Indisciplina e violência na escola

16,704
-1

Published on

Published in: Education
2 Comments
37 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total Views
16,704
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
10
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
2
Likes
37
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Indisciplina e violência na escola

  1. 1. EscolaSecundária de Lagoa“Indisciplina e Violência na Escola” Trabalho realizado por: Flávia Melo, n.º10 Gonçalo Tavares, n.º 12 Ricardo Costa, n.º 21 Sofia Gaspar, n.º 23 Disciplina: Cidadania
  2. 2. Índice:O nosso tema “Indisciplina e Violência na Escola” divide-se em dois subtemas,designados por: Indisciplina e Violência na Escola: O que é a Indisciplina e Violência na Escola; Natureza da Indisciplina; Manifestações da Indisciplina; Causas da Indisciplina. Bullying: O que é o Bullying? Formas de Bullying; As vítimas; Alguns famosos que também foram vítimas de bullying; Consequências do Bullying; O que fazer perante a situação? O Insucesso Escolar: O que é o Insucesso Escolar? Quais são as causas do Insucesso Escolar? Perante uma situação de Insucesso Escolar o que fazer?
  3. 3. Indisciplina e a violência escolar:O conceito de indisciplina tem múltiplas interpretações. Umaluno indisciplinado é, em princípio, alguém que possui umcomportamento desviante em relação a uma norma explícitaou implícita sancionada em termos escolares e sociais. Estesdesvios são todavia denominados de forma diferenteconforme o tipo de indisciplina.
  4. 4. Indisciplina e a violência escolar:Indisciplina ou violência? A indisciplina pode implicarviolência, mas não é necessário que esta ocorra. É nestesentido que alguns autores distinguem vários níveis deindisciplina, tais como: Perturbação pontual que afeta o funcionamento das aulas ou mesmo da escola. Conflitos que afetam as relações formais e informais entre os alunos, que podem atingir alguma agressividade e violência, envolvendo por vezes, violência física ou verbal, roubo, vandalismo, etc. Conflitos que afetam a relação entre professor e aluno. Vandalismo contra a instituição escolar.
  5. 5. Indisciplina e a violência escolar:Os alunos são indisciplinados pornatureza ou porque as circunstâncias osestimulam a assumirem comportamentosdesviantes!
  6. 6. Indisciplina e a violência escolar:As manifestações de indisciplina, nas suas formas mais elementarestornaram-se uma rotina para qualquer professor. Exemplos de dois níveisde casos de indisciplina nas aulas:As mais frequentes:- Apatia do grupo.- Cochicho- Troca de mensagens e de papelinhos- Intervalos cada vez maiores- Exibicionismo- Perguntas feitas de forma a colocar em causa o professor, ou adesvalorizarem o conteúdo das aulas- Discussões frequentes entre grupos na alunos, de modo a provocarem umaagitação geral- Comentários despropositados.- Silêncios ostensivos- Entradas e saídas “injustificadas".
  7. 7. Indisciplina e a violência escolar:Excecionais:- Agressão a colegas- Agressão a professores- Roubos-Provocações sexuais, racistas, etc.
  8. 8. Indisciplina e a violência escolar:Não é fácil fazer um inventário dascausas da indisciplina nas escolas. Oseu número não para de aumentar.
  9. 9. Bullying:Bullying é um termo inglês utilizado para descreveratos de violência física ou psicológica, intencionais erepetidos, praticados por um indivíduo (bully ou"valentão") ou grupo de indivíduos com o objetivo deintimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo deindivíduos) incapaz(es) de se defender.
  10. 10. Bullying:• É cruel e não faz sentido;• Pode ser físico ou psicológico;• As agressões verbais são tão dolorosascomo as físicas;• Torna as pessoas infelizes;• Nova forma: “cyberbullying”.
  11. 11. Bullying:Existem diversas formas de praticar Bullying: Bater, empurrar, pontapear; Roubar; Contar mentiras sobre outros; Ameaçar; Chamar nomes; Excluir de um grupo Tudo isto torna-se Repetitivo!…
  12. 12. Bullying: Têm outra cor ou religião; São altos, baixos, gordos ou magros; Têm acne; Usam óculos ou aparelho nos dentes; São novos na escola; São calmos e tímidos; Têm notas muito boas; Usam roupa diferente. “… 40% das crianças em Portugal sofrem deste problema…”
  13. 13. Bullying: “As raparigas da minha escola chamavam-me nomes e punham-me à parte. Senti-me muito sozinha e deprimida. A princípio não percebia, mas depois descobri que elas olhavam para mim de forma diferente por eu ser atriz e estudante. Na verdade tinhamDemi Lovato inveja por eu ser conhecida no (Atriz) mundo do espetáculo.”
  14. 14. Bullying: “Fui vítima de bullying devido ao meu andar desajeitado e às minhas grandes orelhas. Depois dos meus triunfos, alguns daqueles rapazes que me trataram mal, tentaram aproximar-se de mim, mas eu disse-lhes que não me lembrava Michael deles. Acho que se sentiram Phelps como eu há muitos anos atrás!”(Nadadorolímpico)
  15. 15. Bullying: As vítimas sentem-se infelizes, sozinhas, ansiosas e deprimidas; têm queda do rendimento escolar; têmvontade de mudar de escola, de cidade ou de casa; podem chegar a tentar o suicídio. Muitos dos agressores tornam-se criminosos na idade adulta. “Diz não ao Bullying!!! Faz os outros Felizes!!!”
  16. 16. Bullying: Não ignores a situação, nem a guardes só para ti; Fala com um adulto: pais, professores, familiares, amigos, etc; Se não tens coragem de contar, envia uma carta anónima aoConselho Executivo da tua escola denunciando a situação; Escreve um diário; Dá o teu apoio a uma vítimade Bullying!!!
  17. 17. Está na hora de fazer frente ao Bullying!!!
  18. 18. O Insucesso Escolar: O insucesso escolar consiste no baixo rendimento escolar dos alunos. Existem alunos que não alcançam resultados satisfatórios, por váriasrazões. Dito de outra maneira, não concretizam os objetivos pretendidos parao período escolar em causa. Em consequência disso, ocorrem reprovações sucessivas. O insucesso escolar pode também designar-se por fracasso noprocesso de ensino/aprendizagem.
  19. 19. O Insucesso Escolar:Alunos: Atrasos no desenvolvimento cognitivo. A instabilidade característica da adolescência pode conduzir àrejeição da escola, ao desinteresse no estudo das disciplinas.Família: Pais autoritários Conflitos familiares Divórcios litigiosos Origem social dos alunos.
  20. 20. O Insucesso Escolar:Professores: Métodos de ensino e recursos didáticos inadequados; Má gestão da disciplina na sala de aula; Expetativas criadas pelos professores; Avaliação como um processo subjectivo.Escolas: Clima de irresponsabilidade e de falta de trabalho; Elevado número de alunos por escola e turma; Organização de turmas demasiado heterogéneas; Estilo de liderança do diretor/presidente do conselho executivo; Ausência nas escolas de serviços de informação e orientação adequados.
  21. 21. O Insucesso Escolar:Currículos: Currículos demasiado extensos; Desarticulação dos programas; Elevadas cargas horárias semanais; Desfasamentos no currículo escolar dos alunos.Sistema Educativo: Pouco diversidade das ofertas formativas nos níveis terminais dosistema. Quando existem muitas vezes estão desarticuladas com omundo de trabalho; A elevada centralização do sistema de educativo.
  22. 22. O Insucesso Escolar:Sociedade:A actual sociedade assenta nos seguintes valores: Diversão; Individualismo e Consumismo.
  23. 23. O Insucesso Escolar:Apontamentos: Tirar apontamentos enriquece a atenção e estimula a memória. Estes devem ser feitos com boa caligrafia, assim como devem ser escritoscom as palavras de quem os escreve.Local de estudo: Deve ser silencioso, ter iluminação e temperatura apropriadas,confortável e com mobiliário adequado às necessidades e à estrutura física. O material necessário deve estar disponível.
  24. 24. O Insucesso Escolar:Resumos:Condensar a informação num pequeno texto retirando apenas oprincipal;O resumo deve ter 10 a 20 % do tamanho do texto original.Técnicas de Memorização:Esquema/mapa concetual;Imagens mentais;Palavras-chave;Codificação da informação em números;Mnemónicas.
  25. 25. O Insucesso Escolar:Revisões:Depois de estudar, para consolidar durante um longo período detempo a informação, devemos fazer quatro revisões:1. 10 minutos depois de terminado o estudo. A informação permanece no cérebro durante as 24 horas seguintes.2. No dia seguinte, durante quatro minutos, permite conservar a matéria durante uma semana.3. Uma semana depois, durante dois minutos para reter a informação durante um mês.4. Passado um mês, durante dois minutos.
  26. 26. Medidas de Combate ao Insucesso Escolar!!!
  27. 27. Cartoons:
  28. 28. Cartoons:
  29. 29. Bibliografia:Sites consultados: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bullying http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/bullying-escola-494973.shtml http://www.bullyingescola.com/

×