11 De Setembro - Dia do Cerrado

4,247 views

Published on

DIA 11 DE SETEMBRO, dia nacional do Cerrado, faremos uma bela manifestação pacífica na Esplanada dos

ministérios, onde será entregue lista de assinaturas pela aprovação da PEC 115/95 (informe-se abaixo).

PEC 115-A, de 1995 — Cerrado - Comissão Especial destinada a proferir parecer à Proposta de Emenda à

Constituição nº 115-A, de 1995, que "modifica o parágrafo 4º do art. 225 da Constituição Federal,

incluindo o cerrado na relação dos biomas considerados Patrimônio Nacional".

Published in: Education
0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
4,247
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
425
Actions
Shares
0
Downloads
39
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

11 De Setembro - Dia do Cerrado

  1. 1. "O que mais preocupa não é nem o grito dos violentos, dos corruptos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons." Martin Luther King
  2. 2. Nós, brasileiros, já nascemos com uma grande responsabilidade, temos a missão de cuidar de um país-continente com a maior biodiversidade do mundo e com a maior quantidade de água doce.
  3. 3. Deveríamos estar cuidando deste patrimônio, mas não é o que está acontecendo.
  4. 4. Além de sermos penta-campeões no futebol...
  5. 5. ...também possuímos outro título mundial...
  6. 6. Somos os campeões da devastação, responsáveis por 48% do total desmatado no planeta...
  7. 7. A comunidade internacional pressiona o Brasil por medidas efetivas no combate ao desmatamento.
  8. 8. Nosso governo elege a Amazônia como prioridade, um desafio muito difícil e caro, diante da enormidade da região e da complexidade dos agentes destruidores...
  9. 9. ...mas o importante é sair bem na foto..
  10. 10. Por outro lado, o governo atravessa uma ótima fase de popularidade, e demonstra uma saúde financeira advinda da voracidade mundial, principalmente chinesa, por alimentos e matéria-prima. Ou seja, quem realmente paga a conta do governo é o agronegócio.
  11. 11. Mas a que preço?
  12. 12. Segundo o chefe de gabinete do presidente, Gilberto Carvalho: "Ele (Lula) acha importante a preservação, mas entre um cerradinho qualquer e a soja, ele é soja. O ambiente é uma questão importante, mas não decisiva. O decisivo é a economia."
  13. 13. Esta frase foi atribuída ao homem que está no comando da maior potência ecológica do Planeta. O Brasil é responsável por 12% da biodiversidade e 12% da água doce disponível na Terra. E quanto ao “ cerradinho qualquer” Sr. Presidente...
  14. 14. O Cerrado detém 30% da biodiversidade brasileira. É a savana mais rica do mundo. Trata-se do segundo maior bioma do Brasil. Dos quais 70% já foram destruídos Ocupa um quarto do território nacional.
  15. 15. Sua flora consiste em mais de 12.000 espécies, sendo 44% endêmicas. O alto potencial medicinal ainda é pouco pesquisado. Constitui um mosaico de florestas e savanas. É um elo entre os biomas Amazônia, Caatinga, Pantanal e Mata Atlântica.
  16. 16. Os principais rios brasileiros nascem e crescem no Cerrado, com exceção do Solimões e alguns de seus afluentes As três maiores bacias hidrográficas da América Latina recebem águas do Cerrado. A bacia Amazônica (Araguaia -Tocantins) tem 78% de suas nascentes no Cerrado, a bacia do Paraná-Paraguai possui 48%, enquanto a bacia do São Francisco tem quase metade de seu volume de água proveniente desse bioma.
  17. 17. Estima-se que 90% da população brasileira depende da energia elétrica gerada, ao menos em parte, em águas provenientes do Cerrado.
  18. 18. O Cerrado abriga imensa sócio-diversidade de povos e comunidades tradicionais, comunidades indígenas, sertanejos, ribeirinhos e quilombolas.
  19. 19. O ritmo de devastação do Cerrado é três vezes maior do que o da Amazônia . A vida animal está sendo dizimada por uma ocupação irresponsável
  20. 20. A Constituição brasileira não considera o Cerrado como patrimônio natural, ao contrário da Amazônia, Pantanal e Mata Atlântica.
  21. 21. A estimativa é de que este bioma desapareça em 22 anos...
  22. 22. 11 de setembro - Dia Nacional do Cerrado na Esplanada dos Ministérios. Vista-se de amarelo ou laranja. (Informe-se) www.diadocerrado.vai.la

×