Tutorial google sites mobile templates
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Like this? Share it with your network

Share

Tutorial google sites mobile templates

on

  • 4,149 views

 

Statistics

Views

Total Views
4,149
Views on SlideShare
1,479
Embed Views
2,670

Actions

Likes
0
Downloads
14
Comments
0

6 Embeds 2,670

http://moodle.braga.ucp.pt 2620
http://bibliopartilha.blogspot.pt 36
http://bundlr.com 10
http://bibliopartilha.blogspot.com.br 2
http://bibliopartilha.blogspot.com 1
http://bibliopartilha.blogspot.com.es 1

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Tutorial google sites mobile templates Document Transcript

  • 1. Tutorial para criar um Website móvel Google Sites Mobile TemplatesGoogle Sites MobileCom o Google Sites Mobile Templates é possível construir um Website profissional móvel empouco tempo, aproveitando uma conta criada no Gmail. Basta aceder ao URL -http://www.sites.google.com/mobilize/ e escolher um dos modelos apresentados ou entãoescolher personalizá-lo. Se selecionar Custom deixa personalizar o site móvel ou a aparênciada página de destino ou então usar template restaurante (figura 1). Pode escolher a cor do sitee adicionar botões ou gadgets criados especificamente para dispositivos móveis. Figura 1 - Google Sites MobileClicar em Try this Template (em baixo à esquerda) e pode ver a primeira página do site. Clicarem Utilizar Modelo (canto superior direito) para continuar (figura 2). Figura 2 - Google Sites Mobile: aspeto do template escolhido
  • 2. Abre uma janela como a da figura 3 para escrever o endereço do email e a senha que criou noGmail (também pode usar a conta de email de outro fornecedor). Figura 3 - Aceder à conta do Google SitesDepois disto abre uma janela, como a da figura 4, para escolher o modelo, o nome doWebsite, a localização, o tema e descrição do site. Figura 4 - Escolher o nome do siteQuanto ao modelo pode escolher o modelo em branco, procurar mais modelos na galeriaou deixar o modelo escolhido anteriormente (possível personalizar o site todo). Depoisde introduzir o código clicar em CRIAR.
  • 3. Figura 5 - Espaço de ediçãoComo pode ver na figura 5 está visível no canto superior direito o menu de edição do siteque permite começar a construí-lo. O ícone da seta 1 é para editar página, o da seta 2 épara criar página nova e o da seta 3 permite fazer mais ações relacionadas com apágina, o modelo ou o site.Comece por clicar no ícone editar página e surge a página pronta para ser editada(alterada), como na figura 6. No menu em cima à esquerda encontra Inserir, Formatar,Tabela e Esquema. Alguns atalhos já aparecem visíveis por baixo. Figura 6 - Página para editarPara mudar a informação que está no centro da página basta colocar o rato no texto eapagar ou escrever o conteúdo pretendido. Para eliminar as caixas basta clicar em cimadas imagens e surge uma funcionalidade que permite remover o elemento (figura 7) ouentão preenchê-lo com informação a gosto, clicando em propriedades. Clicar emGuardar (canto superior direito) para salvar as mudanças realizadas.
  • 4. Figura 7 - Remover elementosPara alterar os ícones do rodapé clicar em Mais > Gerir site > Esquema do site, abre uma janela comoa da figura 8. Figura 9 – Editar conteúdo do rodapéClique em Editar conteúdo do rodapé, abre uma janela como a da figura 9. Na janela de edição dorodapé é possível alterar os ícones clicando em cima de cada um para os remover podendo sersubstituídos. Para isso basta clicar em Inserir > Imagem e procurar os botões no computador ou na Web.Por fim, clique em Ok > Guardar.
  • 5. Figura 10 – Editar ícones do rodapéPara criar uma página nova clique no segundo ícone (+) do menu do topo à direita. Abre uma janelacomo a da figura 11. Figura 11 – Criar página novaAtribua um nome à página, deixe ficar o modelo Página Web e selecione a localização. Sequiser que seja uma subpágina da home selecione Colocar página sob Home, senão deixeestar a seleção apresentada. Pode criar tantas páginas quantas as necessárias.Pode inserir uma linha horizontal: Inserir > Linha horizontal e dividir a página em duascolunas: Tabela > Inserir tabela (selecione 2 colunas).A coluna da esquerda pode ser para inserir texto e a da direita para inserir um vídeo. Para issoclique em Inserir > Vídeo > YouTube, abre uma janela como a da figura 12. Cole o URL dovídeo e clique em Guardar.
  • 6. Figura 12 – Inserir vídeo do YouTubeÉ possível também inserir o URL de vídeos do Google vídeos e do Google Docs.Para que as páginas apareçam no menu horizontal clique em Mais > Gerir site > Esquema dosite > Editar conteúdos de barra horizontal, surge uma janela como a da figura 13. Figura 13 – Editar menu barra horizontalAs páginas podem não estar visíveis nesta janela, por isso deve clicar em Adicionarpágina e selecionar as páginas que quer tornar visíveis no menu. Com as setas dadireita pode ordenar as páginas como deseja ou eliminá-las. No final clique em Ok >
  • 7. Guardar.Para além do menu da barra horizontal é também possível criar um menu na barralateral à direita ou à esquerda (figura 14). Figura 14 – Criar o menu na barra lateralPara que o menu lateral fique visível, clique em Mais > Gerir site > Esquema do Site >Alterar o esquema do site > Barra lateral. Pode escolher a posição e a largura. Paraeditar o menu da barra lateral clique em Mais > Gerir site > Esquema do Site > (Barralateral – Navegação) > Editar, abre uma janela como a da figura 15.
  • 8. Figura 15 – Configurar a navegação no menu lateralPor defeito está assinalada a opção Organizar a minha navegação automaticamente, se adesmarcar surge algo parecido à figura 13 (editar menu barra horizontal), onde poderá escolheras páginas que pretende visualizar nesta barra e ordená-las.Sempre que queira inserir algo nas páginas tem de as editar primeiro e no menu da esquerdaclicar em Inserir, abre uma janela como a da figura 16. Para inserir miniaplicações basta escolheras que deseja inserir em cada página. Tem ainda a possibilidade de procurar outras miniaplicações, bastaclicar em Mais miniaplicações. Figura 16 – Inserir miniaplicaçõesPretendendo inserir outras miniaplicações clique em … Mais miniaplicações, abre uma janela como a dafigura 17. Pode procurar pelo nome por exemplo se pretende colocar um calendário, um contador ou umleitor MP3. Figura 17 – Inserir mais miniaplicações
  • 9. Pode inserir diferentes documentos guardados no Google Docs. Para inserir um formulárioedite a página onde o deseja inserir, clique em Inserir > Formulário de folha de cálculo eabre uma janela como a da figura 18. Escolha o formulário (inquérito) que pretendedisponibilizar. Figura 18 – Inserir um formulário (questionário)Abra uma janela onde pode configurar o formulário. Pode mudar os valores da largura e alturase entender. Não se esqueça de clicar em Ok > GuardaPara configurar as páginas clicar em Mais > Definições de página e abra uma janela como ada figura 19.
  • 10. Figura 19 – Definições de páginaPara que possa adicionar qualquer tipo de documentos em anexo deve selecionar Permitiranexos. Se pretende que algumas páginas tenham a possibilidade de escrever comentáriosselecione Permitir comentários. Pode aqui definir se pretende que a página apareça no menuda barra lateral ou alterar o modelo da página. No final é só Guardar.Ao clicar no ícone Mais abre uma janela como a da figura 20, onde pode realizar um conjuntode ações para personalizar o site. Figura 20 – Ações de páginaPode ver o histórico das revisões realizada ao site; subscrever alterações das páginas; alteraras definições da página; imprimir a página; eliminar a página; pré-visualizar a página comovisitante; guardar a página como modelo; alterar o modelo da página; subscrever alterações dosite; editar o esquema do site; gerir site; inscrever-se no AdSense; partilhar e dar autorizaçõesa outros membros; solicitar ajuda do Google Sites; comunicar um problema.Para aceder aos ícones que permitem gerir o site clique em Mais > Gerir site e abre umajanela como a da figura 21.
  • 11. Figura 21 – Gerir siteEm gerir site pode ver a atividade recente do site; as páginas criadas; os anexos inseridos; osmodelos de página; os scripts para o Google apps; os itens eliminados; o geral; a partilha eautorizações; o adsense; o endereço Web; o esquema do site; as cores e tipos de letra; ostemas.Se selecionar Geral, como na figura 21 pode ver o nome do site; acrescentar uma descrição aosite; indicar que a página tem conteúdo para adultos; alterar a página de destino; acompanhara cota de armazenamento do site; copiar o site; publicá-lo como modelo; eliminar o site; ativaras estatísticas; escolher o idioma do site; ajustar automaticamente o site para telemóveis;definir o acesso ao site por outros utilizadores, como mostra a figura 22. s Figura 22 – Editar partilha e autorizações Pode personalizar o site alterando as cores e o tipo de letra como mostra a figura 23. Figura 23 – Editar cores e tipos de letra
  • 12. Para incorporar um formulário vai ao gmail – disco ou drive , procura o formulário que criou,clica em form – editar formulário, mais ações - incorporar Figura 24 – para incorporar formúlárioCopiar este código. Figura 25 – copiar código htmlClicar em editar para abrir a página onde quer pôr o formulário e clicar no menu <html> Figura 26 – incorporar código htmlColar o código html nesta janela (figura 27), sempre no fim de tudo, depois clicar em Atualizar.
  • 13. Figura 27 – Editar o código htmlPara ir vendo como fica o website no telemóvel clica em Mais ações clica em Pré-visualizar apágina como visitante (figura 28).Figura 28 – Pré-visualizar página como visitante
  • 14. Verá que a página está redimensionada para ecrã de telemóvel. Figura 29 – Aspeto da página no telemóvelQuando se trata de desenvolver um site para pequeno ecrã há recomendações importantes alevar em conta: simplicidade de navegação, rapidez de acesso, visibilidade, conversão,redireccionamento, uso dos polegares e oferta de uma experiência de navegação perfeita.Adelina Moura