Adolecencia emrc 1

2,472 views

Published on

Published in: Technology
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
2,472
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
311
Actions
Shares
0
Downloads
41
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Adolecencia emrc 1

  1. 2. O meu nome é Anne. Nasci no dia 12 de Junho de 1929, em Frankfurt (Alemanha). Tenho uma irmã, a Margot, que é mais velha três anos. Somos uma família judia e por isso, em 1933, tivemos que fugir para a Holanda por causa das perseguições do regime de Hitler. Olá. Nesta unidade vais olhar para ti e confrontares-te com a questão quem sou eu? Na Holanda encontrámos paz e segurança até ao dia em que os alemães invadiram este país, como tantos outros, num clima de medo, ódio e terror.
  2. 3. Antes e durante a 2ª guerra mundial (1939-1945) o líder alemão Hitler, com vontade de governar o mundo, apoderou-se de vários países e perseguiu todos os que eram diferentes da “raça ariana” (alemães puros) nomeadamente nós, os judeus. Para não sermos levados para um campo de concentração, os meus pais e alguns amigos organizaram a fuga das nossas famílias. Escondemo-nos num anexo de uma casa de onde, durante dois anos (1942-1944), não pudemos sair. Convivíamos com a ameaça constante de sermos descobertos pela polícia nazi. Estive desaparecida da vida social dos 12 aos 14 anos… Tu sabes como é este período da nossa vida! Para aliviar o coração, escrevia um diário e inventei uma amiga imaginária, a Kitty.
  3. 4. Quando escrevia, “sentia um alívio, a minha dor desaparecia, a coragem voltava …” Durante o período em que vivi como um pássaro numa gaiola, passei, tal como tu, por um desenvolvimento físico e por dificuldades de relacionamento com os adultos, principalmente com a minha mãe. Mas neste pequeno mundo de sofrimento em que vivi, aconteceu o eterno milagre da vida: o amor entre mim e o Peter. Peter era um jovem, um pouco mais velho do que eu, filho de um casal amigo da família que vivia connosco no anexo. Cf. Anne Frank. Diário “ Quando o Peter e eu estamos sentados… eu com um braço em volta dos seus ombros e ele a brincar com uma madeixa do meu cabelo, oh! então os meus desejos são infinitos”.
  4. 5. A dolescência
  5. 6. p uberdade e adolescência
  6. 7. Ainda que muitas vezes se empreguem como sinónimos, adolescência e puberdade não são o mesmo. Vejamos as diferenças: Puberdade (do latim pubescere, “cobrir-se de pêlos”) é o processo de maturação biológica, sexual e reprodutora que se inicia geralmente entre os dez e os doze anos nas raparigas e entre os doze e os catorze anos nos rapazes. Adolescência (do latim adolescere, “amadurecer”, “crescer”, “desenvolver-se”), em contrapartida, não se explica pela biologia, mas define-se de forma diferente em cada cultura e varia segundo a história do indivíduo e o meio social em que vive.
  7. 8. e tapas da adolescência
  8. 9. — Vive um acentuado crescimento físico e psíquico. — Desperta para o próprio eu e para a intimidade. — Ainda não tem grande consciência daquilo que se está a passar consigo próprio. — Conhece, pela primeira vez, as suas limitações e fraquezas, e sente-se indefeso perante elas. — Experimenta um desequilíbrio nas emoções, que se reflecte na sensibilidade exagerada e na irritabilidade. — Sente que não sintoniza com o mundo dos adultos. — Corre o perigo de se refugiar no isolamento. — Descobre a consciência de pertença a um grupo (companheiros de estudo ou amigos). Ad olescência inicial (10-13 anos)
  9. 10. — Passa do despertar do eu à descoberta consciente da própria intimidade. A introversão tem agora lugar, pois o adolescente precisa de viver dentro de si mesmo. — Sente a necessidade de amar. Costuma ter muitas amizades. Surge o primeiro amor. — É caracterizado pela timidez. Sente medo da opinião alheia, motivado pela desconfiança em si mesmo e nos outros. — Vive um conflito interior, um conflito de personalidade. — Tem atitudes de inconformismo e corre o risco de ter comportamentos negativos e agressivos para com os outros. Ad olescência média (13-16 anos)
  10. 11. — Começa a compreender-se e a encontrar-se consigo mesmo, e sente-se melhor integrado no mundo em que vive. — Apresenta um significativo progresso na superação da timidez. — É mais sereno na sua conduta e mostra-se menos vulnerável às dificuldades. — Tem maior autodomínio. — Tem capacidade para tomar decisões fortes relativamente ao futuro, aos estudos, à profissão, ao seu projecto de vida. — Estabelece relações mais pessoais e profundas. Ad olescência superior (16… anos)
  11. 12. m udanças na adolescência
  12. 13. A hipófise produz substâncias químicas que vão iniciar o processo de crescimento e activar o funcionamento das glândulas sexuais. Estas começam a produzir hormonas que circulam no sangue por todo o corpo. Desenvolvimento dos testículos. Crescimento gradual dos ovários. Desenvolvimento das glândulas mamárias. Maior actividade das glândulas sudoríparas . Aumento da oleosidade da pele e do cabelo. Crescimento corporal acelerado com consequente acréscimo de peso e altura. Aparecimento de pêlos na zona púbica e nas axilas.
  13. 14. Alargamento dos ombros e forte desenvolvimento muscular. Desenvolvimento da laringe: mudança de voz, que se torna mais grave. Maior visibilidade da “Maçã-de-Adão”. Aumento gradual do comprimento do pénis. Início da produção de espermatozóides. Primeira ejaculação. A maturação sexual está completa quando o rapaz produz espermatozóides: orna-se um rapaz com capacidade reprodutiva. • Alargamento da bacia. • Desenvolvimento dos seios. • Surgimento dos primeiros corrimentos vaginais. • Menstruação. • A maturação sexual está completa quando acontece a primeira menstruação: a menina passa a ser mulher, com possibilidade de engravidar.
  14. 15. Surgem súbitas mudanças de humor: a grandes entusiasmos, seguem- se períodos de abatimento. É a época da amizade pura, das aventuras em grupo. Irrompem paixões ou pelo herói ou heroína de um romance, ou por uma vedeta da canção, ou por um(a) colega da escola. É também a época em que todos os adolescentes sonham e reconstroem o mundo à sua maneira, imersos em músicas e mensagens de telemóvel..
  15. 16. - Conversa acerca dos teus problemas e dúvidas e aprende a sentir-te bem contigo próprio. - Se não aceitarmos o corpo e não aprendermos a tirar partido dele, nunca conseguiremos ser verdadeiramente felizes. - Os grandes sábios, os heróis, os benfeitores da humanidade foram um dia adolescentes ardentes, entusiastas, generosos... e, como tu, impacientes; como tu, revoltados pela injustiça. E ansiosos pelo futuro! alguns conselhos
  16. 17. Representação masculino / feminino Na mitologia greco-romana, o círculo com a cruz representa o espelho da deusa Afrodite/Vénus. O círculo com a flecha dirigida para o alto representa o escudo e a lança do deus Ares/Marte. É essa a razão pela qual esses símbolos representam, respectivamente, o sexo feminino e o sexo masculino.
  17. 18. A maturação sexual provoca alterações físicas e psicológicas em ambos os sexos. Essas alterações, normais e naturais, podem, no entanto, criar algumas dificuldades. A nível físico Pode haver uma desarmonia corporal, ou seja, o corpo pode não estar ainda bem «assumido» — olha-se ao espelho e quase que se interroga «quem é aquela pessoa?». dúvidas e angústias na adolescência
  18. 19. A nível afectivo Pode haver desencontros afectivos que se relacionam com a capacidade de atrair e de ser atraído, de amar e ser amado. A nível social Há o perigo de o adolescente adquirir o hábito de se refugiar em si mesmo, tornando-se ainda mais tímido, não ousando enfrentar o mundo que o rodeia.
  19. 21. 1 Completa os dados do Bilhete de Identidade de Anne Frank: 2 Investiga usando uma biografia de Anne Frank existente na Biblioteca da Escola ou disponível na Internet e responde às seguintes questões: 2.1 Como era o mundo no tempo em que Anne Frank esteve fechada no anexo? 2.2 Quais foram as consequências dessa situação na vida de Anne Frank? 3 Regista outras informações e curiosidades sobre Anne Frank que tenhas obtido na tua investigação. Nome:________________________________________________ Data de Nascimento: __________________ Nacionalidade: ______________________ País de residência a partir de 1933:_________________ Local de residência entre 1942-44: ___________________ Campo de concentração para onde foi deportada: ______________ Data e local da morte: ___________________________
  20. 22. 4 Preenche os seguintes aspectos da tua identificação: Altura: _______ Peso: ________ Grupo sanguíneo: _______ 5 Olha para dentro de ti e descreve a tua maneira de ser: Sou muito: _______________ Gosto imenso de: _______________________ Não gosto de: ____________________________ As minhas ideias são (aquilo em que acredito): __________ Sei bastante sobre: ______________________ Sou melhor em: __________________ Sou pior em: ________________________ O que mais me irrita: _________________________ No futuro gostaria de (os meus sonhos e projectos): _______
  21. 23. No futuro gostaria de (os meus sonhos e projectos): _______ Pessoas que admiro: ______________________________ Pessoas com quem gosto de estar: ___________________ Pessoas que conheço bem: __________________ Pessoas que conheço pior: _______________________ Convido para estudar: ________________________ Convido para brincar: ___________________________ Espero dos amigos: ___________________________ Espero dos adultos: ___________________________
  22. 24. 6 Tendo por base as figuras, justifica porque dizemos que a adolescência é um período de crescimento múltiplo. ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________ 7 Regista o significado de: Puberdade: ________________________________________ Adolescência: ______________________________________
  23. 25. 8 Associa cada uma das seguintes fases de crescimento à etapa da adolescência que lhe corresponde, colocando a respectiva letra no espaço em branco. A - Adolescência inicial B - Adolescência média C - Adolescência superior __ a) Acentuado crescimento físico e psíquico. __ b) Necessidade de amar. Muitas amizades. __ c) Conflito interior, conflito de personalidade. __ d) Maior autodomínio. __ e) Ainda não há grande consciência daquilo que se está a passar na pessoa. __ f) Descoberta da consciência de pertença a um grupo. __ g) Significativo progresso na superação da timidez. __ h) Estabelecimento de relações mais pessoais e profundas. __ i ) Passagem do despertar do eu à descoberta consciente da própria intimidade.
  24. 26. 9 Todas as mudanças que se operam na vida de cada adolescente são importantes para a construção da sua identidade. Relaciona as características com as mudanças colocando a respectiva letra no espaço em branco. A – Mudanças fisiológicas B – Mudanças afectivas e sociais C – Mudanças intelectuais __ a) Pensa por si próprio, questionando as opiniões dos outros. __ b) Umas vezes sente-se o melhor e outras o pior. __ c) É capaz de gerar vida nova. __ d) O corpo cresce intensamente. __ e) O grupo de amigos torna-se a segunda casa. __ f) É capaz de um pensamento abstracto. __ g) Surge a menstruação / podem surgir poluções nocturnas. __ h) Questiona tudo o que está à sua volta.
  25. 27. 10 Com o auxílio do banco de palavras, completa o texto que se segue. A _____________ é um período da vida em que ocorrem ____________ necessárias ao ______________ da pessoa. Umas são de ordem _________ , visando a preparação do corpo para o amor e a capacidade de gerar filhos. Outras são de ordem _____________ e têm como fim a formação da personalidade. Outras ainda são mudanças ______________, em ordem ao desenvolvimento dos conhecimentos. E outras são de ordem __________, com o objectivo de integrar a pessoa na vida do grupo.
  26. 28. Bibliografia: Manual do Professor – 7ºano – UL3

×