Trabalho de artes romana cópia

773 views
711 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
773
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
1
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Trabalho de artes romana cópia

  1. 1. Erem Manoel Gonçalves de LimaAlunas: Romana , Karina,Daianes , DeboraProfessor: Paulo BezerraDisciplina: ArtesSérie: 2º “C” Trabalho de Artes Assunto: A arte da Mesopotâmia
  2. 2. A arte da Mesopotâmia desenvolveu-se ao longo de muitos séculos, perpassando por diferentes civilizações, não sendo, portanto, muito coesa em suasmanifestações. Os povos mesopotâmicos sãoas civilizações que se desenvolveram na área das terras férteis localizadas entre os rios Tigre e Eufrates. Entre eles estão os sumérios, os assírios e os babilônios.
  3. 3.  Arquitetura A arquitetura, a mais desenvolvida das artes, não era porém tão notável quanto a egípcia. Caracterizou-se pelo exibicionismo e pelo luxo. Construíram templos e palácios, que eram considerados cópias dos existentes nos céus, de tijolos, por ser escassa a pedra na região. O zigurate, torre de vários andares, foi a construção característica das cidades-estados sumérias. Nas construções, empregavam argila, ladrilhos e tijolos.
  4. 4.  Escultura Muitas obras de escultura mesopotâmica se perderam por terem sido executadas em argila. Estátuas de pedra ou outros materiais mais resistentes são raras, e representam sempre a realeza ou altos dignitários. Pintura Na pintura os artistas se utilizavam de cores claras e reproduziam caçadas, batalhas e cenas da vida dos reis e dos deuses.
  5. 5.  Cerâmica e ourivesaria A produção de objetos de cerâmica alcançou notável desenvolvimento entre os persas, que utilizavam também tijolos esmaltados. Além disso, na Mesopotâmia a ourivesaria era uma das atividades artísticas mais importantes. Estatuetas de cobre, colares e braceletes, assim como utensílios trabalhados em ouro e prata com incrustações de pedras eram muito comuns, e com estilos variados dada a diversidade de povos que ocuparam a região.
  6. 6.  Arte e arquitetura da Mesopotâmia, foi o conjunto de obras realizadas pelas civilizações do antigo Oriente Médio que habitaram a região compreendida entre os rios Tigres e Eufrates, atual Iraque, desde a pré-história até o século VI a.C. As terras baixas da Mesopotâmia abarcam a planície fértil, porém seus habitantes tiveram que enfrentar o perigo das invasões, as extremas temperaturas atmosféricas, os períodos de seca, as violentas tormentas e os ataques das feras.
  7. 7. O PERÍODO PRÉ-HISTÓRICO Os períodos neolítico e calco lítico da artemesopotâmica (c. 7000 a.C.-c. 3500 a.C.), anteriores àaparição definitiva da escrita, são designados pelonome de seus depósitos arqueológicos: nonorte, Hassuna, onde têm sido achadas algumasmoradas e cerâmicas pintadas; Sâmarra, cujosdesenhos abstratos e figurativos das cerâmicasparecem ter significado religioso; e Tell Halaf, onde sefez cerâmicas decoradas e estatuetas de mulheressentadas, interpretadas como deusas da fertilidade.
  8. 8. A arte da Mesopotâmia é em sua quase totalidade decunho religioso. A religião, a magia e sua prática fixavam-se na vidacotidiana com força de lei: qualquer transgressão àsnormas acarretaria o castigo divino.
  9. 9.  Essa cega obediência era estimulada por sacerdotes e reis, considerados os legítimos representantes dos deuses. Foi a crença no caráter religioso da realeza que levou os servos do rei Abargi a se deixarem enterrar vivos no túmulo de seu amo, sem esboçar qualquer reação.
  10. 10.  O zigurate mais famoso é a torre da Babilônia, a "torre de Babel" mencionada na Bíblia. De modo geral, os palácios formavam um conjunto maciço, sem janelas para o exterior; os aposentos dispunham-se em torno de um pátio interno, prática mantida durante milênios no Oriente Médio.

×