Espiritismo Kardecista
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Like this? Share it with your network

Share

Espiritismo Kardecista

on

  • 4,434 views

 

Statistics

Views

Total Views
4,434
Views on SlideShare
4,434
Embed Views
0

Actions

Likes
2
Downloads
47
Comments
2

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
  • Gostei muito das explicações. Apenas uma correção, não existe Espiritismo Kardecista, pois Kardec foi apenas o codificador. O Espiritismo foi trazido por uma plêiade de espíritos superiores, portanto o Espiritismo não tem um homem, Allan Kardec, como seu fundador, mas os Espíritos Superiores.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
  • OBRIGADA PELAS EXPLICAÇÕES
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Espiritismo Kardecista Presentation Transcript

  • 1. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS ICH – Instituto de Ciências Humanas Curso: História 3º Período Professor: Edward N. B. Guimarães Disciplina: Cultura Religiosa I Entrega: 08/10/2012Grupo:Cristiane AlmeidaLilian MascarenhasSheila MaraTúlio Souza
  • 2. Dedicamos este trabalho em primeiro lugar ao ProfessorEdward, por nos ter concedido a oportunidade deaprofundarmos nossos conhecimentos referente as variasreligiões professadas em nossa sociedade. Em segundo aosmembros do grupo pelo interesse e a dedicação narealização do trabalho em questão.“Nascer, viver, morrer, renascer e progredir sempre, tal é a lei”. Allan Kardec – 1.857 – Paris - França
  • 3. IntroduçãoO presente trabalho tem por finalidade apresentar a doutrina espírita para leigos econsequentemente orientar aqueles que desconhecem a doutrina para que melhor acompreendam e respeitem. O Espiritismo é uma doutrina que tem como foco, como opróprio nome nos diz, os espíritos. Para o Espiritismo o espírito nasce ingênuo e com aexperiência da encarnação, que nada mais é do que a vida no mundo material, o contatocom o mundo material, pode adquirir o necessário para se tornar um espírito plenoperfeito.O espiritismo é uma doutrina próxima da ciência, o seu principal difusor, AllanKardec, insistia no fato de que a doutrina espírita, no fundo, é uma ciência.Esperamos, pois, que com o presente trabalho possamos aperfeiçoar o entendimentosobre essa doutrina, tirando possíveis dúvidas e mostrando o real, pois o Espiritismomuitas vezes é entendido de forma errônea e até mesmo preconceituosa no que dizrespeito a algumas de suas idéias principais. Esperamos assim, mostrar a doutrinaespírita o mais próximo possível do que ela realmente é e como é entendida pelo seuadeptos.
  • 4. Origem do Espiritismo KardecistaO Kardecismo surge no século XIX. Hippolyte Léon Denizard Rivail certa vez se encontrava em uma conversa com umamigo que lhe disse ter visto e acreditar em eventos extraordinários supostamentecausados por ação de espíritos. Curioso e imbuído de um certo ceticismo Rivail passoua buscar respostas e frequentar reuniões a esse respeito.Continuando seus estudos e vivências ele ouve de um médium que em outra vida eleera um celta que havia se chamado Allan Kardec, e ele tinha como função mesclarensinamentos e conhecimentos despertados ao longo do tempo juntamente com osensinamentos de Jesus Cristo. Impulsionado pelo espírito de Kardec, Rivail passa a intensificar seus estudos o queteria como produto o Espiritismo. Allan Kardec publica o Livro dos Espíritos, em 1857, no qual podemos dizer que tem aorigem a religião chamada pelo próprio Kardec de Espiritismo para diferenciá-la deoutros movimentos relacionados aos espíritos que surgiram no século XIX.
  • 5. Fundadores e LíderesComo o próprio nome já sugere o principal líder e fundador da religião é Allan Kardec.Nascido em 03 de outubro de 1804, em Lyon, Hippolyte Léon Denizard Rivail era deuma família fortemente católica. . Pedagogo lecionava as ciências que se encontravaem alta no período do século XIX, com a Química e Física até se sentir muito curiososobre os tais acontecimentos extraordinários que, segundos alguns, eram causados porespíritos que se comunicavam com os vivos. No Brasil se destacou um Médium que segundo os espíritas é um dos espíritos maisevoluídos que já passaram por essa vida além de Allan Kardec. Este era FranciscoXavier mineiro de Pedro Leopoldo que desde criança já possuía o dom da mediunidade.
  • 6. Livro sagrado e doutrinaO Espiritismo tem como livros de doutrina os quatro livros publicados por AllanKardec que são:O Livro dos EspíritosO Livro dos MédiunsO que é o EspiritismoO Evangelho segundo o EspiritismoVisão sobre Deus A visão de Deus no Espiritismo é que ele é um ser supremo, o início de tudo, umainteligência insuperável, eterno, imutável, imaterial, justo, bom e onipotente.Visão de fim do mundo Segundo o Espiritismo, a vida, é o resultado desta complexa e demorada evoluçãocomprovada pela Ciência. A diferença entre Ciência e Espiritismo é que o segundo fazintervir a ação dos Espíritos no processo de evolução. Os Espíritos, para o Espiritismo,foram criados simples e ignorantes com a determinação de se tornarem perfeitos. Paraisso necessitam do contato com a matéria.
  • 7. Fé e esperança após a morte Para o espiritismo, a morte (desencarnação) é encarada como apenas mais um estágioda vida espiritual – considerada a verdadeira vida. Não é compreendida como umacisão definitiva entre as pessoas que se amam, mas apenas uma separação temporáriano mundo físico.Para o Espiritismo a morte é o momento em que o espírito vai em busca deconhecimento, então quanto mais vidas mais evoluído é o espírito até se tornar perfeito.Principais princípios O Kardecismo prega a simplicidade, a caridade, o respeito e o amor ao próximo. Umadas mais famosas frases de Allan Kardec diz: “Fora da caridade não há salvação”, ouseja, ao passarem por várias vidas, os espíritos devem alcançar o maior ponto de amor ecaridade para encontrarem a sabedoria que vem de Deus.Proibições aos fieisO Espiritismo proíbe o mal, ou melhor, diz aos homens o que o mal acarreta. ADoutrina lhes mostra o caminho: não obriga, eles que o sigam como puderem.
  • 8. Explicação do malPara a doutrina Espírita, Deus não criou o mal; estabeleceu leis, e essas leis são sempreboas. mas os Espíritos, tendo seu livre arbítrio, nem sempre as observaram, e o malveio de sua desobediência.Costumes, ritos, festas...A simplicidade da religião Espírita Kardecista é uma peculiaridade sua, pois na religiãonão existem clérigos nem vestimentas próprias para ritos muito menos ritos comocasamentos e batismos.Algumas reuniões são apenas de estudo do Evangelho segundo Allan Kardec, outrassão onde o dom da mediunidade, se manifesta através da psicografia. Outra proposta do Kardecismo é a filantropia.CuriosidadesUma particularidade e também curiosidade do Espiritismo é a reencarnação, outracuriosidade e particularidade é a comunicação com os mortos. Kardec insistia no fatode que a doutrina espírita, no fundo, é uma ciência.
  • 9. De religião para religião O Espiritismo não se serve de rituais, liturgia, dogmas, símbolos, superstição e cultosexteriores. Mas reconhece fundamentalmente a Ética Cristã. O preconceito com outrasreligiões não existe desde que essa não vá contra a sua concepção de bem e de mal.Preconceitos sofridos O Espiritismo sofreu grande oposição em um contexto histórico no qual o catolicismotinha grande presença. Antes da criação da FEB (Federação Espírita Brasileira),consideravam o espiritismo uma manifestação de insanidade mental.OrganizaçãoA Organização Brasileira conta com a sede em Brasília. Em cada região do país, têm-se centros de estudos sobre o espiritismo, aqui em Belo Horizonte, um exemplo dessecentro é a Fundação Irmãos Glauco, que nosso grupo visitou.No Mundo ainda é pouca a representatividade do Espiritismo ainda que em algunspaíses existam sim pessoas particularizadas com essa doutrina.
  • 10. Anexos
  • 11. BibliografiaKARDEC, Allan - O Livro dos Espíritos. - FEB, Rio de Janeiro, 1994KARDEC, Allan - O Evangelho segundo o Espiritismo, - FEB, Rio de Janeiro, 1995KARDEC, Allan - O Livro dos Médiuns - FEB, Rio de Janeiro, 1992.Revista Super Interessante. Ed. Setembro 2012. Versão eletrônicaRevista Super Interessante. Ed. Março 2009. Versão eletrônicaDisponível em:<http://www.febnet.org.br>. Acesso em 05 out 2012Disponível em:<http://www.feig.org.br>. Acesso em 05 out 2012Fraternidade Espírita visitada:Fraternidade Espírita Irmão GlaucusRua Henrique Gorceix, nº 30 - Padre Eustáquio - Belo Horizonte - MGCEP: 30.720-360 - Telefones: (31) 3411-9299 - Fax (31) 3411-92999