Exemplos de sites que trabalham conforme o comportamento online do consumidor
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Like this? Share it with your network

Share

Exemplos de sites que trabalham conforme o comportamento online do consumidor

  • 314 views
Uploaded on

Trabalho feito para complemento de curso de pós graduação em Marketing Digital na FECAP.

Trabalho feito para complemento de curso de pós graduação em Marketing Digital na FECAP.

More in: Business
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
314
On Slideshare
314
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
1
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Tópicos Avançados em Comportamento de Compra Marketing Digital Matrícula: 13030090 Lígia Menezes
  • 2. Papeis de compra O Site da loja AlôBebê trabalha bastante com o iniciador e comprador, como o pai e a mãe da criança. Não serão eles que usarão os itens e sim os filhos. Mas as mensagens passadas nos banners do site servem para convencer os pais – pois mostram tudo o que os pais (iniciadores, decisores, compradores) querem ouvir: “neste cadeirão como até chicória”. Afinal, que pai não quer que o filho se alimente bem e não faria de tudo para que a frase acima fosse verdade?
  • 3. Etapas de compra Para mim, o site que melhor exemplifica etapas de compra é o Buscapé, princi palmente quando falamos da etapa de pesquisa (de preços, de informações e marcas. No Buscapé, além de comparar produtos iguais em várias lojas, visando achar o menor preço, é possível ainda comparar produtos diferentes, para saber as funcionalidades de cada um e as vantagens e desvantagens. A etapa mais trabalha nesse caso é a de pesquisa e busca de informações.
  • 4. Fatores sociais e/ ou culturais O Site Sexshop Gospel trabalha muito fatores sociais e culturais. Ele se intitula o único Sex Shop para casais casados (e para evangélicos) e logo na página Quem Somos, tem um enorme texto sobre quebra de tabus. Em seu layout, notamos que não há imagens provocantes, cores fortes e vibrantes. As cores são sérias, tom azul marinho, layout simples, para evitar constrangimentos no acesso, visto que para a comunidade Gospel, sexo e prazer são ainda tabus.
  • 5. Fatores situacionais O Site Giuliana Flores explora bem os fatores situacionais. As primeiras opções de seu menu principal são “Monte seu Presente”, “Presente por Ocasião” e “Presente de aniversário”. Os fatores situacionais também são explorados no fechamento da compra, com a oferta de cartões, chocolates e itens complementares que facilitam a compra do presente.
  • 6. Ferramenta de CRM O site do Cliente Mais do Pão de Açúcar trabalha fortemente com CRM. Pelo site ou no mercado, é possível se cadastrar para acumular pontos, trocar por descontos e participar de promoções. O Pão de açúcar, além de segmentar os clientes conforme a base cadastral, também acumula hábitos de compra de cada cliente (para comprar com desconto é preciso dar o CPF, o que permite o mercado monitorar os hábitos e as preferências de cada cliente). Dessa forma, alguns são selecionados para receber certos tipos de e-mails marketing, promoções e até a revista do Pão de Açúcar.
  • 7. Programa de fidelização O site Multiplus trabalha com fidelização, pois a cada vez que você usa o cartão de crédito associado, acumul a pontos que podem ser trocados por milhas ou produtos. Dessa forma, os clientes preferem usar tal cartão do que usar outros, pois veemvantagem/ valor nesse uso. A fidelização é tanta que muitos clientes pensam duas vezes, até mesmo, na hora de cancelar o cartão de crédito.
  • 8. Direcionado ao consumidor verde O site na Natura Ekos é totalmente voltado ao consumidor verde, que valoriza empresas sustentáveis e o meio ambiente. Logo na página inicial do site, temos chamadas para “Ativos da Biodiversidade”, uma seção que explica a fauna e flora de todas as regiões brasileiras. Além disso, há também a parte “A Força das Mulheres Rurais”, que valoriza e homenageia o trabalho das mulheres nas sociedades rurais. No “Blog Ekos”, os posts são voltados à reciclagem e meio ambiente. Já a parte “Somos Produtos da Natureza” está linkada ao vídeo institucional da Natura Ekos e visa mostrar a conexão da marca com a natureza e com as sociedades.
  • 9. Consumo colaborativo Um bom exemplo de site que trabalha com consumo colaborativo é o DescolaAi. Lá, os próprios usuários postam sobre serviços de confiança, que já testaram e também buscam serviços que sejam indicados e passem confiança. A ideia do site só existe por causa da colaboração e interação online entre os associados. Nele, há ainda a opção de trocar produtos e até vender. Tudo é anunciado pelos associados (consumidores).
  • 10. Flores Online: Shopper Marketing As interações com o consumidor no momento da compra (ou no momento da pesquisa para comprar), no Flores Online, são feiras através de slides oferecendo descontos e lembrando de ocasiões especiais, como o slide “Primavera”, “Entr egamoshoje:” e “Parabéns”. Além disso, o cross selling (que falaremos a seguir) também é uma técnica forte de Shopper Marketing utilizada no Flores Online, com a sugestão da adição de produtos.
  • 11. Flores Online: Cross Selling O Flores Online é um bom exemplo de site que trabalha com Cross Selling, ou seja, venda cruzada. Assim que clicamos em comprar, o site nos sugere acessórios para adicionarmos no presente. No momento em que adicionamos os acessórios, já verificamos em nosso carrinho o valor total. É possível adicionar vários itens (sem limites). Há ainda os botões: “Continuar comprando para essa pessoa” e “Comprar para outra pessoa”, que pode trazer a lembrança de outras pessoas que precisam ser presenteadas e fazer você aproveitar o mesmo frete.