tipos_de_motivacao

828
-1

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
828
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
22
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

tipos_de_motivacao

  1. 1. TIPOS DE MOTIVAÇÃO FISIOLÓGICAS / SOCIAIS / COMBINADAS Disciplina: Psicologia e Sociologia Docente: Andrea Cordeiro
  2. 2. CONCEITO DE MOTIVAÇÃO  Conjunto de forças que mobilizam o indivíduo para atingir um objetivo como resposta a um estado de necessidade, carência ou desequilíbrio.  É o que leva um indivíduo a agir para alcançar algo mediante um comportamento orientado.
  3. 3. MOTIVAÇÕES FISIOLÓGICAS (PRIMÁRIAS OU ORGÂNICAS)  Ligadas à sobrevivência do indivíduo ;  Não resultam de uma aprendizagem.  Exemplo: comer, dormir, respirar, etc.
  4. 4. MOTIVAÇÕES SOCIAIS  Variam de pessoa para pessoa, de cultura para cultura;  São adquiridas através do processo de especialização;  Resultam de um processo de aprendizagem social.
  5. 5.  Destacam-se:  Necessidade de afiliação: desejo de a pessoa ser aceite e relacionar-se com os outros;  Necessidade de realização/sucesso: desejo de ser bem sucedido em situações desafiantes.  Motivação Intrínseca – prazer de realizar algo.  Motivação Extrínseca – quando se realiza algo para obter um recompensa.
  6. 6. MOTIVAÇÕES COMBINADAS  Combinam fatores biológicos e sociais;  São muito marcadas pela aprendizagem;  Não são essenciais à sobrevivência do indivíduo.  Exemplos: comportamento sexual e comportamento maternal.
  7. 7. MOTIVAÇÕES COGNITIVAS  Necessidades de informação e de conhecimento que têm como base a curiosidade e a atividade exploratória para compreender e explicar a realidade  Exemplo: conhecer a vida em sociedade, a natureza, etc.
  8. 8. OBRIGADO PELA ATENÇÃO!

×