Neuro marketing marketing lessons

1,204 views
1,053 views

Published on

NeuroMarketing - Seminário Escola de Comércio do Porto

Published in: Education
1 Comment
1 Like
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
1,204
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
87
Comments
1
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Neuro marketing marketing lessons

  1. 1. Marketing Lessons Escola de Comércio do Porto 12ºTM
  2. 2. NeuroMarketingNeuroMarketing NeuroMarketing NeuroMarketing
  3. 3. ConceitoNeuroMarketing é um campo novo domarketing que estuda a essência docomportamento do consumidor Fonte: Wikipédia
  4. 4. Ressonância MagnéticaMetodologiaAtravés da ressonância magnética funcional, pesquisadoresconseguem estudar áreas cerebrais envolvidas na realização dasmais variadas tarefas, incluindo nas decisões de compra.
  5. 5. Ressonância magnéticaAtravés de um conjunto de técnicas podemos construiruma imagem estrutural e funcional do cérebro e ver oque está acontecer com os neurônios quando estesforem estimulados.
  6. 6. O Sistema Nervoso é o responsável por ativar as sensações.Ao estudar as reações cerebrais, verifica o que acontece nocérebro perante um conjunto de estímulos, e quais áreascerebrais são responsáveis por gerar tais reações.
  7. 7. Conhecer como o sistema nervoso reage à enorme quantidade de estímulos, que o consumidor esta exposto, e a linguagem doNeuroMarketing cérebro. Objectivos Trabalhar o melhor formato da publicidade e anúncio para que o consumidor se lembre por mais tempo do seu produto. Analisar o impacto emocional da comunicação e trabalhar todos os aspectos de marketing (preço, promoção, posicionamento, etc…) Compreender cada vez mais as necessidades e expectativas do consumidor.
  8. 8. O maior nome do NeuroMarketing – Martin Lindstrom
  9. 9. Pesquisa PesquisaQualitativa Quantitativa NeuroMarketing Futuro do Marketing É a chave para compreendermos de forma verdadeira as necessidades, desejos, motivações dos consumidores.
  10. 10. A resposta está nonosso cérebro.
  11. 11. Vantagens• Apurar as motivações, necessidades e desejos dos consumidores;• Compreendermos os pensamentos e sentimentos dos cliente;• Descobrir as ações e desejos subconscientes que motivam as decisões do consumo.Ou seja, o Neuromarketing vai mais além do que simplesdeclarações do consumidor num estudo de mercado, vaidiretamente ao cérebro para verificar que tipo de motivação,reação emocional ou pensamento está a ocorrer naquele exatomomento.
  12. 12. Desvantagens• Os aparelhos tecnológicos tem elevado custo;• É preciso mobilizar um grande numero de pessoas para realizar estudos;• Como o cérebro humano é tão complexo torna- se difícil controlar todas a variáveis que podem diferir no estudo;• Os aspectos legais de realizar exames cerebrais.New York Times:“um dos medos mais frequentes entre os académicos é que esse tipo deestudos seja uma ameaça a privacidade e a liberdade mental doscidadãos”.
  13. 13. NeuroMarketing nas empresas Hoje, para entender o comportamento do consumidortanto no meio físico como no meio digital as grandesempresas estão a contratar serviços para estudar ocomportamento de seus consumidores através dosrecursos avançados nas pesquisas do NeuroMarketing.
  14. 14. Empresas
  15. 15. O toque da Nokia, mais conhecido do planeta,verificou-se que depois de um estudo do cérebro queprocessa informação sobre as emoções, o toque estavaa destruir a marca, pois provocava poderosasassociações negativas que repeliam completamente osvoluntários.
  16. 16. Martin Lindstrom desenvolveu uma campanha publicitária“Escolha uma nova cor” para o M&Ms na Europa. M&Ms azuis,rosa e brancos não existiam; então, perguntou aosconsumidores, por meio da internet, que cores eles maisgostariam. No final, eles escolheram o azul, quando a Marslançou a nova cor, as vendas subiram. As cores possuem ahabilidade de atrair um especifico tipo de consumidor e mudar ocomportamento do mesmo. O Neuromarketing visa decifrar amente dos consumidores e indica novos caminhos para asempresas alcançarem a tão sonhada satisfação do cliente.
  17. 17. As cores possuem a habilidade de atrair um especifico tipo deconsumidor e mudar o comportamento do mesmo, podem sercruciais no lançamento de um produto, ou de uma marca.Entender o raciocínio do consumidor e como e porque eletoma uma decisão de compra é algo impossível, porém oNeuromarketing visa decifrar a mente dos consumidores eindica novos caminhos para as empresas alcançarem a tãosonhada satisfação do cliente.
  18. 18. Em 2003, o Dr. Read Montague realizou umestudo através de ressonância magnética com oobjectivo monitorizar o cérebro dos 67voluntários.
  19. 19. Conclusão: O lado emocional associado a Coca-Cola derrotou a preferênciaracional do sabor da Pepsi. O motivo é porque é por meio dasemoções que o cérebro codifica aquilo que tem valor para osconsumidores. A Coca-Cola venceu, devido a todas asassociações positivas ligadas a marca: história, logotipo, cor,design e aroma.
  20. 20. SínteseQualquer estratégia de marketing deve ser feita de forma a geraruma boa comunicação com o consumidor.Na prática o neuromarketing irá dizer às empresas como oconsumidor reage, em relação à cor da embalagem, ao som, aocheiro de determinados produtos …. enfim se o consumidor gostado produto,
  21. 21. As estatísticas mentem.Os estudos de mercados mentem.Para saber a verdade acerca do que nos leva acomprar, tem de ir directamente a fonte… aocérebro do consumidor.

×