Your SlideShare is downloading. ×
200615802
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

200615802

199
views

Published on


0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
199
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. INSTITUTO VIANNA JÚNIOR LTDAFACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS VIANNA JÚNIORINTERNET COMO INSTRUMENTO DE ENSINO-APRENDIZAGEMLúcia Helena de Magalhães1Maria Cristina de Oliveira2ResumoEste artigo tem como objetivo salientar a importância do uso da Internet na construção doconhecimento, visando expandir nossos conhecimentos e permitir-nos atuar de forma cadavez mais eficaz.Palavras Chaves: Internet, aprendizagem, educação, conhecimento.1Lúcia Helena de Magalhães, Pós-graduada em Desenvolvimento de Aplicações para Web pelo Centro deEnsino Superior, Pós Graduada em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras, mestrandaem Sistemas Computacionais - Computação de Alto Desempenho pela Universidade Federal do Rio deJaneiro. Professora de Computação na Universidade Presidente Antônio Carlos e Professora no Curso deDesenvolvimento Web da Faculdade de Ciências Econômicas Vianna Júnior. lmagalhaes@viannajr.edu.br2Maria Cristina de Oliveira, pós-graduada em Língua Portuguesa pela Universidade Presidente AntônioCarlos e professora Professora no Curso de Desenvolvimento Web da Faculdade de Ciências EconômicasVianna Júnior. Moliveira@viannajr.edu.br
  • 2. A internet como instrumento de ensino-aprendizagemPara a educação, a Internet pode ser considerada a mais completa, abrangente e complexaferramenta de aprendizado do mundo. Podemos, através dela, localizar fontes deinformação que virtualmente nos habilitam a estudar diferentes áreas do saber.“O principal objetivo da educação é criar homensque sejam capazes de fazer novas coisas e nãosimplesmente repetir o que outras gerações jáfizeram; homens que sejam criativos, inventores,descobridores. O segundo objetivo da educação éformar mentes que possam ser críticas, que possamanalisar e não aceitar tudo que se lhes é oferecido”.Jean Piaget (1983).Pode-se dizer que a Internet é uma ferramenta indispensável no processo ensino-aprendizagem. Através dela tem-se acesso aos mais avançados recursos de pesquisa domundo, além de permitir a troca e compartilhamento de conhecimentos, fornecendo oacesso a uma imensurável quantidade de informações.A Internet é um recurso fundamental nos processos produtivos hoje e, portanto, seuuso na educação se apresenta como um caminho privilegiado na formação das novasgerações. Sua inserção na educação aparece como alternativa capaz de contribuir para asuperação de desafios, porque oferece aos estudantes o acesso a meios, conhecimentos elinguagens que os ligam ao mundo contemporâneo e, dessa forma, vão propiciar odesenvolvimento pleno de seus potenciais como pessoas, trabalhadores e cidadãos.Bill Gates, em seu livro “A Estrada do Futuro”, coloca-nos a importância das redes noprocesso educacional. A estrada, segundo Gates, permitirá a exploração interativa deestudantes e professores, aumentando e disseminando as oportunidades educacionais epessoais, inclusive daqueles estudantes que não puderam estudar nas melhores escolas.Porém, o autor adverte que para extrairmos os benefícios do uso das redes, precisamosencarar o uso dos computadores nas salas de aula de forma diferente.
  • 3. Assim, a internet, como recurso pedagógico usado no auxilio ao processo de construçãodo conhecimento, requer maior domínio sobre conteúdos disciplinares, sobre o processo deconstrução de conhecimento e sobre formas de intervir nesse processo. Poucos professoresestão preparados para integrar esses diferentes domínios à sua prática pedagógica. Issoimplica maior compromisso na sua formação. Por isso, a formação do professor envolvemuito mais do que provê-lo de conhecimento técnico sobre computadores. Deve-se criarcondições para o professor construir conhecimento sobre os aspectos computacionais ecompreender suas perspectivas, isto é, as noções de ensino, aprendizagem e conhecimento eentender porque e como integrar o computador à sua prática pedagógica.“Se o educador dispuser dos recursos da informática terá muito mais chance deentender os processos mentais.” VALENTE (1999)A utilização da internet tem se tornado cada vez mais freqüente nos mais diferentessetores da sociedade. Como conseqüência disso, a necessidade de familiarização com estaferramenta tem aumentado.Para Kellner, nesse período de dramáticas mudanças tecnológicas e sociais, a educaçãoprecisa cultivar uma variedade de novos tipos de alfabetização para tornar a educaçãorelevante às demandas de um novo tempo. Segundo ele:"Tenho como pressuposto que as novas tecnologias estão alterando todos aspectos denossa sociedade e cultura e que precisamos compreendê-las e utilizá-las tanto paraentender quanto para transformar nossos mundos. Meu objetivo é introduzir novasalfabetizações para dar força a indivíduos e grupos que tradicionalmente têm sidoexcluídos e, desse modo, reconstruir a educação tornando-a capaz de reagir melhorfrente aos desafios de uma sociedade democrática e multicultural". (KELLNER, 2001,p.17)Desse modo, com o uso do computador cada vez mais presente em nosso dia-a-dia, ascrianças têm interagido muito mais cedo do que as gerações anteriores. Pode-se perceberque a utilização das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC) no processode aprendizagem torna-se indispensável para uma formação profissional satisfatória alémde trazer uma série de vantagens que nenhuma outra ferramenta pode proporcionar. (COS,1998).
  • 4. A internet como ferramenta cognitiva pode ampliar, estender e enriquecer o processo deaprendizagem, permitindo a diminuição do trabalho de memorizar informações, arecuperação de informações previamente aprendidas e necessárias para ajudar o aluno naaprendizagem específica de novas informações e no auxilio à estruturação e integração denovas idéias àquelas já existentes.O processo de aprendizagem apoiado por ferramentas computacionais, levaria o aluno ausar estratégicas cognitivas de nível superior, tais como formulação de hipótese e tomadade decisão.Educar, nesta nova concepção, significa saber criticar e criar novos conhecimentos.Nesse sentido, vale o esforço de valermo-nos da introdução da internet nas escolas a fim derealizar essa revolução pedagógica tão esperada e tão desejada.
  • 5. BIBLIOGRAFIA[COS 98] COSCARELLI, C. V. O Uso da Informática como Instrumento de Ensino-Aprendizagem. Presença Pedagógica, v.4, n.20, mar./abr.1998.FERREIRA, Marcelo. Ensino à Distância através da Internet, disponível em URL:< http://www.geocities.com/WallStreet/7939/html>. Acesso em: 10 jan. 2006.GARCIA, Paulo Sérgio. A internet como nova mídia na educação, disponível em URL:http://www.geocities.com/Athens/Delphi/2361/intmid.htm>. Acesso em: 30 março 2006.GATES, Bill. A estrada do futuro. São Paulo, Companhia das Letras, 1996.KELLNER, Douglas. Novas tecnologias: novas alfabetizações.. Texto não publicado etraduzido por Newton Ramos-de-Oliveira, Pesquisador do Grupo "Teoria Crítica eEducação", núcleo de S. Carlos (Unesp/Ufscar/CNPq).MAGALHAES, Teresinha. Educação à Distância. [mensagem pessoal]. MensagemRecebida por < lhmagalhaes@ig.com.br > Acesso em 12 fev. 2005.PERRENOUD, Philippe – Novas competências para ensinar. Artmed – p. 135.TANENBAUM, Andrew. Redes de computadores. Rio de Janeiro: Campus, 1998.VALENTE, J. A. O Computador na Sociedade do Conhecimento. Campinas: Nied –Unicamp, 1999.

×