Ferramenta RSS
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Like this? Share it with your network

Share

Ferramenta RSS

on

  • 245 views

 

Statistics

Views

Total Views
245
Views on SlideShare
245
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
1
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Ferramenta RSS Presentation Transcript

  • 1. Aplicações das ferramentas da Web 2.0 em serviços de bibliotecas - RSSDisciplina: Serviços de Disseminação da informaçãoProfa.: Beatriz Valadares CendónGRUPO:Isabela Furtado PereiraLinda Jane M. da S. VelosoPatrícia Ribeiro AlvesPatrícia Adriana de PauloPaula L. MirandaSandra Silva Belo Horizonte, 14 de dezembro de 2012
  • 2. Web 2.0 - RSS Definição – Como usar – Uso em bibliotecas – Demonstração INTRODUÇÃO: A Web 2.0 trouxe aplicações práticas que permitem aousuário um alto nível de interatividade e personalização dosconteúdos, como a facilidade de receber as notícias com osassuntos que deseja saber. Uma dessas ferramentas é o RSS.
  • 3. 1 Web 2.0 - RSS Definição – Como usar – Uso em bibliotecas – Demonstração DEFINIÇÃO E APRESENTAÇÃO DE RSS• Alguns a definem como RDF Site Summary, outros a denominam Really Simple Syndication. Há ainda os que a entendem como Rich Site Summary.• RSS é um padrão desenvolvido em linguagem XML que permite aos responsáveis por sites e blogs divulgarem notícias ou novidades destes.• Para isso, o link e o resumo daquela notícia (ou a notícia na íntegra) é armazenado em um arquivo de extensão .xml, .rss ou .rdf (é possível utilizar outras extensões). Este arquivo é conhecido como feed ou feed RSS.• Este software (ou serviço, se for um site) tem a função de ler o conteúdo dos feeds que indexa e mostrá-lo em sua interface.
  • 4. 2 Web 2.0 - RSS Definição – Uso em bibliotecas – Como usar – Demonstração USO EM BIBLIOTECAS •As bibliotecas usam este formato para vários fins, quer comoeditoras ou como agregadoras de RSS para a criação de novosprodutos de informação. •Há a possibilidade do usuário utilizar as entradas do canal pormeio de vários filtros como data, titulo, autor, assunto, permitindoque cada individuo se adapte com mais flexibilidade à leitura dainformação e às suas necessidades. •O RSS pode ser usado como ferramenta na disseminação dainformação de forma seletiva, de acordo com a necessidade decada usuário e de acordo com seu perfil.
  • 5. 2 Web 2.0 - RSS Definição – Como usar – Uso em bibliotecas – Demonstração Exemplos de Bibliotecas que utilizam o serviço: Biblioteca Central da Universidade Católica de Pernambuco. Disponível em: http://www.unicap.br/biblioteca/pages/ Biblioteca Nazionale Centrale di Roma. Disponível em: http://www.bncrm.librari.beniculturali.it/ Biblioteca de Biologia Marinha da USP. Disponível em: <http://www.usp.br/cbm/index.php/pt>
  • 6. 3 Web 2.0 - RSS Definição – Uso em bibliotecas – Como usar – Demonstração COMO USAR:Para utilizar as atualizações RSS é necessário: Um sítio que disponibiliza atualizações em feeds ou RSS. Um agregador ou leitor de feeds. (Existem leitores online, software ou programas. Ao clicar no link do RSS você será direcionado para uma página em XML Copie o link da página e cole no leitor de RSS
  • 7. 4 Web 2.0 - RSS Definição – Como usar – Uso em bibliotecas – Demonstração DEMONSTRAÇÃO: USP Site que disponibiliza atualizações em RSSGoogle Reader – Leitor de RSS
  • 8. 5 Fluxo informacional da Biblioteca Universitária - BU Definição – Como usar – Uso em bibliotecas – Demonstração CONSIDERAÇÕES FINAISO uso do RSS nas Bibliotecas tem facilitado a disseminação dainformação devido a sua flexibilidade.Com o RSS é possível reunir em um único ambiente conteúdosproduzidos por diversas fontes, sem a necessidade de acessar cadaum dos sites responsáveis por eles.Permite definição de uma estratégia para bibliotecautilizar em seus serviços fazendo assim a dinamizaçãoem suas buscas e no seu atendimento.
  • 9. 6 Fluxo informacional da Biblioteca Universitária - BU Definição – Como usar – Uso em bibliotecas – Demonstração BIBLIOGRAFIA:Universidade Federal de Minas Gerais. Apresenta assuntos de interesse daUniversidade e dos alunos. Disponível em: <https://www.ufmg.br/online/web/arquivos/003127.shtml>. Acesso em: 12 dez. 2012.LEITÃO, Paulo. A revolução RSS e as bibliotecas. Paulo. Lisboa. Disponível em:http://www.bad.pt/publicacoes/index.php/congressosbad/article/download/188/225.Acesso em: 08 dez. 2012.IG. Brasil Econômico. Apresenta notícias relacionadas à Economia. Disponívelem: http://www.brasileconomico.ig.com.br/rss.html. Acesso em: 08 dez. 2012.Portal R7. Internney. Contem notícias variadas.Disponível em: <http://www.interney.net/blogfaq.php?p=9741544>. Acesso em: 08 dez. 2012.
  • 10. 6BIBLIOGRAFIA:•JORGE, Pablo Diego Silva de Souza. Ferramenta 2.0: aplicações para BIBLIOAFIA:bibliotecas. In:_____. Biblioteca 2.0: aplicações web para um novo contextode comunicação interação e colaboração. 2009. Monografia (Especializaçãoem Arquitetura e Organização da Informação) – Escola de Ciência daInformação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.
  • 11. 6NOSSOS AGRADECIMENTOSBIBLIOGRAFIA: