O budismo

22,743 views

Published on

0 Comments
6 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
22,743
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
111
Actions
Shares
0
Downloads
686
Comments
0
Likes
6
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

O budismo

  1. 1. Budismo
  2. 2. O Budismo no Mundo
  3. 3. O Símbolo Roda da Lei Roda da Vida
  4. 4. O Fundador Siddhartha Gautama Buddha O Iluminado/Desperto
  5. 5. Lugar de culto
  6. 6. Textos sagrados Tripitaka Vinaya Sutras Abhidharma
  7. 7. Princípios Fundamentais Quatro nobres verdades 1º A vida é sofrimento 2º A origem e a causa do sofrimento é o desejo 3º O fim do sofrimento é a supressão do desejo 4º O caminho para eliminar o sofrimento está na via dos “oito passos”. Através dele atinge-se o nirvana .
  8. 8. Práticas e orações Vai-se ao templo para venerar e levar oferendas a Buda , representado por uma estátua. Os monges desempenham um papel importante através do exemplo e do ensinamento. Os monges, chamados bonzos, vivem em comunidade nos mosteiros e dedicam-se à oração
  9. 9. Preceitos de Conduta A moral budista é uma atitude perante a existência: evitar tudo o que pode trazer o mal. A ioga é um dos principais meios para atingir a purificação.
  10. 10. Cidades Sagradas Lumbini Bodhgaya
  11. 11. Sarnath Cidades Sagradas Kusinagara
  12. 12. Festas do budismo Paranirvana (15 de Fevereiro) Wesak (dia do Buda) (2 de Maio) Dia de Dhamma (30 de Julho) Padmasambhava (20 de Setembro) Dia de Sangha (24 de Novembro)
  13. 13. Atitude face às outras religiões Oriundo da Índia e espalhando-se por toda a Ásia, o ensinamento budista deu provas de uma enorme capacidade de adaptação religiosa e cultural. Coexistindo com as outras religiões, revela uma enorme tolerância sem restrições.

×