Atividades lúdicas para alfabetização pasta[1]
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Atividades lúdicas para alfabetização pasta[1]

on

  • 55,801 views

 

Statistics

Views

Total Views
55,801
Views on SlideShare
55,801
Embed Views
0

Actions

Likes
5
Downloads
422
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Upload Details

Uploaded via as Microsoft Word

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Atividades lúdicas para alfabetização pasta[1] Atividades lúdicas para alfabetização pasta[1] Document Transcript

  • Atividades Lúdicas para Alfabetização - Jogo do Bingo Material: saco de plástico, cartolina, tampas de garrafas e canetas. Elaboração do material: A professora prepara um cartão para cada aluno da turma. Cada cartão deve ser dividido em tantos quadrados quantos forem as letras do nome do aluno. Em cada quadradinho escreve-se uma letra. Exemplo: Em pequenas fichas escrevem-se as letras do alfabeto observando para que apareçam todas as letras necessárias para a escrita dos nomes dos alunos. Jogo: Com as fichas das letras dentro de um saco de plástico e cada aluno de posse do seu cartão inicia-se o jogo. Primeiramente, é sorteada uma letra pela professora e mostrada aos alunos. O aluno que encontrar no seu cartão a letra, marca-a com uma tampinha. A professora segue cantando letra por letra até acabarem as fichas do saco. Variações do jogo: 1.1 O cartão do Bingo de cada aluno é formado por nomes dos colegas. A professora canta as fichas dos nomes, mostrando-as aos alunos, para que marquem no seu cartão. Num segundo momento pode-se utilizar um lado do cartão com letra script e do outro lado com letra cursiva ou um lado só com letras maiúsculas e outro com letra inicial maiúscula e o restante do nome com letra minúscula. Exemplo:
  • 1.2 Cartão com palavras e fichas com desenho; 1.3 Cartão com desenho e fichas com palavras; 1.4 Cartão e fichas com palavras do vocabulário de estudo; 1.5 Cartão com letra cursiva e fichas com letra script.
  • Atividades Lúdicas para Alfabetização - Jogo do Dominó Material:cartolina e canetas. Elaboração do material: recorta-se a cartolina em rectângulos de 8 cm x 4 cm aproximadamente. Com uma caneta risca-se um traço dividindo o rectângulo. Em cada peça escreve-se, no lado direito, o nome de um aluno e o mesmo nome deve ser escrito no lado esquerdo da outra peça e assim sucessivamente. Exemplo: Jogo: divide-se a turma em grupos de dois alunos e, a cada grupo, entrega-se um conjunto de aproximadamente 20 peças. Todas as peças devem ser viradas para baixo, embaralhadas e divididas entre os jogadores. Um aluno inicia o jogo colocando uma peça de dominó no centro da mesa. O outro jogador deve procurar uma peça que contenha um dos nomes que se encontra nas pontas. Quando encontrado deve-se encostar as peças com nomes iguais. Se o jogador não tiver a peça que contenha um dos nomes que se encontra sem par sobre a mesa, deve passar para o próximo jogador. Vence o jogo aquele que ficar sem nenhuma peça primeiro. Variações do jogo: Fichas escritas de diferentes formas o mesmo nome. Cada aluno deve encontrar todas as fichas com seu nome podendo agrupar, colar, fazer um relatório mencionando a quantidade de nomes encontrados...
  • Atividades Lúdicas para Alfabetização - Jogo do Quebra-Cabeças Material: cartolina e canetinha. Elaboração do material: recortam-se rectângulos de cartolina. Em cada cartão escreve-se o nome de um aluno da sala de aula. Devem-se fazer dois a três cartões com o mesmo nome. Divide-se o cartão em dois pedaços variando a forma do corte. Exemplo: Jogo: a cada grupo de alunos, a professora entrega um conjunto de nomes com peças embaralhadas. Os alunos deverão montar o quebra-cabeças e identificar qual colega tem o seu nome escrito no cartão. Variações do mesmo jogo: 2.1 Dividir o nome em mais de dois pedaços. Exemplo: 2.2 Num pedaço do quebra-cabeças escreve-se a letra inicial e no outro e o restante do nome. Exemplo: 2.3 Dividir o cartão em letras. Exemplo: 2.4 Usar palavras do vocabulário em estudo no lugar dos nomes; 2.5 Desenho e palavra: divide-se o cartão com traços pontilhados. Entrega-se a cada aluno dois ou três cartões. A criança escreve uma palavra na parte inferior e na parte superior desenha o que foi escrito. No momento seguinte, a criança deve recortar o cartão observando as linhas pontilhadas. Depois, é só trocar com o colega, embaralhar e montar. Exemplo:
  • 2.6 Quebra cabeça de frase. Exemplo:
  • Atividades Lúdicas para Alfabetização – Jogo da Memória Jogo: As regras do jogo são as mesmas do convencional Jogo da Memória. Recortam-se fichas quadradas de cartolina do mesmo tamanho. Em cada ficha escreve-se o nome de um membro do grupo e, noutras fichas, a letra inicial de tal modo que cada participante tenha um par de fichas - nome e letra inicial. Para iniciar o jogo, viram-se as fichas com o escrito para baixo. Um aluno vira duas fichas em busca dos respectivos pares (nome e letra inicial). Cada vez que um aluno encontrar o par deve jogar novamente. Vence o jogo o aluno que conseguir o maior número de pares no final do jogo. Podemos variar este jogo usando palavras do vocabulário em estudo e desenhos feitos pelas crianças ou palavra escrita em script e palavra escrita com letra cursiva.
  • Atividades Lúdicas para Alfabetização – Jogo do “Mico” Preto Material:cartolina e canetas. Elaboração do material: recorta-se a cartolina em rectângulos de 10 cm x 6 cm. Escreve-se o nome do aluno em dois cartões de tal maneira que cada aluno tenha o seu nome escrito duas vezes. Numa outra cartela solicita-se que um aluno desenhe um “MICO” que ficará sem par. Exemplo: Jogo: para cada grupo de 4 alunos é distribuído um cartão com um desenho de Mico e 12 pares de nomes. Embaralham-se os cartões e distribui-se um a um para cada jogador. Sem deixar que os colegas vejam, procurar encontrar os pares nos cartões recebidas. Caso seja encontrado, o aluno mostra-o para os demais jogadores e retira o par para o lado para posterior contagem de pontos. Inicia-se a rodada por um aluno que escolhe, sem ver, uma carta da mão do colega que se encontra à sua direita. Confere para ver se tem outra igual entre as suas cartas, com o objectivo de formar o par. Seguem-se tantas rodadas quantas forem necessárias para que todos os pares sejam encontrados. Ganha o jogo quem adquirir o maior número de pares. Variações do jogo: 3.1 palavra x desenho. Exemplo: 3.2 letra inicial x nome do aluno; 3.3 palavra x palavra;
  • 3.4 letra script x letra cursiva.