O surgimento da sociedade de-massas - 9-ano

15,822 views
16,048 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
15,822
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2,900
Actions
Shares
0
Downloads
219
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

O surgimento da sociedade de-massas - 9-ano

  1. 1. O SURGIMENTO DA SOCIEDADE DE MASSAS
  2. 2. O CRESCIMENTO POPULACIONAL
  3. 3. NA EUROPA PRINCIPALMENTE NAS ÁREAS INDUSTRIALIZADAS,E NOS ESTADOS UNIDOS HOUVE UM ENORME CRESCIMENTO POPULACIONAL.
  4. 4. EM 1900 A POPULAÇÃO EUROPÉIA ERA DE 430 MILHÕES, MAS QUE O DOBRO DE CEM ANOS ANTES, APESAR DA IMIGRAÇÃO.
  5. 5. O CRESCIMENTO POPULACIONAL VEIO ACOMPANHADO DE CRESCIMENTO DAS CIDADES.
  6. 6. POR VOLTA DE 1910, 41% DOS HABITANTES DA EUROPA INDUSTRIALIZADA E DOS ESTADOS UNIDOS VIVIAM NAS CIDADES, MAIS QUE O DOBRO DO ANO 1850.DESSE TOTAL MAIS DA METADE MORAVA NAS CIDADES COM MAIS DE 100 MIL HABITANTES
  7. 7. FATORES DO CRESCIMENTO POPULACIONAL
  8. 8. MELHORIA NA ALIMENTAÇÃO- FOI POSSIVEL GRAÇAS A EXPANSÃO MUNDIAL DAS ÁREAS AGRÍCOLAS, PRINCIPALMENTE DE CULTIVO DE TRIGO.
  9. 9. AVANÇOS NA AREA MÉDICA – A INSTALAÇÃO DE HOSPITAIS INFANTIS E MATERNIDADES, POLÍTICAS SANITÁRIAS DE COMBATE Á CÓLERA E A DESCOBERTA DE VACINA CONTRA A VARÍOLA PROVOCARAM A QUEDA DA MORTALIDADE, EM ESPECIAL NOS PAÍSES RICOS.
  10. 10. A INDUSTRIALIZAÇÃO – FOI O PRINCIPAL FATOR PARA O CRESCIMENTO POPULACIONAL.MECANIZAÇÃO DA AGRICULTURA E O USO DO FERTILIZANTES PERMITIRAM ESSA AMPLIAÇÃO DA PRODUTIVIDADE DO SOLO.
  11. 11. APESAR DE O AUMENTO POPULACIONAL TER SIDO MAIOR NAS ÁREAS INDUSTRIALIZADAS DA EUROPA E NOS ESTADOS UNIDOS, O CONTINENTE ASIÁTICO CONTINUOU SENDO O MAIS POPULOSO DO PLANETA.
  12. 12. AS MIGRAÇÕES ULTRAMARINAS
  13. 13. O CRESCIMENTO POPULACIONAL NA AMÉRICA DEVEU-SE PRINCIPALMENTE Á ENTRADA DE IMIGRANTES EUROPEUS.
  14. 14. A IMENSA MAIORIA DOS IMIGRANTES ERA FORMADA DE HOMENS JOVENS, PROCEDENTES DAS ZONAS RURAIS E SEM QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL.ELES SAÍRAM DE SEUS PAÍSES MOTIVADOS PELA FALTA DE TRABALHO, PELA MECANIZAÇÃO DA AGRICULTURA E PELOS LONGOS PERIODOS DE SECA.
  15. 15. O DESTINO PRINCIPAL DOS IMIGRANTES FOI O CONTINENTE AMERICANO.
  16. 16. A FORMAÇÃO DE UM IMENSO MERCADO
  17. 17. NO FINAL DO SÉCULO XIX, O CRESCIMENTO POPULACIONAL E URBANO E O AUMENTO DO PODER AQUISITIVO DOS TRABALHADORES PERMITRAM QUE INDUSTRIAS DE BENS DE CONSUMO AMPLIASSEM SUA PRODUÇÃO .
  18. 18. O MAIS IMPORTANTE SÍMBOLO DA MASSIFICAÇÃO DO CONSUMO FOI A PRODUÇÃO DO FORD T FABRICADO PELA PRIMEIRA VEZ EM 1908 .
  19. 19. HENRY FORD, O INVENTOR DO PRIMEIRO CARRO POPULAR, TRANSFORMOU UM ARTIGO ATÉ ENTÃO DE LUXO EM PRODUTO DE MASSA.
  20. 20. ALÉM DO AUTOMÓVEL, OUTROS PRODUTOS E SERVIÇOS PASSARAM A COMPOR O COTIDIANO DA CLASSE MÉDIA E DOS TRABALHADORES, COMO FOGÃO A GÁS, UTENSILIOS DOMESTICOS DE VIDRO E FERRO, BICICLETAS, SABÕES INDUSTRIALIZADOS.
  21. 21. A EVOLUÇÃO DAS BICICLETAS
  22. 22. A INDUSTRIA ALIMENTAR
  23. 23. O CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO URBANA GEROU GRANDES DIFICULDADES DE ABASTECIMENTO ALIMENTAR NOS CENTROS COMERCIAIS E INDUSTRIAIS EUROPEUS.
  24. 24. O FATOR DECISIVO PARA ASSEGURAR O ABASTECIMENTO DE UMA POPULAÇÃO CADA VEZ MAIS NUMEROSA FOI O DESENVOLVIMENTO DA INDUSTRIA DE CONSERVAS .
  25. 25. AS EXPERIÊNCIAS COM A CONSERVA DE ALIMENTOS SE INICIARAM NO SÉCULO XVII, MAS SÓ NO SÉCULO XIX ESSAS EXPERIÊNCIAS CHEGARAM Á INDÚSTRIA.
  26. 26. NO ENTANTO, FOI NOS ESTADOS UNIDOS ONDE PRIMEIRO SE INSTALOU UMA INDÚSTRIA ALIMENTAR PARA GRANDES MERCADOS CONSUMIDORES
  27. 27. ALGUNS PRODUTOS ALIMENTARES, ENTRE OS QUAIS O REFRIGERANTE E A FARINHA LÁCTEA JÁ ERAM AMPLAMENTE CONSUMIDOS HÁ MAIS DE CEM ANOS.
  28. 30. AS GRANDES MAIORES EMPRESAS ALIMENTÍCIAS, EM 1890 JÁ APARECIAM NO RANKING DAS MAIORES EMPRESAS DO PAÍS.
  29. 31. A ARTE SUPERA AS FRONTEIRAS NACIONAIS
  30. 32. O DESENVOLVIMENTO NOTÁVEL DOS TRANPORTES E DAS COMUNICAÇÕES, EM PARTICULAR DAS FERROVIAS E DO SISTEMA DE CORREIOS, FAVORECEU O INTERCÂMBIO CULTURAL ENTRE OS PAÍSES.
  31. 33. INTELECTUAIS E ARTISTAS DISPERSARAM-SE PELO MUNDO COMO IMIGRANTES, TURISTAS E REFUGIADOS POLÍTICOS, LEVANDO COM ELES SUAS OBRAS E SUAS IDEIAS.
  32. 34. EM PARIS, NO COMEÇO DO SÉCULO XX, ESTIVERAM MUITOS ARTISTAS DE OUTROS PAISES COMO O PINTOR ESPANHOL PABLO PICASSO, A PINTORA PAULISTA TARSILA DO AMARAL E O PINTOR RUSSO MARC CHAGALL.
  33. 35. O BALÉ DA RÚSSIA CONQUISTOU O PÚBLICO EUROPEU E OCIDENTAL NO INÍCIO DO SÉCULO XX, E A LITERATURA DAQUELE PAÍS, TRADUZIDA, TORNOU-SE CONHECIDA E APRECIADA NO OCIDENTE.
  34. 36. O LAZER E A POPULARIZAÇÃO DAS ARTES
  35. 37. A INDUSTRIALIZAÇÃO E O CRESCIMENTO DAS CIDADE PRODUZIRAM GRANDES MUDANÇAS NAS ARTES EUROPÉIAS .
  36. 38. O AUMENTO DO PODER AQUISITIVO DA CLASSE MÉDIA URBANA E A AMPLIAÇÃO DO CONTIGENTE DE TRABALHADORES ALFABETIZADOS E INSTRUÍDOS PERMITIRAM QUE UM PÚBLICO MAIOR TIVESSE ACESSO A UMA PRODUÇÃO CULTURAL ANTES RESTRITA ÁS ELITES
  37. 39. O ACESSO DA POPULAÇÃO TRABALHADORA AS ATIVIDADE CULTURAIS E DE LAZER FOI FAVORECIDO PELA REDUÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO NOS PAÍSES EUROPEUS.
  38. 40. ALÉM DA JORNADA DETRABALHO, DE DEZ HORAS, OS TRABALHADORES TINHA O DIREITO AO DESCANSO DOMINICAL.
  39. 41. PESSOAS DO POVO ENCONTRAVA NOS ESPETÁCULOS MUSICAIS, NOS SALÕES DE DANÇA E NO CINEMA O PARAÍSO DO ENTRETERIMENTO.
  40. 42. AS TABERNAS E SALÕES DE DANÇA E CONCERTO, ALÉM DOS BORDÉIS EXPANDIRAM PELA EUROPA.
  41. 43. NESSES ESPAÇOS SURGIRAM DANÇAS POPULARES COMO O FLAMENCO, NASCIDO NA ANDALUZIA, NA ESPANHA, E TANGO IMPORTADOS DOS BORDÉIS ARGENTINOS.
  42. 44. ESSAS ARTES ORIGINALMENTE POPULARES AOS POUCOS CONQUISTARAM SETORES DA CLASSE MÉDIA E DA BURGUESIA.
  43. 45. A CIRCULAÇÃO CULTURAL TORNOU-SE MAIOR PODENDO SER CONSUMIDO POR MAIS GENTE E NÃO RESTRITO A UM SEGMENTO DA SOCIEDADE .
  44. 46. O CINEMA
  45. 47. NENHUMA ARTE EXPRESSOU TÃO BEM O TRIUNFO DA TÉCNICA E A SOCIEDADE DE MASSAS COMO O CINEMA.
  46. 48. O MOVIMENTO DA CÂMERA, OS TRUQUES FOTOGRÁFICOS, A POSSIBILIDADE DE CORTAR AS TIRAS DE CELULÓIDE E MONTÁ-LAS AO GOSTO DO DIRETOR, AVANÇOS PERMITIDOS PELA TECNOLOGIA, LIBERTARAM AS ENCENAÇÕES DOS LIMITES IMPOSTOS PELO TEMPO E PELO ESPAÇO.
  47. 49. A PRIMEIRA EXIBIÇÃO CINEMATOGRÁFICA FOI FEITA PELOS IRMÃOS LUMIÉRE, NA FRANÇA, EM 1895.
  48. 50. NO MESMO PERÍODO, OUTRAS PROJEÇÕES CURTAS OCORRERAM EM BERLIM, LONDRES, BRUXELAS, E PARIS
  49. 51. NAS CIDADES ITALIANAS NO INÍCIO DO SÉCULO XX , JÁ EXISTIAM 500 SALAS DE CINEMAS ..
  50. 52. NOS ESTADOS UNIDOS, OS PIONEIROS DO CINEMA FORAM OS IMIGRANTES JUDEUS POBRES E ARROJADOS, QUE RESOLVERAM PRODUZIR FILMES PARA SETORES POUCOS INSTRUÍDOS,
  51. 53. NOS ANOS 1920, OS ESTADOS UNIDOS JÁ BRILHAVAM COMO O CENTRO MUNDIAL DO CINEMA.

×