Plano de aula tangram
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Like this? Share it with your network

Share

Plano de aula tangram

  • 33,363 views
Uploaded on

Plano de aula utilizando o TANGRAN, um quebra cabeça chinês muito interessante e cheio de Matemática.

Plano de aula utilizando o TANGRAN, um quebra cabeça chinês muito interessante e cheio de Matemática.

More in: Education
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
No Downloads

Views

Total Views
33,363
On Slideshare
33,166
From Embeds
197
Number of Embeds
8

Actions

Shares
Downloads
321
Comments
0
Likes
2

Embeds 197

http://espacocriativodamatematica.blogspot.com.br 158
http://espacocriativodamatematica.blogspot.com 24
http://espacocriativodamatematica.blogspot.pt 4
http://espacocriativodamatematica.blogspot.nl 4
http://espacocriativodamatematica.blogspot.in 3
http://www.google.com.br 2
http://espacocriativodamatematica.blogspot.mx 1
http://espacocriativodamatematica.blogspot.com.es 1

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE IME - Instituto de Matemática e EstatísticaLANTE – Laboratório de Novas Tecnologias de EnsinoINFORMÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA 2Figuras de mesma área com perímetros diferentes através do Tangram Luana Ferreira D’Avila NOVA IGUAÇU / RIO DE JANEIRO 2012
  • 2. 2.1 CABEÇALHONOME: LUANA FERREIRA D’AVILAPÓLO: NOVA IGUAÇUGRUPO: 5
  • 3. 2.2 INTRODUÇÃO Durante a vida escolar percebem-se críticas ao método de ensino nas escolasbrasileiras. No ensino matemático observa-se a aplicação de aulas tradicionais e semsignificado prático, há pouca ou nenhuma ligação entre os conteúdos e não se explora osmotivos do estudo nem a história de como surgiu tal descoberta, tornando a matemática umadisciplina vazia de significado para os estudantes. A utilização de Objetos de Aprendizagem e softwares nas aulas de Matemáticapermite ao aluno participar da construção de seu conhecimento através da busca contínua derespostas para suas dúvidas e através da possibilidade de reutilização em qualquer ambiente,não restrito ao ambiente escolar. A proposta deste trabalho é motivar os alunos no ensino da Matemática utilizandomeios instrucionais lúdicos como o software de geometria dinâmica Régua e Compasso e oconjunto de Tangram de madeira para comprovação prática de que figuras que tenham amesma área podem apresentar perímetros diferentes e estabelecer uma relação de proporçãoentre as áreas das figuras que compõem o Tangram.
  • 4. 2.3 OBJETIVOSO presente trabalho tem como objetivo: Identificar nas peças do Tangram as figuras da geometria plana; Entender que figuras com mesma área podem ter perímetros diferentes. Compreender a utilização de figuras geométricas através do desenvolvimento do raciocínio lógico e da manipulação do material. Expressar verbalmente a experiência obtida no processo; Analisar os erros cometidos pelos estudantes ao conceituar área e perímetro..
  • 5. 2.4 METODOLOGIA e APRESENTAÇÃO DE MATERIAIS Aula construtivista através de trabalho em grupo. Resolução de exercícios, utilizaçãode recursos instrucionais como giz, quadro e texto de apoio, conjunto de tangram de madeira. RECURSOS MATERIAIS / TECNOLÓGICOS A SEREM UTILIZADOS Para realizar esta proposta serão utilizados: Conjunto de Tangram de madeira; Texto de apoio com abordagem histórica do Tangram; Sala multimídia (reservada previamente); Software de Geometria Dinâmica Régua e Compasso. TEXTO DE APOIO COM ABORDAGEM HISTÓRICA: O TANGRAN: O Tangram é um quebra-cabeça chinês formado por 7 peças: 2 triângulos grandes 1 triangulo médio 2 triângulos pequenos 1 quadrado 1 paralelogramo Com essas peças podemos formar diversas figuras, utilizando-as sem sobrepô-las.Segundo a Enciclopédia do Tangram é possível montar mais de 1700 figuras com as 7 peças.Esse quebra-cabeça pode ser utilizado como instrumento facilitador da compreensão dasformas geométricas. FONTE [1]
  • 6. Há uma lenda sobre esse material de que um jovem chinês despedia-se de seu mestre,pois iniciaria uma grande viagem pelo mundo. Nessa ocasião, o mestre entregou-lhe umespelho de forma quadrada e disse: - Com esse espelho você registrará tudo o que vir durante a viagem, para mostrar-mena volta. O discípulo surpreso, indagou: - Mas mestre, como com um simples espelho, eu poderei lhe mostrar tudo o queencontrar durante a viagem? No momento em que fazia esta pergunta, o espelho caiu-lhe das mãos, quebrando-seem sete peças. Então o mestre disse: - Agora você poderá com essas sete peças, construir figuras para ilustrar o que viudurante a viagem.
  • 7. 2.5 FICHA TÉCNICA DA AULA/ATIVIDADE Neste projeto será desenvolvido o trabalho com Área e perímetro através do Tangram.Serão necessárias 4 horas/aula divididas em dois momentos. No primeiro momento serárevisado com os alunos o conteúdo de Área de figuras planas: quadriláteros e triângulos eapresentação da História do Tangram e suas características. No segundo momento os alunostrabalharão no Laboratório de Informática. 1ª etapa: Sugestão 2 h/aula ou 100 minutos1) Revisão do conteúdo de área geral dos quadriláteros e triângulos.2) Apresentação do material ao aluno com o texto de apoio. 2ª etapa: Sugestão 2 h/aula ou 100 minutos Os alunos serão levados à sala multimídia onde trabalharão em duplas. Naimpossibilidade de uso desta sala, utilizarão o conjunto de Tangram de madeira ou similar. Os alunos serão indagados sobre possibilidades para que analisem o material: Com as mesmas peças podemos criar figuras com áreas diferentes? Espera-se que os alunos percebam que independentemente da forma que as peçasassumam, se estiverem ligadas formarão figuras diferentes, mas com a mesma área total. Duas ou mais figuras que tenham a mesma área podem ter perímetros com medidas diferentes ou o perímetro será sempre o mesmo? Espera-se que os alunos percebam ao manipular as peças do Tangram que o perímetropode variar em relação a uma mesma área. Após perceberem estas características do Tangram, os alunos deverão utilizar o ReCpara responder as atividades abaixo.
  • 8. ATIVIDADES COM O TANGRAM:1. Todas as peças são polígonos. Classifique cada um deles.2. Separe, dentre as peças do Tangran: a) Dois polígonos geometricamente iguais; b) Duas peças que equivalham à metade da área total do Tangram;3. Forme duas figuras que possuam perímetros diferentes:4. Compare as figuras e encontre uma possibilidade em que a área de uma figura sejaequivalente ao dobro da área da outra:No programa Régua e Compasso e no Tangran de madeira será possível comparar porsobreposição que:  O triângulo médio é equivalente a dois triângulos pequenos;  O quadrado é equivalente a dois triângulos pequenos;  O paralelogramo é equivalente a dois triângulos pequenos;Além destas possibilidades temos que a medida da área do triângulo grande é equivalente aodobro da medida da área de um triângulo médio. Avaliação O professor deverá observar o envolvimento dos alunos nas atividades. Propor aos alunos um registro das conclusões sobre o que aprenderam ao realizar asatividades propostas.
  • 9. 2.6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS[1] TANGRAM. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tangram. Acessado em 6 de jun.2012.[2] D’AVILA, LUANA. Construções: Tangram. Rio de Janeiro, 2012. ATIVIDADE 2a.ZIR.[3] _____________. Construções: Tangram. Rio de Janeiro, 2012. ATIVIDADE 2b.ZIR.[4] _____________. Construções: Tangram. Rio de Janeiro, 2012. ATIVIDADE 3barco.ZIR.[5] _____________. Construções: Tangram. Rio de Janeiro, 2012. ATIVIDADE 3flor.ZIR.[6] _____________. Construções: Tangram. Rio de Janeiro, 2012. ATIVIDADE 4.ZIR.
  • 10. 2.7 ANEXOS ATIVIDADES COM O TANGRAM:1. Todas as peças são polígonos. Classifique cada um deles.2. Separe, dentre as peças do Tangran: c) Dois polígonos geometricamente iguais; Fonte [2] d) Duas peças que equivalham à metade da área total do Tangram; Fonte [3]3. Forme duas figuras que possuam perímetros diferentes: Fonte [4] Fonte [5]
  • 11. Neste exemplo,temos que o perímetro do barco mede 30.72792 cm e o perímetro da flor mede26.48528 cm.Pflor = 26.48528 cmPbarco = 30.72792 cm4. Compare as figuras e encontre uma possibilidade em que a área de uma figura sejaequivalente ao dobro da área da outra: Fonte [6]