b Às vezes digo a colegas como podem melhorar, mas raramente sou ouvido c Se algum colega me pede a opinião faço críticas construtivas e tento ajudar à d melhoria. manter canais de comunicação abertos: eu ajudo ou peço ajuda de Gosto de forma natural Procuro e partilho toda a informação relevante para apoiar a melhoria contínua. É e fundamental, para mim 4) Está sempre pronto para dar mais do que o que lhe é exigido? a Há regras: querem trabalho, pagam. b Por princípio estou disponível, mas muitas vezes não posso (família) c Estou quase sempre disponível. Às vezes sou eu próprio que o proponho. Gosto de estar disponível, mas ainda gosto mais de ser eu a propor sem terem d que mo pedir. Nem reparo que o tempo passa… QUERO estar SEMPRE pronto! Em todos os e aspectos da vida.
  • 5. O meu nível de CHÁ! Some para cada parâmetro (Conhecimento, Habilidade e Atitude): 0 pontos por cada resposta [a] 6 pontos por cada resposta [b] 12 pontos por cada resposta [c] 18 pontos por cada resposta [d] 25 pontos por cada resposta [e] Preencha cada um dos terços do triângulo abaixo com uma zona escura que seja equivalente ao total de pontos obtidos no parâmetro a que se refere. 100 . 75 Conhecimento . 50 Habilidade . 25 0 . 25 . 25 . 50 . 50 . 75 . 75 100 100 ATITUDE O espaço que falta preencher em cada terço deste círculo corresponde à sua necessidade de melhoria nesse aspecto em particular. Estabeleça um plano para a sua melhoria. Os outros vão notar! Você vai gostar do resultado!
  • 6. 'saber e não ter feito é, ainda, não saber' LUÍS COCHOFEL + DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS E EMPRESAS, UNIPESSOAL, LDA travª monte crasto, 10 - 8º 4420-211 gondomar +351 91 552 60 92 fax +351 22 464 55 14 luis@luiscochofel.com www.luiscochofel.com