Your SlideShare is downloading. ×
Experimento 2  velocidade média
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Experimento 2 velocidade média

12,805

Published on

0 Comments
3 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
12,805
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
110
Comments
0
Likes
3
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. VELOCIDADE MÉDIA Objetivo Observar um fenômeno, facilmente mensurável, onde objetos se deslocam com velocidade constante. E determinar a Velocidade Média Contexto Este experimento serve para mostrar que para um objeto que se move com velocidade constante, a distância percorrida em diferentes intervalos de tempo iguais e sucessivos é sempre a mesma. Idéia do Experimento O experimento consiste em observar o movimento de uma bolinha abandonada em um tubo feito de cartolina, quando este é deixado em repouso e com certa inclinação. Uma boinha nestas condições possui a curiosa (porém explicável) propriedade de se deslocar com velocidade constante. Faz-se uma montagem onde o suporte do tubo é uma régua. Assim, com o auxílio de um relógio ou cronômetro, pode-se medir distâncias e
  • 2. tempos de intervalos sucessivos. Pode-se comprovar com razoável qualidade que a bolinha se desloca com velocidade constante. Tabela do Material Matérias Procedimento 1- Cartolina Montar o Tubo Colagem do 1- Cola Tubo Para 1- Bolinha movimentar Medir a 1- Régua distância 1- Cronômetr Marcar o o Tempo Montagem • Enrole a cartolina em forma de tubo. • Cole a mesma para que ela não solte. • Meça a distância de uma extremidade na outra. • Solte a bolinha e meça o tempo em que ela gasta para percorrer de uma extremidade na outra. • Anote os dados e faça o calculo da velocidade média.
  • 3. Tabelas dos Dados Experimentais Alunos Distância Tempo(s) Velocidade Média (m/s) (m) Ana 0,5 0,72 0,69 Maria Camila 0,5 0,74 0,67 Ludmilla 0,5 0,75 0,66 Luiz 0,5 0,69 0,72 Algusto Sarah 0,5 0,72 0,69 Thaynara 0,5 0.73 0,68 Média 0,5 O,725 0,689 Conclusão Concluímos que quanto maior for o ângulo de inclinação, maior será a Velocidade Média da bolinha e menor o tempo gasto no percurso, isto explica que quanto maior o ângulo mais próximo ele fica submetido a ação da gravidade, e se o ângulo for de 90º ele só sofrerá a ação gravidade.

×