Musicas afro descendentes

28,346 views
27,782 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
3 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
28,346
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
276
Comments
0
Likes
3
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Musicas afro descendentes

  1. 1. A música negra ou black music (também conhecida como música afro-brasileira no Brasil e música afro-americana nos Estados Unidos) é umtermo dado a todo um grupo de gêneros musicais que emergiram ouforam influenciados pela cultura de descendentes africanos em paísescolonizados por um sistema agrícola baseado na utilização de mão-de-obra escrava. É comum em toda a América, onde o uso de mão-de-obraescrava negra foi amplamente utilizada. As músicas tribais africanas foramtrazidas pelos escravos para os países americanos, onde se mesclaramcom outros ritmos europeus, formando novos gêneros musicais.
  2. 2. BluesBlues é uma forma musical vocal e/ou instrumental que se fundamentano uso de notas tocadas ou cantadas numa frequência baixa, com finsexpressivos, evitando notas da escala maior, utilizando sempre umaestrutura repetitiva. Nos Estados Unidos surgiu a partir dos cantos de féreligiosa, chamadas spirituals e de outras formas similares, como oscânticos, gritos e canções de trabalho, cantados pelas comunidades dosescravos libertos, com forte raiz estilística na África Ocidental. Suas letras,muitas vezes, incluíam sutis sugestões ou protestos contra a escravidão ouformas de escapar dela.
  3. 3. SpiritualSpiritual (também chamado de Negro Spiritual) é um género musicalcuja aparição se deu nos Estados Unidos da América. Foi inicialmenteinterpretada por escravos negros. Faziam uso de movimentos rítmicos docorpo e batiam palmas como acompanhamento da música.A música é chamada de spiritual por ser quase uma canção de inspiraçãodo escravo negro. Embora as vezes o spiritual seja alegre e numandamento mais allegro com o chamado Shout (emportuguês, "grito"), para a dança entre eles, grande parte dos spiritualstem um tom manso, num andamento "largo" e meditativo e, osnegros, acorrentados, poderiam cantar sentados e a capella. Mas, a idéiado espiritual vem de uma raiz bíblica, das canções espirituais quepodemos encontrar na leitura desta, com a menção de "Canções espirituais".
  4. 4. FunkFunk é um gênero musical que se originou na segunda metade da década de60 quando músicos afro-americanos, misturando soul, jazz e R&B, criaramuma nova forma de música rítmica e dançante. O Funk tira o ênfase damelodia e da harmonia e traz um groove rítmico forte de baixo elétrico ebateria no fundo. Músicas de Funk são comumente baseadas em um acordeapenas, distinguindo-se das músicas de R&B, que são centradas nasprogressões de acordes.O Funk pode ser melhor reconhecido por seu ritmo de batidas repetitivassincopado, pelos vocais de alguns de seus cantores e grupos (comoCameo, ou The Bar-Kays). E ainda pela forte e rítmica seção de metais, pelapercussão marcante e ritmo dançante. Nos anos 70 o funk foi influência paramúsicos de jazz (como exemplos, as músicas de Miles Davis, HerbieHancock, George Duke, Eddie Harris entre outros).
  5. 5. gospelMúsica gospel é uma composição escrita para expressar a crença individualou de uma comunidade com respeito a vida cristã, assim como, de acordocom seus gêneros musicais variados, também oferece uma alternativa, aopovo cristão, à música secular convencional, sinônimo também ereconhecida como a música evangélica, que ganhou grande destaque noBrasil atualmente. Ainda que o termo, "Música Gospel", possa abranger umcampo da Música muito vasto, seus estilos, embora com nomesvariados, possuem todos uma mesma essência e raiz — a música cristãnegra nos Estados Unidos da América.
  6. 6. JazzO jazz é uma manifestação artístico-musical originária dos Estados Unidos.Tal manifestação teria surgido por volta do início do século XX na região deNova Orleães e em suas proximidades, tendo na cultura popular e nacriatividade das comunidades negras que ali viviam um de seus espaços dedesenvolvimento mais importantes.O Jazz se desenvolveu com a mistura de várias tradições musicais, emparticular a afro-americana. Esta nova forma de se fazer música incorporavablue notes, chamada e resposta, forma sincopada, polirritmia, improvisaçãoe notas com swing do ragtime. Os instrumentos musicais básicos para o Jazzsão aqueles usados em bandas marciais e bandas de dança:metais, palhetas e baterias. No entanto, o Jazz, em suas váriasformas, aceita praticamente todo tipo de instrumento.
  7. 7. RapRap é um discurso rítmico com rimas e poesias, que surgiu no final do séculoXX entre as comunidades negras dos Estados Unidos. É um dos cinco pilaresfundamentais da cultura hip hop, de modo que se chame metonimicamente(e de forma imprecisa) hip hop.Pode ser interpretado a capella bem como com um som musical de fundo,chamado beatbox. Os cantores de rap são conhecidos como rappers ou MCs,abreviatura para mestre de cerimônias. O rap, comercializado nos EUA,desenvolveu-se tanto por dentro como por fora da cultura hip hop, ecomeçou com as festas nas ruas,nos anos 1970 por jamaicanos e outros. Elesintroduziam as grandes festas populares em grandes galpões,com a prática deter um MC, que subia no palco junto ao DJ e animava a multidão, gritando eencorajando com as palavras de rimas, até que foi se formando o rap. Aorigem do Rap veio da Jamaica, mais ou menos na década de 1960 quandosurgiram os sistemas de som, que eram colocados nas ruas dos guetosjamaicanos para animar bailes.
  8. 8. SoulSoul (em inglês: alma) é um gênero musical dos Estados Unidos da Américaque nasceu do rhythm and blues e do gospel durante o final da década de1950 e início da década de 1960 entre os negros.Durante a mesmaépoca, o termo soul já era usado nos EUA como um adjetivo usado emreferência ao afro-americano, como em "soul food" ("comida de negro").Esse uso apareceu justamente numa época de vários movimentos deliberalismo social, tanto com a revolução dos jovens com o uso dasdrogas, como os movimentos anti-guerra e anti-racial. Por consequência, a"música soul" nada mais era que uma referência a música dosnegros, independente de gênero.Durante a década de 1960, surgiu até o programa de televisãoestadunidense Soul Train, que apresentava os sucessos das canções dosnegros daquele país, independente do gênero do sucesso musical. Aindano rhythm and blues, a popular dupla Sam & Dave (com Sam Moore e DavePrater) escreveram um sucesso que ressurgiu mais tarde no filme BluesBrothers, no qual interpretam a canção "Soul Man". Sua letra cita "(…) eusou um homem negro (…)".
  9. 9. Hip hopO termo "hip" é usado no Inglês vernáculo afro-americano (AAVE) desde1898, onde significa algo atual, que está acontecendo no momento; e "hop"refere-se ao movimento de dança. Keith "Cowboy" Wiggins e GrandmasterFlash são creditados com a primeira aplicação do termo hip hop, em 1978, aomesmo tempo que Flash provocava um amigo que acabava de ingressar aoExército dos Estados Unidos, proferindo as palavras"hip/hop/hip/hop", imitando a cadência rítmica dos soldados.Maistarde, Cowboy classificou a cadência uma das atividades para um MC fazerno palco.Como os grupos frequentemente eram compostos por um DJ e umrapper, os artistas foram chamados de "hip-hoppers". O nome originalmentefoi concebido como um sinal de desrespeito, mas logo veio a identificar-secom esta nova forma de música e cultura.As canções "Rappers Delight", do grupo Sugarhill Gang e "Superrappin", deGrandmaster Flash foram lançadas em 1979 e obtiveram um alto sucesso.Dois anos depois, Lovebug Starski, DJ do Bronx, lançou um single intitulado"The Positive Life", com referências a rappers. Então, DJ Hollywood utilizou otermo para se referir a um novo estilo de música, chamado rap.[O pioneirodo hip hop Afrika Bambaataa reconhece Starski como a primeira pessoa autilizar o termo "hip hop", para se referir à esta cultura.
  10. 10. C.E.E.P em Biotecnologia e Saúde Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Inglês,do curso de Tec. Enfermagem, turno noturno, do Colégio C.E.E.P em Biotecnologia e Saúde ministrado pela professora Elineia.Alunos: Lorena, Josimeire, Lucineide, Gilmara, Maria Aparecida, Eli eMiralda.Proeja de Enfermagem 4n1.

×