SlideShare a Scribd company logo
1 of 7
Download to read offline
Recursos retóricos e  literários usados na criação  de Slogans
Slogan, a gente vê por aqui
Slogan é uma mensagem curta, de fácil memorização e que atribui valores/características a um produto/serviço/marca. Parece indefeso, mas o slogan é uma arma poderosa na guerra pela mente do consumidor. E também parece fácil, mas essa frasezinha exige muito do redator, que invade o mundo dos recursos retóricos e literários em busca do mais belo efeito linguístico. Observe alguns deles:
Aliteração – Consiste na repetição de sons consonantais semelhantes ou idênticos. Ex.: “Pronto para percursos pesados” – Rebook (tênis) “Sua casa, seu orgulho, Suvinil” – Suvinil (tinta)   Prosopopéia (Personificação) – É atribuir características e habilidades humanas a seres inanimados. Ex.: “O brinquedo que brinca com a criança” – Robobrink (brinquedo “A TV que agradece o seu carinho.” – SBT (emissora de TV)
Paralelismo – Consiste em indicar o paralelo entre dois termos. Repete a estrutura para esboçar idéias diferentes. Ex.: “Você tem seu estilo. A Renner tem todos” – Renner (loja de roupas e acessórios).   Metonímia – É a substituição de termos com relação lógica e constante de sentido. Ex.: “Hoje é dia de sofá” – Blockbuster (locadora). O sentido de assistir filmes na sala de casa é substituído pela palavra “sofá”.
A intertextualidade também é um recurso de apoio na criação de um slogan. Há quem chame de trocadilho. “Perfeito para você.”  Itaú Personalité, que parafraseia o slogan do próprio Itaú – “Feito para você”. “Salve-se quem tiver.” – SulAmerérica (seguro) – parafraseia o dito: “Salve-se quem puder“. “Ler ou não ser.” – Siciliano (livraria) – Parafraseia a frase de Shakespeare: “Ser ou não ser”.
Veja mais recursos e procedimentos usados por redatores e criativos publicitários na elaboração de seus discursos persuasivos. www.discutindoaredacao.wordpress.com

More Related Content

Recursos retóricos em slogans

  • 1. Recursos retóricos e literários usados na criação de Slogans
  • 2. Slogan, a gente vê por aqui
  • 3. Slogan é uma mensagem curta, de fácil memorização e que atribui valores/características a um produto/serviço/marca. Parece indefeso, mas o slogan é uma arma poderosa na guerra pela mente do consumidor. E também parece fácil, mas essa frasezinha exige muito do redator, que invade o mundo dos recursos retóricos e literários em busca do mais belo efeito linguístico. Observe alguns deles:
  • 4. Aliteração – Consiste na repetição de sons consonantais semelhantes ou idênticos. Ex.: “Pronto para percursos pesados” – Rebook (tênis) “Sua casa, seu orgulho, Suvinil” – Suvinil (tinta)   Prosopopéia (Personificação) – É atribuir características e habilidades humanas a seres inanimados. Ex.: “O brinquedo que brinca com a criança” – Robobrink (brinquedo “A TV que agradece o seu carinho.” – SBT (emissora de TV)
  • 5. Paralelismo – Consiste em indicar o paralelo entre dois termos. Repete a estrutura para esboçar idéias diferentes. Ex.: “Você tem seu estilo. A Renner tem todos” – Renner (loja de roupas e acessórios).   Metonímia – É a substituição de termos com relação lógica e constante de sentido. Ex.: “Hoje é dia de sofá” – Blockbuster (locadora). O sentido de assistir filmes na sala de casa é substituído pela palavra “sofá”.
  • 6. A intertextualidade também é um recurso de apoio na criação de um slogan. Há quem chame de trocadilho. “Perfeito para você.”  Itaú Personalité, que parafraseia o slogan do próprio Itaú – “Feito para você”. “Salve-se quem tiver.” – SulAmerérica (seguro) – parafraseia o dito: “Salve-se quem puder“. “Ler ou não ser.” – Siciliano (livraria) – Parafraseia a frase de Shakespeare: “Ser ou não ser”.
  • 7. Veja mais recursos e procedimentos usados por redatores e criativos publicitários na elaboração de seus discursos persuasivos. www.discutindoaredacao.wordpress.com