Plano de trabalho - Circunferência e círculo
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Plano de trabalho - Circunferência e círculo

on

  • 11,880 views

Sugestão de aula de Matemática sobre circunferência e círculo.

Sugestão de aula de Matemática sobre circunferência e círculo.

Statistics

Views

Total Views
11,880
Views on SlideShare
11,880
Embed Views
0

Actions

Likes
1
Downloads
82
Comments
1

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft Word

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel

11 of 1

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Plano de trabalho - Circunferência e círculo Plano de trabalho - Circunferência e círculo Document Transcript

    • FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICAFUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJCOLÉGIO: C.E. GENERAL DUTRAPROFESSOR: LUCIANE OLIVEIRA DA SILVAMATRÍCULA: 09512377SÉRIE: 9º ANO – E. FUNDAMENTALTUTOR (A): DANUBIA DE ARAUJO MACHADOPLANO DE TRABALHO SOBRE CIRCUNFERÊNCIA E CÍRCULO Luciane Oliveira da Silva Lucyanne_uff@yahoo.com.br1. Introdução: O círculo é uma figura geométrica muito comum em nosso dia-a-dia. Épossível encontrarmos diversos objetos circulares a nossa volta como, por exemplo:CD’s, moedas, pizzas, discos, mesa de refeição e muitos outros. Justamente daobservação do ambiente em que nos encontramos pode surgir a motivação para estudareste objeto geométrico. Quando falamos em círculo, ninguém tem dúvida quanto ao formato dessafigura geométrica. Porém, geometricamente, há uma pequena distinção entre círculo ecircunferência, sobre a qual, muitas pessoas se confundem. Situações como a distância percorrida por uma pessoa em uma roda gigante, aquantidade de faixas de azulejo para uma piscina circular, a quantidade de grama paracobrir o círculo do meio de um campo de futebol nos levam a pensar na importânciadesse conteúdo presente no Currículo Mínimo para o 9º ano do Ensino Fundamental. Neste plano de trabalho, utilizaremos objetos de fácil acesso encontrados nocotidiano do aluno como modelo para conhecer e explorar algumas atividadesmatemáticas tornando as aulas mais atrativas de dinâmicas para os alunos.2. Estratégias adotadas no Plano de Trabalho: Este Plano de Trabalho está organizado em 4 (quatro) etapas. Em cada umadelas, os alunos são convidados, através de atividades dinâmicas, a conhecer as partesda circunferência e do círculo bem como investigar e descobrir relações existentes entreessas partes resultando em um aprendizado significativo.Atividade 1:  Habilidade relacionada: Reconhecer círculo, circunferência, seus elementos e algumas de suas relações.  Pré-requisitos: Para a realização desta atividade, é necessário que os alunos tenham o conhecimento prévio de ponto e segmento de reta (traçado e medida).
    •  Tempo de Duração: 200 minutos (4 aulas).  Recursos Educacionais Utilizados: Para a realização destas atividades, serão necessários os seguintes recursos:  Quadro branco;  Caneta para quadro branco;  Régua;  Compasso;  Barbante;  Papel pardo;  Calculadora;  Organização da turma: Esta tarefa será realizada em pequenos grupos (3 ou 4 participantes).  Objetivos: Ao término das aulas, o aluno deverá ser capaz de:  Diferenciar círculo de circunferência;  Reconhecer o centro, raio, diâmetro, arco e corda de uma circunferência;  Reconhecer a relação existente entre, o comprimento e o diâmetro, de uma circunferência;  Valorizar o pensamento matemático através da história da matemática.  Metodologia adotada: Esta atividade está dividida em quatro etapas com duração de 50 minutos cada(uma aula). 1ª etapa: O professor deverá levar para a sala de aula, objetos diversos de forma circular(moedas, aliança, Cd’s, imagens de pizzas, pneus, rodas gigantes, bambolês e muitosoutros objetos de fácil acesso). Pode-se pedir antecipadamente para que os alunos levemos objetos que encontrarem neste formato. 1. a) Dividir a turma em grupos pequenos (3 ou 4 participantes) para dividiremos objetos em grupos, levando-se em consideração suas características semelhantes. 1. b) Pedir para que os alunos expliquem quais foram os critérios utilizados poreles na divisão dos objetos. Mostrar à turma que apesar do formato circular ser o mesmoem todos os objetos, alguns possuem o interior preenchido enquanto que outrospossuem apenas o contorno. 1. c) Pedir que desenhem uma circunferência com o auxílio de compasso erégua e marquem seu centro.
    • 1. d) Pedir que marquem em qualquer lugar sobre a circunferência os pontos A,B e C. Usando uma régua, meçam a distância de O a A, O a B e O a C. Discutir com aturma os valores encontrados e pedir que expliquem o que compreenderam sobre oconceito de circunferência. Nesta etapa, o aluno conhecerá alguns elementos importantes dacircunferência: centro, raio. 2ª etapa: 2. a) Desenhar outra circunferência, agora com um valor fixo para todos osalunos. Marcar o centro O. 2. b) Tomar um ponto A qualquer sobre a circunferência e, com auxílio darégua, traçar a reta que passa por O e A, prolongando-a até que corte novamente acircunferência. Chamar este ponto de B. 2. c) Observar a distância entre os pontos O e A e entre os pontos O e B. Pedirpara discutirem esses valores. 2. d) Explicar o conceito de diâmetro de uma circunferência e como este serelaciona com o raio. 2. e) Marcar na mesma circunferência um ponto C, de maneira que C sejadiferente de A e B. Observar quem é maior, AB ou AC? 2. f) Explicar o conceito de corda de uma circunferência e sua relação com odiâmetro. 3ª etapa: 3. a) Utilizar objetos de forma circular de vários diâmetros diferentes. Pedirque os alunos meçam seu comprimento e diâmetro com o auxílio de uma régua ebarbante e preencham a tabela abaixo. Objeto Comprimento da Diâmetro Circunferência circunferência Diâmetro 3. b) Após preencher a tabela com valores variados, observar o resultado obtidona última coluna da mesma. 3. c) Estabelecer a relação entre o comprimento e o diâmetro de qualquercircunferência e apresentar o número π. 3. d) Passar exercícios de fixação executando auto-correção ao final.Acompanhar a resolução dos mesmos auxiliando quando surgirem quaisquer dúvidas. 4ª etapa: 4. a) Pedir que os alunos desenhem sobre uma folha de papel pardo umacircunferência com um raio fixo, para facilitar o desenvolvimento da atividade. Dizerque estamos desenhando o fundo de uma piscina. Utilizar a escala 1:100 (1 cm no papelequivale a 1 metro real). 4. b) Pedir que descubram qual é a medida do comprimento da circunferênciada piscina.
    • 4. c) Distribuir quadradinhos de papel colorido picado para cada grupo(azulejos) e pedir que preencham o fundo da piscina com azulejos. Deseja-se saberquantos metros de azulejos serão necessários para cobrir o fundo da piscina (a lateralpode ser preenchida em outro momento). 4. d) Discutir com a turma a quantidade de azulejos necessária para preencher ofundo da piscina é o mesmo que calcular a área da piscina circular. 4. e) Mostrar como calcular a área de qualquer círculo. 4. f) Passar exercícios de fixação executando auto-correção ao final.Acompanhar a resolução dos mesmos auxiliando quando surgirem quaisquer dúvidas.3. Avaliação: A avaliação levará em conta a participação de cada aluno na execução de cadatarefa proposta, tentativa de resolução dos exercícios de fixação e entendimento doaluno perante os conteúdos apresentados.4. Referências:Círculo e circunferência - Matemática. Disponível em:<http://projetoseeduc.cecierj.edu.br/ava/file.php/11/Matematica_conteudo/Material_impresso/Conteudo/Circulo_circunferencia_SEEDUC.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2011.BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental.Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília – DF: MEC/SEF, 1998.IEZZI, Gelson. Matemática e Realidade. 8ª série, 5 ed. São Paulo: Atual, 2005.Círculo e circunferência – Roteiros de ação. Disponível em:<http://projetoseeduc.cecierj.edu.br/ava/file.php/11/Matematica_conteudo/Material_impresso/Conteudo/Roteiros_de_acao_Circulo_circunferencia.pdf>. Acesso em: 15 ago.2011.