Diversidade Climática Mundial
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Diversidade Climática Mundial

on

  • 29,708 views

 

Statistics

Views

Total Views
29,708
Views on SlideShare
29,556
Embed Views
152

Actions

Likes
5
Downloads
551
Comments
2

2 Embeds 152

http://www.slideshare.net 151
http://static.slidesharecdn.com 1

Accessibility

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel

12 of 2

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Diversidade Climática Mundial Diversidade Climática Mundial Presentation Transcript

    • Diversidade Climática Sumário: • Os climas: •Climas quentes •Climas temperados •Climas frios • Síntese dos climas
    • Diversidade Climática Do modo como se combinam os diferentes elementos climáticos, em especial a temperatura e a precipitação, resultam vários tipos de clima à superfície da Terra.
    • Diversidade Climática Distribuição dos principais tipos de clima:
    • Clima Equatorial Clima Equatorial Características: O clima equatorial apresenta as seguintes características: — temperaturas médias mensais elevadas e praticamente constantes ao longo do ano, sendo a temperatura média anual igual ou superior a 25 °C; — amplitude térmica anual muito baixa, normalmente inferior a 3 °C; — precipitações abundantes e bem distribuídas ao longo do ano, não existindo meses secos. Localização Localiza-se numa faixa junto do Equador, compreendida entre os 5° N e os 5° S de latitude podendo, em circunstâncias específicas, subir ou descer até ao trópico de Câncer nas margens orientais dos continentes, devido às influências dos ventos alísios húmidos. Abrange, por isso, áreas como por exemplo o Zaire, a bacia do Amazonas, a bacia do Congo, Madagáscar e a maior parte das ilhas situadas entre os oceanos Índico e Pacífico, na zona equatorial.
    • Clima Tropical Húmido Clima Tropical Húmido O clima tropical húmido apresenta as seguintes características: — temperatura sempre elevada ao longo do ano; — amplitude térmica anual muito baixa, embora ligeiramente superior à do clima equatorial; — precipitações abundantes embora mal distribuídas ao longo do ano. Chove muito numa época do ano (estação das chuvas) e pouco na outra (estação seca); — o número de meses húmidos é superior ao número de meses secos. Localização: Localiza-se numa faixa compreendida entre os 5° e os 10° a 12° de latitude norte e sul.
    • Clima Tropical Seco Clima Tropical Seco O clima tropical seco caracteriza-se por possuir: — temperaturas sempre elevadas ao longo do ano; — amplitude térmica anual relativamente baixa, embora superior à do clima equatorial e ligeiramente maior que a do clima tropical húmido; — precipitações fracas e concentradas numa época do ano, sendo a estação seca bastante pronunciada; — um número de meses secos superior ao número de meses húmidos. Localização Localiza-se aproximadamente numa faixa compreendida entre os 100 — 12° e os 15° — 18° de latitude norte e sul.
    • Clima Desértico Quente Clima Desértico O clima desértico tem: — temperatura ao longo do ano sempre elevada; — amplitude térmica anual superior a 15 °C; — amplitude térmica diurna muito elevada, podendo ultrapassar os 30ºC (o facto explica-se simplesmente devido à ausência de vapor de água na atmosfera, pelo que o calor libertado pela terra, através da irradiação nocturna, não é absorvido e perde-se para a alta atmosfera); — precipitações raras e muito irregulares. Num mesmo lugar, podem passar-se meses ou até anos sem ocorrer precipitação mas, de um momento para o outro, podem desencadear-se chuvas desastrosas a ponto de destruir tudo em poucos segundos. Localização: Localiza-se entre latitudes que variam dos 15º aos 35º norte e sul e cujo eixo é aproximadamente o respectivo trópico. Abrange, por isso, áreas como por exemplo o Sara, Arábia, Irão, Thar (Paquistão), Calaári, Austrália, Montana, Cobrado, Nevada, Sonora, Ceará.
    • Clima Mediterrâneo Clima temperado mediterrâneo O clima temperado mediterrâneo apresenta as seguintes características: — Verões quentes, longos e secos (temperatura média do mês mais quente compreendida entre os 21 e os 27 °C e temperaturas máximas que podem atingir os 40 °C); — Invernos amenos e curtos (temperatura média do mês mais frio entre 6° e 10 °C); — amplitude térmica anual pouco acentuada (entre 6 e 17 °C); — precipitação escassa e distribuída de forma irregular (o total anual pode variar de 400 a 900 mm), chove sobretudo no Outono e no Inverno; — o número de meses secos pode variar entre 4 a 7. Localização Localiza-se nas áreas litorais sob influência do Mar Mediterrâneo, sudoeste da Austrália, Califórnia e Chile central (fig. 52).
    • Clima Marítimo Clima temperado marítimo O clima temperado marítimo tem as seguintes características: — Verões frescos (temperatura média compreendida entre os 15 e os 20 °C); — Invernos moderados (temperatura média maior que 5 °C); — amplitude térmica anual fraca; — precipitação abundante e mais ou menos bem distribuída ao longo do ano, embora com máximos nos meses de Outono e Inverno e mínimos nos meses de Verão. Localização Localiza-se ao longo de uma faixa que abrange toda a Europa Ocidental, desde o Norte da Península Ibérica até à Noruega, nas costas ocidentais da América do Norte (desde o Norte da Califórnia ao Alasca), no Chile meridional e na Nova Zelândia.
    • Clima Continental Clima temperado continental O clima temperado continental destaca-se dos restantes por apresentar: — Verões quentes, curtos e com precipitação; — Invernos frios, longos e secos (as temperaturas podem atingir com frequência valores inferiores a —15 °C); — amplitude térmica anual bastante grande (chegando a atingir, em algumas estações, os 40 °C); — precipitação pouco abundante, com máximos no Verão e mínimos no Inverno, frequentemente sob a forma de neve. Localização Localiza-se às mesmas latitudes do clima temperado marítimo, mas no interior dos continentes e na fachada ocidental dos oceanos, isto é, todo o Norte, Leste e Centro dos EUA, interior da Europa, Sul e interior norte da Ásia, entre aquelas latitudes, longe das influências marítimas.
    • Clima Subpolar Clima subpolar O clima subpolar caracteriza-se por: — Verões pouco quentes e curtos (temperatura média mensal inferior a 18 °C); — Invernos prolongados e rigorosamente frios (durante 6 a 8 meses a temperatura está sempre abaixo dos O °C); — amplitude térmica anual relativamente acentuada; — precipitação bastante reduzida e concentrada na época menos fria, no Inverno ocorre sob a forma de neve. Localização Localiza-se sensivelmente entre as latitudes 550 e 65° N. É próprio do Alasca, Labrador, norte da Escandinávia até à Sibéria e norte do Canadá.
    • Clima Polar Clima polar O Clima polar tem: — temperaturas médias mensais negativas na maior parte dos meses do ano; — amplitude térmica anual muito elevada; — precipitação anual reduzida, sendo mais abundante nos meses menos frios. Localização Localiza-se nas altas latitudes (700 a 80°) a norte dos continentes americano e asiático, inclui a Antárctida e grande parte da Gronelândia.
    • Clima de Montanha Clima de altitude ou de montanha A altitude constitui um importante factor do clima, na medida em que provoca grandes alterações em alguns dos seus elementos. Regra geral, a um aumento da altitude corresponde uma diminuição da temperatura e um aumento da precipitação, pelo menos até certo limite. Deste modo as áreas com climas de altitude apresentam características bem diferentes daquelas que as rodeiam, nomeadamente: — Verões praticamente inexistentes; — Invernos bastante frios; — amplitude térmica anual não muito elevada; — amplitude térmica diurna bastante significativa (chegando a atingir os 25° e os 30 °C), devido ao rápido aquecimento do ar durante o dia e ao arrefecimento muito brusco durante a noite; — precipitação abundante, ocorrendo, na maior parte do ano, sob a forma de neve. Localização Os climas de montanha encontram-se bastante dispersos pela superfície terrestre. Assim, nas regiões tropicais destacam-se: cordilheira dos Andes, relevos do México e Argentina central, Este do Brasil, maciço da Etiópia, elevações da Tanzânia, Quénia e Uganda, destacando-se o Quilimanjaro, Himalaias, elevações da Indochina e lnsulíndia/Indonésia.
    • Climas Quentes - Síntese
    • Climas Temperados - Síntese
    • Climas Frios - Síntese