• Save
Evolução dos Computadores
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Evolução dos Computadores

on

  • 22,723 views

Breve apresentação, que ilustra a história e evolução dos sistemas informáticos, desde o primeiro instrumento de cálculos, até ao poderosos computadores do dia de hoje!!

Breve apresentação, que ilustra a história e evolução dos sistemas informáticos, desde o primeiro instrumento de cálculos, até ao poderosos computadores do dia de hoje!!

Statistics

Views

Total Views
22,723
Views on SlideShare
22,385
Embed Views
338

Actions

Likes
15
Downloads
0
Comments
6

8 Embeds 338

http://www.etcvirtual.se.df.gov.br 310
http://netxdigital.blogspot.com 12
http://introducaoainformatica.webnode.com 5
http://introducao-a-informatica.webnode.com 4
http://cms.introducaoainformatica.webnode.com 3
http://sm1410.blogspot.com.br 2
http://cms.introducao-a-informatica.webnode.com 1
http://sm1410.blogspot.com 1
More...

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel

15 of 6 Post a comment

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
  • AAFASFSAF SG SG DF :)
    NARÇE LEVA NO CÚ :D
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
  • LOLZ TOU-ME A VIR BUE >:(
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
  • ÇLKNMFHGDJUYHGASDFKUASDO.TIHWIERYPIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIITOUJQGWKRYGKI77TIYTYURFT.l.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
  • ES boi seu filho da PUTA
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
  • hE+s boi fil
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Evolução dos Computadores Evolução dos Computadores Presentation Transcript

  • História da Evolução dosComputadores
  • Precursores da Informática  Ábaco – 3000 a.C. (aprox.) O ábaco constituiu o primeiro dispositivo manual de cálculo; servia para representar números no sistema decimal e realizar operações com eles.
  • Precursores da Informática  Estruturas de Napier No final do século XVI, o matemático escocês John Napier, inventor dos logaritmos naturais, idealizou um dispositivo baseado em bastões que continham números, capaz de multiplicar e dividir de forma automática. Também idealizou uma calculadora com cartões que permitia a realização de multiplicações e recebeu o nome de Estruturas de Napier View slide
  • Geração 0 – ComputadoresMecânicos (1642-1945)  Calculadora Mecânica de Pascal (1642) Em 1642 o filósofo e matemático francês Blaise Pascal inventou a primeira máquina automática de calcular, a máquina era feita de rodas dentadas que simulavam o funcionamento do ábaco, realizava apenas soma e subtracção e o resultado era mostrado numa sequência de janelinhas. Primeiro esta máquina foi chamada de PASCALINA, mas terminou, mais tarde, recebendo o nome de Máquina Aritmética de Pascal. View slide
  • Geração 0 – ComputadoresMecânicos (1642-1945)  Calculadora mecânica de Leibniz (1672) O matemático alemão Gottfried Wilhelm Von Leibnitz, em 1672, aperfeiçoou a Máquina de Pascal, construindo a calculadora universal, que realizava soma, subtracção, multiplicação, divisão e ainda calculava raiz quadrada.
  • Geração 0 – ComputadoresMecânicos (1642-1945)  Tear de Jacquard (1801) Em 1801 Joseph Marie Jackuard construiu um tear automático que aceitava entrada de dados através de cartões perfurados para controlar a confecção e desenho dos tecidos. Esta máquina pode ser considerada a primeira máquina mecânica programável.
  • Geração 0 – ComputadoresMecânicos (1642-1945)  Engenho Analítico de Babbage (1833) Babbage, em 1833, projectou a Máquina Analítica ou Diferencial, que de certa forma era semelhante aos computadores actuais, pois dispunha de programa, memória, unidade de controle e periféricos de saída. A ideia da construção surgiu da necessidade de se realizar automaticamente tabelas de logaritmos e funções trigonométricas. Devido a este projecto, ele ficou conhecido como Pai da Informática.
  • O Inicio da Era da Computação(1890-1945)  Tabulador Estatístico de Hollerith (1890) Aproximadamente em 1885, Herman Hellerith, funcionário do Departamento de Recenseamento dos E.U.A., percebeu que a realização do censo anual demorava cerca de 10 anos para ser concluído e que a maioria das perguntas tinha como resposta sim ou não. Em 1886 idealizou um cartão perfurado que guardaria as informações colectadas no censo e uma máquina capaz de tabular essas informações. Construiu então a Máquina de Recenseamento ou Máquina Tabuladora, perfurando-se cerca de 56 milhões de cartões.
  • O Inicio da Era da Computação(1890-1945)  Z1/Z3/Z4 de Konrad Zuse – 1930/1941/1942 Na Alemanha já estavam a criar modelos de teste chamados Z1 e Z2 e um pouco mais tarde completaram um Z3 que já utilizava interruptores electromecânicos e que consistia num dispositivo controlado por um programa baseado no sistema binário. Por último desenvolveram o Z4 que era 1000 vezes mais rápido que qualquer máquina existente. Esta máquina era constituída por válvulas electrónicas e por um teclado de introdução de dados, com vista à descodificação de mensagens dos aliados.
  • O Inicio da Era da Computação(1890-1945)  MARK I de Howard Aiken - 1944 Em 1937, Howard H. Aiken, da universidade de Harvard, desenvolve a ideia de Babbage junto com cientistas de seu departamento e engenheiros da IBM. Como resultado desse desenvolvimento, construíram o primeiro computador electromecânico baseado em relês e engrenagens, denominado Calculadora Automática de Sequência controlada (Automatic sequence Controlled Calculator - ASCC), que recebeu o nome de MARK-I.
  • MARK-I O MARK-I acabou de ser construído em 1944 e possuía unidades de entrada, memória principal e unidade aritmética de controle e de saída. Utilizava para a entrada de dados cartões e fitas perfuradas. Essa máquina foi o primeiro computador electromecânico a ser construído e a funcionar, ainda que por pouco tempo, pois o desenvolvimento dos computadores electrónicos fez com que esses caíssem logo em desuso. Tinha 17 metros de comprimento por 2 metros de largura, pesava 70 toneladas, era constituído de 700.000 peças móveis e sua fiação alcançava 800Km. Somava dois números em menos de 1 segundo e multiplicava em 6 segundos. Trabalhava com 23 dígitos decimais.
  • Primeira Geração – Válvulas(1943-1955)  ENIAC (1946-1955) John W. Mauchly e J. Prester Eckert Jr., junto com os cientistas da Universidade da Pensylvânia, construíram, na Escola Moore de Engenharia Elétrica, o primeiro computador eletrônico, foi o ENIAC (Eletronic Numerical Integrator and Calculator) (figura abaixo), que entrou em funcionamento em 1945. Era um projeto militar americano para o cálculo da trajetória de morteiros através de tabelas
  •  UNIVAC – 1951Computador Automático Universal (UNIversal Automatic Computer)Uma máquina electrónica com um programa armazenado que recebia instruções de uma fita magnética de alta velocidade em vez de cartões perfurados. Foi o primeiro computador a ser projectado e vendido para resolver problemas comerciais e também o primeiro a conseguir lidar com informação textual e numérica.
  •  IBM 701 – 1953Foi o primeiro computador da IBM, uma máquina projectada para ser produzida em massa e de fácil instalação. O sucesso do 701 levou à construção de muitas outras maquinas para processamento de dados comerciais. Foi a primeira de uma série de máquinas científicas que vieram a dominar a indústria numa só década.
  • Segunda Geração – Transístor(1956 – 1965)  Transístor de contacto de ponta – 1948  Transístor de junção – 1952  TX-0 (primeiro computador transistorizado) William Shockley, Jhon Bardeen e Walter Brattain inventaram os transfer resistence que depois ficou conhecido como o transístor que revolucionou o computador, dando a fiabilidade jamais alcançada pelas válvulas.
  • Outros pontos marcantes destageração…  Primeiras linguagens de programação:  FORTRAN (1958)  LISP (1959)  COBOL (1959)  BASIC (1960)  PASCAL (1967)  Primeiro modem comercialmente disponível (1962): BELL 103  Primeiro protótipo de mouse (meados do anos 60)
  • Terceira Geração – CircuitoIntegrado (1966-1980)  O primeiro protótipo real que viria a ser um circuito integrado foi desenvolvido por Jack Kilby em 1958 enquanto trabalhava para a Texas Instruments. Ele demonstrou que era possível integrar vários componentes de um CPU numa única peça – placa de silicone.
  • Factos que marcaram esta geração:  Primeiro microprocessador INTEL 4004 (1971)  Primeiro microprocessador de 8 bits INTEL 8080 (1974)  Continha mais de 4500 transistores  Podia executar 200 000 intruções por segundo  Microsoft (1975) – Fundada por William Henry Gates III & Paul Allan  Apple (1977)  Linguagem de programação C (1972)  Lançamento pela Microsoft do Sistema Operativo MS-DOS 1.0 (1981)
  • Quarta Geração – VLSI (integraçãoem muito grande escala) 1980-20??  Aumento da densidade de circuitos electrónicos num microprocessador (na ordem das centenas de milhares componentes electrónicos)  INTEL 8088 (1978) – microprocessador de 8 bits utilizado no primeiro IBM PC  INTEL 80286 (1982) – foi o primeiro microprocessador de 16 bits da Intel que equipava os IBM-PC compatible AT
  • IBM-PC  Lançamento do IBM-PC (primeiro computador pessoal) – 1981  A IBM não entrou no novo mercado até 1981, quando introduziu o Computador Pessoal IBM ou IBM-PC. Este era um pouco mais rápido que os seus concorrentes, mas tinha 10 vezes mais capacidade de memória e era apoiado pelas grande organizações comerciais  O IBM-PC tornou-se no computador pessoal mais popular a nível mundial, o mesmo acontecendo com o seu microprocessador – o Intel 8088 – bem como o seu sistema Operativo – MS-DOS 1.0 da Microsoft.  Este tipo de computador tornou-se um padrão para a industria dos computadores
  • O Primeiro Computador Portátil…  Produção do primeiro computador portátil compatível IBM-PC – 1983  A Compaq fundada em 1982, foi a primeira empresa a construir um computador portátil que utilizava todo o software e periféricos criados para o IBM-pc
  • A era dos mais pequenos… PDA – 1993 O mundo da computação, tornou-se mais pequeno a partir de 1993  Os novos e pequenos computadores eram equipados com sistema de rede sem fios bem como com software compatível com os PC’s tradicionais.
  • Finalmente… a INTERNET!  Criação da INTERNET – 1993  A INTERNET é uma ligação entre várias redes a nível mundial que se baseia num sistema de endereços e num protocolo de comunicação chamado TCP/IP  Esta veio trazer uma nova gama de serviços como o correio electrónico, a transferência de ficheiros, fóruns de discussão, acesso a a computadores remotamente e o mais conhecido dos serviços que se baseia no protocolo HTTP e que permite a navegação em páginas alojadas na www.
  • O Domínio da INTEL  80386  1985  80486  1989  PENTIUM da Intel  1993 Este computador continha cerca de 3,2 milhões de transístores e podia executar mais de 100 milhões de instruções por segundo.  Microprocessador a 1Ghz – 2000 Neste ano a AMD (Advanced Micro Devices) estreou o microprocessador mais rápido alguma vez produzido em massa para uso pessoal.
  • Quinta Geração - Protótipos  UMTS (Universal Moblie Telecommnication System) mais conhecidos como telemóveis da terceira geração.  Apesar das licenças para a terceira geração de telemóveis já terem sido atribuídas, a sua implementação ainda não terminou.  Os telemóveis da terceira geração serão uma junção de um telemóvel actual com as funcionalidades de um assistente pessoal digital (PDA)