Your SlideShare is downloading. ×
Extracção do DNA
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Saving this for later?

Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime - even offline.

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Extracção do DNA

18,450
views

Published on

Published in: Education

0 Comments
3 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
18,450
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
3
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Cebola Kiwi FígadoEscola Secundária de BocageCiências Naturais – 9º ano – 2011/ 2012 Prof. Gabriela Bruno
  • 2. Extracção do DNA Toda a informação necessária para criar um organismo encontra-se no DNA. Esta molécula é usada durante o período de vida de um organismo para fornecer instruções para milhões de processos celulares que ocorrem constantemente. Para estudar o modo como essas informações são comunicadas à célula, os cientistas isolaram o DNA e estudaram o modo de interacção do DNA com as proteínas e RNAs.
  • 3. Extracção do DNA Este trabalho laboratorial usa um processo semelhante ao utilizado pelos cientistas quando começaram as primeiras investigações sobre DNA. Para isolar o DNA os cientistas separaram-no dos outros componentes celulares. As células são fragmentadas e o DNA separado do conteúdo lipídico das membranas da célula e dos organitos. Em seguida o DNA é separado das proteínas.
  • 4. Extracção do DNA Pode-se realizar um procedimento muito simples para extracção de DNA com coisas comuns existentes na cozinha. Ao fim de 40 minutos pode-se observar aquilo que os cientistas levaram muitos anos a descobrir. Embora nesta actividade se utilizem procedimentos e instrumentos muito simples que, não permitindo a separação do DNA de proteínas e de RNA, possibilita a visualização do conteúdo nuclear, sob a forma de filamentos brancos. Vão ser utilizados diferentes tecidos e ficarás apto a observar DNA de várias origens, uma vez que todas as células contêm DNA.
  • 5. Extracção do DNAObjectivo:Isolar DNA de células vegetais e animais.
  • 6. Extracção do DNAProcedimento1º Passo :Materiais  100ml de água a 60 ̊C  4 gr de sal (NaCl)  10 ml (1 colher de chá) de detergente  Álcool etílico (Etanol) frio  1 kiwi ou ½ cebola ou 25 gr de fígado.
  • 7. Extracção do DNAProcedimento1º Passo : Materiais  Copo  Gobelé misturador  Tubos de (para o ensaio fígado)  Gaze ou  Almofariz filtros de  Colher de chá café  Bisturi  Marcador ou  Espátula etiquetas
  • 8. Extracção do DNAExecução Cortar em pedaços pequenos o kiwi; Reduzir a uma pasta, no almofariz; Adicionar o sal e o detergente; Adicionar água a 60 ̊C; Filtrar para o gobelé, previamente identificado, utilizando a gaze; Agitar suavemente a mistura e por 5 ou 10 minutos; Passar cerca de 2,5 ml para um tubo de ensaio, previamente identificado; Manter o tubo aquecido na mão enquanto introduz cerca de 5 ml de etanol; Deixar repousar durante cerca de 5 minutos. Observar.
  • 9. Extracção do DNAFoto 1 – Manter o tubo aquecido para que hajacontraste de temperaturas.
  • 10. Extracção do DNAFoto 2Separação do DNA do kiwi
  • 11. Extracção do DNAFoto 3 – A mistura de kiwi é mais densa que o álcool.
  • 12. Extracção do DNAFoto 4Separação do DNA do fígado.
  • 13. Extracção do DNAFoto 5Separação do DNA da cebola
  • 14. Extracção do DNAFoto 6Separação do DNA do kiwi.
  • 15. Extracção do DNATópicos para discussãoQuais são as estruturas celulares e qual a sua composição? As membranas, celular e nuclear são compostas principalmente por lípidos. As proteínas encontram-se aprisionadas na bicamada lipídica. Os organitos celulares são compostos por proteínas, ácidos nucleicos ( DNA e RNA ), envolvidos por uma membrana. As paredes celulares das células vegetais são compostas essencialmente por polissacarídeos. As pequenas estruturas celulares são compostas por substâncias com diferentes propriedades químicas, pelo que os procedimentos experimentais devem ser definidos de modo a separar um determinado constituinte celular das restantes partes, sem causar muitos danos.
  • 16. Extracção do DNA Onde se encontra o DNA na célula? Cerca de 99% do DNA encontra-se no núcleo da célula. O restante DNA encontra-se em locais específicos como, por exemplo, organitos (as mitocôndrias e os cloroplastos possuem o seu próprio DNA).
  • 17. Extracção do DNA Qual a função dos reagentes usados na experiência?  Sal (NaCl)?  Detergente?  Álcool?
  • 18. Extracção do DNA Quais as semelhanças e as diferenças entre o DNA de origem animal e o de origem vegetal? Porque motivo não se pode ver a dupla hélice que constitui a molécula de DNA?