Manual do Condutor - LM Transportes

  • 8,350 views
Uploaded on

Este manual tem por objetivo auxiliar os usuários sobre como utilizar o seu veículo de forma segura. …

Este manual tem por objetivo auxiliar os usuários sobre como utilizar o seu veículo de forma segura.

A LM Transportes, especialista em Terceirização de Frotas, tem satisfação em prestar o melhor atendimento,colaborando sempre para manter o seu veículo funcionando em perfeitas condições.

More in: Automotive
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
No Downloads

Views

Total Views
8,350
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1

Actions

Shares
Downloads
309
Comments
1
Likes
3

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. MANUAL DOCONDUTOR
  • 2. APRESENTAÇÃO Este manual tem por objetivo auxiliar os usuários sobre como utilizar o seu veículo de forma segura. Mantenha-o junto com o documento do veículo. Consulte-o sempre que tiver alguma dúvida sobre o que fazer em diversas situações, como revisões programadas, manutenções corretivas, acidentes, substituição, pane, furto ou roubo do veículo, etc. A LM tem satisfação em prestar o melhor atendimento, colaborando sempre para manter o seu veículo funcionando em perfeitas condições.
  • 3. TÓPICOS DO MANUAL 1 PNEUS 2 2 DOCUMENTAÇÃO 3 3 REVISÕES 4 4 EQUIPAMENTOS 5 5 PANE 6 COLISÃO/INCÊNDIO/ROUBO/FURTO 7 ACIDENTES 8 MULTAS DE TRÂNSITO 9 DICAS DE SEGURANÇA 10 CONDIÇÕES PESSOAIS 11 SITUAÇÕES AMBIENTAIS 12 RELAÇÕES INTERPESSOAIS
  • 4. 1 PNEUS
  • 5. OS DEZ MANDAMENTOS PARA MANUTENÇÃO PREVENTIVA1° A pressão dos Pneus (incluindo o estepe) deve serperiodicamente checada quando eles estão frios. Nuncaesvazie ou reduza a pressão dos pneus enquanto elesestiverem quentes devido à utilização, pois a pressãonormalmente sobe acima dos níveis recomendados,devido ao aquecimento.2º Os pneus devem ser trocados sempre que a banda derodagem for gasta até as marcas TWl, mesmo que emapenas um ponto da banda.3° Verificar o estado geral dos pneus periodicamentee/ou após impactos ou desgasteirregular.4° Balancear os pneus regularmente, ou sempre queforem sentidas vibrações.
  • 6. OS DEZ MANDAMENTOS PARA MANUTENÇÃO PREVENTIVA5° Quando ocorrerem impactos ou perfurações, verifique também ointerior dos pneus.6º Nunca estacione sobre manchas de óleo ou solvente, pois elascausarão danos aos pneus.7º Obedeça os limites de velocidade e carga.8° Sempre que for trocar os pneus, respeite a equivalência de medidasmantendo a mesma medida nas 4 (quatro) rodas.9º Estilo de direção e velocidade afetam diretamente a vida útil dospneus.10º Verifique as condições dos pneus periodicamente.
  • 7. 2 DOCUMENTAÇÃO
  • 8. DOCUMENTAÇÃO › Os documentos que acompanham o seu veículo são: Manual do Condutor, Manual do Proprietário e a Ficha de Inspeção do veículo. › Em caso de perda ou furto do documento, entre em contato com a LM e solicite outra via. Sempre que houver atualização dos documentos do carro, você receberá uma via atualizada. ›Todo veículo da LM é entregue ao usuário em uma de suas bases. | Conduzir o veículo sem os documentos exigidos pelo Código de Trânsito Brasileiro (Certificado de proprietário do veículo e carteira de habilitação), implica em infração.
  • 9. MANUTENÇÃO|As manutenções só poderão ser efetuadas por funcionários da LM ou por concessionárias/oficinas previamente autorizadas pela mesma. Qualquer comportamento estranho do veículo (barulhos ou ruídos anormais, queda de desempenho, aumento de consumo de combustível, falhas no motor, etc.), indica a necessidade de manutenção corretiva. Entre em contato, imediatamente, com os Telefones no último slide independentemente de estar na cidade de retirada do veículo ou em viagem. Um atendente LM providenciará e o encaminhará para o local onde poderão ser efetuados os reparos necessários.
  • 10. 3 REVISÕES
  • 11. REVISÕESProcure programar-se para que as revisões aconteçam dentro dos prazos. Para asua maior segurança e qualidade entre em contato com a LM através dosTelefones no último slide. › Procure sempre providenciar as revisões programadas dentro das quilometragens indicadas no adesivo fixado no vidro do veículo, ou no final deste manual. Nunca deixe ultrapassar o limite de 500 km acima das quilometragens indicadas. Se for de sua conveniência, você poderá antecipar a revisão quando o veículo estiver com 500 km abaixo de cada limite de quilometragem estabelecido.OBSERVAR ATENTAMENTE AS TROCAS DE ÓLEO.
  • 12. REVISÕESAlém das revisões programadas e manutenções corretivas, é muito importanteque você tenha alguns cuidados com o veículo no dia a dia, evitando imprevistos.1. Calibragem dos pneus.A calibragem deve ser feita a cada sete dias.2. Água do radiador e Água do Limpador de Pára-brisa.Recomenda-se conferir a cada dois abastecimentos.3.Óleo do MotorO nível do óleo deve ser conferido a cada dois abastecimentos. Toda manutençãopreventiva e corretiva do veículo, inclusive troca de óleo, faz parte da prestaçãode serviços da LM, se prevista em contrato. É um direito do usuário recorrer a LMsempre que o veículo necessitar de algum reparo.
  • 13. 4 EQUIPAMENTOS
  • 14. EQUIPAMENTOSAlém dos acessórios de série das montadoras e opcionaissolicitados pelo cliente, todos os veículos LM são equipadoscom jogo de tapetes. | Se você desejar colocar outros acessórios por sua conta, consulte previamente a LM pelos Telefones no último slide.
  • 15. 5 PANE
  • 16. PANECaso perceba algum problema mecânico com o veículo, siga os seguintesprocedimentos: 1. Procure estacionar em local seguro; 2. Verifique se há combustível; 3. Entre em contato com o atendimento LM através dos Telefones no último slide; 4. Não abandone o veículo sem que tenha recebido socorro; 5. Caso a LM autorize a realização de eventuais consertos no veículo por intermédio de terceiros, solicite a Nota Fiscal em nome da LM de todos os serviços efetuados. (Informações dos dados devem ser obtidas através dos Telefones no último slide.)
  • 17. 6 COLISÃO/INCÊNCIO ROUBO/FURTO
  • 18. COLISÃO/INCÊNCIO/ROUBO/FURTONos casos de colisão, incêndio, roubo ou furto: Entre em contato imediatamente com a LM. Em seguida, providencie o Boletim de Ocorrência Policial (B.O.) e encaminhe para LM no prazo máximo de 24 h. Acione a LM, dentro do horário comercial, junto a Assistência 24 h. Anote os nomes, telefones e endereços de pessoas que tenham assistido à colisão, inclusive se passageiros do veículo da LM. Na hipótese de colisão com vítima, chame imediatamente o resgate (Tel. 190), não mova a vítima se ela por si só, não for capaz de se levantar. Procure não sair do local até que a vítima seja atendida.Obs: A LM não se responsabiliza pelas ações efetuadas pelos usuários/empresas sem a suadevida autorização.
  • 19. COLISÃO/INCÊNCIO/ROUBO/FURTOParar o veículo por falta de combustívelimplica em infração, multa de penalidademédia e a remoção do veículo.
  • 20. 7 ACIDENTES
  • 21. ATROPELAMENTOSChame imediatamente o resgate (Tel. 190), não mova avítima se ela por si só não for capaz de se levantar. Procurenão sair do local até que a vítima seja atendida. Anote osnomes, telefones e endereços de pessoas que tenhamassistido ao atropelamento, inclusive se passageiros doveículo da LM. | O Boletim de ocorrência poderá ser feito no hospital.
  • 22. ACIDENTE COM VÍTIMA› Chame a ambulância / resgate (Tel.190) e comunique a polícia;› Mantenha o veículo na posição do acidente (não havendo vítimas osveículos devem ser removidos da pista);› Anote a placa dos veículos, nome, endereço, número da carteira deidentidade e telefone dos envolvidos. Deixar de prestar socorro a vítima de acidente implica em infração gravíssima, multa e recolhimento da CNH.
  • 23. 8 MULTAS DE TRÂNSITO
  • 24. MULTAS DE TRÂNSITO A responsabilidade total por multa de infração de trânsito é do usuário. Sempre que houver uma notificação de multa de trânsito, esta deve ser encaminhada para a LM, juntamente com a cópia do RG ou passaporte e Habilitação do condutor.
  • 25. 9 DICAS DE SEGURANÇA
  • 26. DICAS DE SEGURANÇA› Conheça e obedeça as regras de trânsito;› Dirija com prudência;› Sinalize sempre suas manobras utilizando as mãos e as setas;› Mantenha sempre uma distância de segurança do veículo da frente;› Redobre a atenção em relação aos pedestres, ciclistas e motocicletas;› Mantenha os pneus calibrados;› Não estacione em curvas ou locais de guias rebaixadas e que prejudiquem avisibilidade de outros motoristas;
  • 27. DICAS DE SEGURANÇA›Respeite os limites de velocidade;›Evite passar sobre buracos e valetas;›Verifique o nível do reservatório de expansão da água e do óleo do cárter.| Siga corretamente as dicas de segurança acima para não perder a garantia do seu veículo.› O uso do cinto de segurança é essencial para a segurança de todos, poisusando-o, a velocidade do seu corpo diminui junto a velocidade do veículo.› Mantenha os cintos limpos e afastados dos objetos cortantes.
  • 28. CINTO DE SEGURANÇA› No momento do impacto, o seu corpo é lançado para frente eseus ossos mais fortes absorvem o esforço da atuação do cinto.Este é o motivo de recomendação do uso do cinto de segurança.› Ele foi projetado para travar em paradas súbitas e colisões. Emoutras circunstâncias, ele pode ser movido livremente.› Use-o sempre e solicite aos seus acompanhantes, inclusive aosdo banco traseiro, para usá-Ios também, mesmo em pequenospercursos.› Cuide para que cada cinto seja utilizado por somente umapessoa.› Deverá ser efetuada a substituição do cinto sempre que ele forsubmetido a uma grande força de tração.
  • 29. 10 CONDIÇÕES PESSOAIS
  • 30. CONDIÇÕES PESSOAISVocê chegará ao final do dia menos cansado, se adotar umapostura adequada e confortável enquanto dirige: › Sente-se de forma que a sua coluna vertebral fique ereta, coloque as mãos na direção na posição 10 e 10 do relógio. › Ajuste o cinto de segurança. › Apóie os pés no chão, sem descansá-Ios nos pedais. › Use roupa que permita transpiração, que facilite a circulação, fazendo-o sentir-se confortável.
  • 31. CONDIÇÕES PESSOAISO álcool diminui as habilidades que o condutor precisa para dirigir,como: Raciocínio rápido, concentração, capacidade de ouvir eenxergar bem e reação muscular, por isso, não deve ser ingeridanenhum tipo de bebida alcoólica durante a condução do veículo.Os remédios, como as drogas, podem tornar suasreações mais lentas, o que prejudica o controle dadireção.
  • 32. 11 SITUAÇÕES AMBIENTAIS
  • 33. SITUAÇÕES AMBIENTAISA chuva prejudica a visibilidade dos condutores. Ver e ser vistodeve ser uma preocupação sua, especialmente nesta situação: ›Ligue o esguichador, o limpador de pára-brisa e o desembaçador para enxergar melhor. ›Ligue os faróis baixos se chover forte para facilitar que os outros o vejam. Com a pista molhada, você precisa de mais espaço para frear com segurança.
  • 34. SITUAÇÕES AMBIENTAIS› Freie aos poucos, de leve. Outras situaçõesclimáticas podem também trazer riscos para asegurança, com ventos fortes, neblinas, cerrações equeimadas.› Reduza a velocidade, mantenha maior distância doveículo da frente e redobre sua atenção quanto aocontrole firme da direção, ao uso do farol baixo esinalização específica.
  • 35. 12 RELAÇÕES INTERPESSOAIS
  • 36. RELAÇÕES INTERPESSOAISA compreensão do comportamento humano é fundamental parao aprimoramento das relações interpessoais.Saiba que as pessoas: ›Tem personalidades diferentes; › Agem de acordo a situação em que estão envolvidas; › Muitas vezes transferem o desgaste, a irritação e a frustração para outras pessoas;
  • 37. RELAÇÕES INTERPESSOAISDirija cooperativamente com os outroselementos do sistema de trânsito:pedestres, motoristas, sinalização, etc.Atenção, delicadeza ou cortesia, muitasvezes "derruba" a irritação do outro.
  • 38. www.lmtransportes.com.brBAHIA MINAS GERAISMatriz: Tel.: (31) 3468-9518Tel.: (71) 2102-9600 / Fax: (71) 2102-9640 Fax.: (31) 3468-9518comercial@lmtransportes.com.br lmbelohorizonte@lmtransportes.com.brFiliais: PERNAMBUCOTel.: (71) 3461-1306 Tel.: (81) 3476-2882lmcatu@lmtransportes.com.br lmrecife@lmtransportes.com.brTel.: (71) 3390-9600 PIAUÍFax: (71) 3390-9694 Tel.: (86) 3229-1289lmsalvador@lmtransportes.com.br lmteresina@lmtransportes.com.br RIO DE JANEIROCEARÁ lmriodejaneiro@lmtransportes.com.brTel.: (85) 3295-4888 / Fax.: (85) 3289-3297 RIO GRANDE DO NORTElmfortaleza@lmtransportes.com.br Tel.: (84) 3523-2562DISTRITO FEDERAL lmnatal@lmtransportes.com.brTel.: (61) 3233-5180 / 3361-0408 SÃO PAULOFax.: (61) 3233-5180 Tel.: (11) 4122-8410 / Fax.: (11) 4122-8416lmbrasilia@lmtransportes.com.br lmsaopaulo@lmtransportes.com.br