O racismo

5,744 views
5,446 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
4 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
5,744
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
4
Actions
Shares
0
Downloads
111
Comments
0
Likes
4
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

O racismo

  1. 1. Escola Básica2,3 com secundárioPedro Álvares Cabral Disciplina: Formação Cívica Aluna: Luísa Torrado, Nº 15, 5ºA
  2. 2. O que é o racismo? O Racismo é a tendência do pensamento, ou do modo de pensar em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas diferentes e superiores umas em relação às outras. Não é uma teoria científica, mas um conjunto de opiniões pré concebidas onde a principal função é valorizar as diferenças biológicas entre os seres humanos, em que alguns acreditam ser superiores aos outros de acordo com a sua matriz racial. O que é mais comum numa atitude racista é evidenciar a diferença na cor da pele, porque o nosso racismo é contra aquele que não é como nós – preto, branco, mais magro ou mais gordo, etc. O racismo não tem fronteiras e existe até dentro da mesma raça. Todos somos um pouco racistas, por isso é muito importante debatermos este assunto hoje em dia para que este problema diminua.
  3. 3. Será que o racismo terá fim? De acordo com estudos, as atitudes racistas persistem no mundo porque seus detratores reagem com indiferença aos atos de discriminação étnica. Como prova, os cientistas indicam que nos Estados Unidos os atos de racismo flagrante contra os negros ainda ocorrem regularmente. O racismo, infelizmente, está presente em muitos países, imerso na cultura e nos hábitos de muitas pessoas. No Brasil, por exemplo, o último caso polémico de racismo ocorreu em novembro do ano passado, quando o goleiro Felipe, do Corinthians, declarou ter vivido uma das piores situações na sua carreira.
  4. 4. Como falar em racismo se a raça éhumana? Certamente que negros, brancos, amarelos, índios e todas as mestiçagens decorrentes formam uma só raça, a Raça Humana. O conceito de raça e até mesmo de sub-raça foi criado pela elite dominante, à época da escravidão para disseminar a ideia de que os negros não seriam parte da raça e seriam uma sub-raça, o que justificaria a dominação e escravidão. Temos que ter claro, entretanto, que essa foi uma das consequências e não causas do racismo, portanto limitar o debate à discussão do uso do termo racismo, por si só, não resolve as questões sociais envolvidas e apenas consegue desviar o foco central do problema.
  5. 5. Porque é que há racismo no mundo, se todos nós somos iguais perante Deus?  Na realidade o racismo trem como base nós mesmo e ele também existe a partido capitalismo e pelo nosso livre arbitro desejando o que não podemos. quando nós compreendemos a verdadeira filosofia humana e a nos existência poderemos ser iguais. Existe um dia contra o racismo?Dia 21 de Março é o dia internacional contra o racismo.
  6. 6. Racismo A discriminação racista é considerada crime pela Constituição Federal que apresenta diversas formas de punição para estes casos. Posto que o crime representa o ódio ou aversão a todo um grupo, o racismo é um delito de ordem coletiva, que ataca não somente a vítima, mas todo o ideal de dignidade humana. O racismo pode estar presente em qualquer tipo de ambiente: no trabalho, na rua ou até mesmo em meio a pessoas próximas. Por isso, torna-se importante salientar que todas as formas de ocorrência do preconceito devem ser notificadas, sejam elas nítidas ou discretas. Além de ser um direito, é dever de todo cidadão denunciar esse tipo de ocorrência. Através da denúncia protege-se não apenas uma vítima, mas todo um grupo que futuramente poderia ser atacado. A palavra racismo tem origem na junção de 2 termos: raça e ismo, sendo raça palavra mãe. Racismo = raça + ismo.
  7. 7. RacismoRacismo
  8. 8. Não batas em ninguém se queres que o racismo pare.Convive com as nossas diferenças.Devemos evitar ao máximo provocações.Somos diferentes na cor e provavelmente na maneira.Devemos deixar de lado o nosso racismo.As pessoas de cor negra não devem de acriminar.Não devem de acriminar as pessoas de cor branca ou de outras cores.Nas escolas tem havido muitos casos por isso evita ao máximo provocações.
  9. 9. Ser Racista O racismo começa quando a diferença, real ou imaginária, é usada para justificar uma agressão. Uma agressão que assenta na incapacidade para compreender o outro, para aceitar as diferenças e para se empenhar no diálogo. "O racismo consiste em crer que certas pessoas são superiores a outras devido a pertencer a uma raça específica. Os racistas definem uma raça como sendo um grupo de pessoas que têm a mesma ascendência. Diferenciam as raças com base em características físicas como a cor de pele e o aspecto do cabelo. Investigações recentes provam que a (raça) é um conceito inventado. A noção de (raça) não possui qualquer fundamento biológica. A palavra (racismo) é igualmente usada para descrever um comportamento abusivo ou agressivo para com os membros de uma (raça inferior). O racismo reveste-se de várias formas nos diversos países, consoante a sua história, cultura e outros factores sociais. Uma forma relativamente recente de racismo, por vezes denominada (diferenciação étnica ou cultural), defende que todas as raças e culturas são iguais, mas não se deviam misturar, de maneira a conservar a sua originalidade. Não existe nenhuma prova científica da existência de raças diferentes. A biologia só identificou uma raça: a raça humana.
  10. 10.  Elaborado pôr: Luísa Torrado Telmo Teixeira Marco Correia Filipe Freire

×