Continente Asiático - População, Religião, Conflitos e Economia
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Continente Asiático - População, Religião, Conflitos e Economia

on

  • 34,105 views

As principais informações desta apresentação são: ...

As principais informações desta apresentação são:
Populações
Característica das religiões (Islâmismo, Judaísmo, Budismo, Hinduísmo entre outras)
Conflitos no Oriente Médio (Iraque, Guerra do Golfo, Palestinos x Israelense, Caxemira entre outros)

Statistics

Views

Total Views
34,105
Views on SlideShare
33,753
Embed Views
352

Actions

Likes
5
Downloads
361
Comments
0

3 Embeds 352

http://www.linguagemgeografica.blogspot.com.br 215
http://linguagemgeografica.blogspot.com.br 135
http://linguagemgeografica.blogspot.pt 2

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Continente Asiático - População, Religião, Conflitos e Economia Continente Asiático - População, Religião, Conflitos e Economia Presentation Transcript

  • CONTINENTE ASIÁTICOASPECTOS FÍSICOS E GEOPOLÍTICOS  Prof.º Luiz Fernando Wisniewski lfw.geografia@gmail.com
  • POPULAÇÃO E ECONOMIA  Ao se comparar o mapa demográfico com o físico notamosque a distribuição da população do continente asiático inferior a 1Hab/Km2, estão localizadas aonde o clima é mais rigoroso, sejafrio ou quente. E são nas regiões aonde o clima é mais ameno e nos valesdos grandes rios da Ásia, encontramos umas densidade maior.
  • JAPÃO  Com 377.835 Km2 é formada por um arquipélago de 3.000 ilhas,porém 95% do território emerso é ocupado por 4 principais ilhas. View slide
  • JAPÃO - CLIMA  Localizada no clima temperado, apresenta as quatro estações do ano bem definidas. Em Hokkaido devido a influência da massa de ar fria Oya Shivo, ocorrefrequentes nevascas. Na ilha de Honshu o clima é temperado oceânico, com altos índicespluviométricos. Em Shikoku e Kyushu, ao sul o clima é subtropical com verões queatingem 30º. View slide
  • JAPÃO - CLIMA 
  • JAPÃO - VEGETAÇÃO  As florestas temperadas ocupam 57% do Japão, ao nortetemos a taiga ou coníferas, com grande importância para aindustria naval. A dinâmica das estações está inserida no aspecto culturaldo país, que festeja a chegada da primavera, marcada peloflorescimento das cerejeiras e ameixeiras.
  • JAPÃO - RELEVO  Formado principalmente por rochas vulcânicas recentes, que ocupa 76%de todo o território. Os 24% restantes são formados pelas planícies litorâneas, aonde temosuma elevada densidade demográfica. O Monte Fuji, com 3.776 m, localizado na ilha de Honshu é o ponto maisalto do país.
  • JAPÃO - HIDROGRAFIA  Acompanhando o relevo os rios do Japão são de pequenasextensão e numerosos lagos de formação vulcânica. São aproveitados para a agricultura e na produção deenergia. Hidrelétrica Kurobe
  • JAPÃO - POPULAÇÃO  Devido ao relevo acidentado do país observou-se um superpovoamentonas regiões de planície, dando um destaque para Tóquio, com uma densidadedemográfica de 335 hab/km2. Com aproximadamente 127 milhões de habitantes apresenta-se deforma homogênea com baixo número de imigrantes. Expectativa de vida alta para sua população, em média 81 anos, a maiordo mundo e sua taxa de alfabetização chega a 99%.
  • JAPÃO - POPULAÇÃO 
  • JAPÃO - ECONOMIA  Superando as barreiras físicas impostas pela natureza e pelos processoshistóricos o Japão chegou a alcançar a segunda maior economia, perdendo seulugar para a China em 2010.Seu desenvolvimento passou por dois momentos fundamentais: ERA MEIJI PÓS SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
  • JAPÃO - ECONOMIA  Era Meiji (1868 a 1912) Investimentos na educação, para qualificar a mão de obra. Tornou-se uma economia mais acessível a economia ocidental. Xintoísmo como religião impondo a disciplina como marca culturaljaponesa. Investimentos na rede portuária e em redes de transportes.Implantação de industrias de bens de produção.
  • JAPÃO - ECONOMIA  PÓS SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1945) Ocorreu o milagre japonês, processo de reestruturação econômica. Retomada de investimentos na educação e a disciplina do trabalhadorJaponês Investimentos estadunidenses direcionando a produção de bens industrialpara exportação Pesquisadores desenvolveram os conhecimentos adquiridos no ocidente
  • JAPÃO - ECONOMIA  A Genbaku Dome ou a Cúpula da Bomba Atômica, símbolo de esperança e paz mundial ,foia única construção na região do epicentro a permanecer em pé quando há 65 anos atrás o aviãoamericano "Enola Gay" sobrevoou Hishoshima (Japão), lançou o "Little Boy" sobre a cidade e um clarão(cogumelo atômico) se ergueu gerando um calor de 5,5 milhões de graus centígrados vaporizadasmilhões de pessoas. Quem sobreviveu carrega além dos ferimentos os efeitos da radiação.
  • JAPÃO - ECONOMIA  A industria se desenvolveu principalmente na indústria naval, siderúrgica,automobilística e na produção de eletrônicos. A maior parte da matéria-prima são importadas, pois os recursos naturaisjaponeses é inferior a 10% das suas necessidades. O elevado aperfeiçoamento da tecnologia de ponta foi o quetransformou o país na atual potência industrial exportando seus produtos paratodo o planeta.
  • JAPÃO - ECONOMIA  O QUE SÃO OS ZAIBATSUS ? O crescimento econômico do Japão na Era Meiji e após a Segunda GuerraMundial, juntamente com a enorme concentração econômica e de renda da populaçãojaponesa fez com que os capitais reuniram-se em torno de alguns conglomeradosnipônicos, conhecidos como zaibatsus. Entre eles estão: Honda, Toyota, Mazda, Mitsubishi, Suzuki, Subaru e Daihatsu.
  • JAPÃO - ECONOMIA  A distribuição interna dos produtos é feita por uma eficiente rede detransportes: Ferrovias ligando as quatro ilhas, túneis, estradas entre outros.
  • JAPÃO - ECONOMIA  Devido a pequena área disponível, a agricultura no Japão é limitada, destacando-se a rizicultura e a horticultura, que se desenvolvem em pequenas propriedades emodernas técnicas e insumo, A produção interna não é suficiente para o consumo da população, que dependede importações.
  • JAPÃO - ECONOMIA 
  • CHINA  A China em 1949 adotou o sistema comunista, assim surgindo a RepúblicaPopular da China, sob a liderança de Mao Tsé-Tung enquanto o grupo contrário lideradopor Chang Kaichek refugiava-se na ilha de Formosa atual Taiwan. Em Taiwan estabeleceu-se a República da China Nacionalista, porém a China aconheceu apenas como uma “ província rebelde”. Foram feitas propostas sem sucesso de integração do capitalismo das “ DuasChinas”, porém intensificou-se a resistência e a tensão geopolítica entre as duas.
  • CHINA - ECONOMIA  No início do século XX a China era uma das nações mais pobres do mundo, suapopulação se concentrava nos vales do Rio Azul e Amarelo utilizando do solo de loess paraa agricultura, tendo 90% da população vivendo nesta região. Com o aumento da produção agrícola aumentou também o contingentepopulacional, e posteriormente a organização do Estado. No final de 1950, o governo chinês investiu na industria pesada. Em 1960 a China rompeu com a União Soviética e, em 1966, desencadeou aRevolução Cultural que durou até 1976 caracterizado pelo isolamento internacional e aimposição dos pensamentos de Mao Tsé-Tung. Livro Vermelho de Mao Tsé-Tung
  • CHINA - ECONOMIA  Com a morte de Mao Tsé-Tung 1976, Deng Xiao Ping assumiu o poder edeterminou uma nova revolução marcada pela abertura econômica da China em 1978.Apesar da continuação do sistema socialista o capital estrangeiro entra nas ZonasEconômicas Especiais, implementando sistema direcionados a exportação. Além dos incentivos do governo, a mão de obra e a disciplina tornou-se oprincipal atrativo de empresas estrangeiras. Porém estas reformas ampliaram asdesigualdades sociais entre o campo e a cidade. Diversos países procuram fazer parcerias com a China, inclusive a empresabrasileira Embraer instalada no país.
  • CHINA - ECONOMIA  Devemos lembrar que o modo capitalista, aberto aomercado, organiza a economia chinesa, enquanto a política écontrolada pelo governo totalitário próprio do regime comunistareprimindo manifestações e greves, fator atrativo para grandesgrupos comerciais.Desta forma dizemos que : A CHINA POSSUÍ UM SISTEMA ECONOMICO CHAMADO DE “ SOCIALISMO DE MERCADO”.
  • CHINA - ECONOMIA  A China é o maior produtor de minério de ferro, com 220 milhões de toneladasano. E está entre os grandes na produção de bauxita, da qual se extraí o alumínio. Com o desenvolvimento acelerado da economia chinesa, a dependência dopetróleo importado e a falta de mão se obra qualificada tornam-se os principais desafios docrescimento deste país.
  • CHINA - HIDROGRAFIA  A Usina das Três Gargantas como é conhecida, encontra-se no rio Yang-TséKiang, conhecido como Rio Azul, é a maior usina em capacidade instalada no mundo, cujaobra foi concluída em 2006. A construção da barragem trouxe como impacto ambiental um lago com 600 KMde extensão, e inundou terras férteis levando o governo chinês a deslocar mais de 1,3milhão de pessoas para outra áreas. O governo Chinês pretende produzir mais energia elétrica, pois a demandaindustrial do país é enorme.
  • ÍNDIA  Antiga colônia britânica, a Índia integra o conjunto de novospaíses industrializados e uma das potências nucleares dos países dosul, porém a agricultura consiste o setor de maior importância naeconomia nacional.
  • ÍNDIA – POPULAÇÃO E ECONOMIA  Encontramos na Índia um elevado número de população absoluta, asegunda no mundo, diversidade de língua e dialetos em todo o território, semfalar em seu sistema de castas. O hinduísmo é a principal religião praticada por 80% da população, umelemento muito forte na cultura nacional.
  • ÍNDIA – POPULAÇÃO E ECONOMIA  Pertence ao grupo de países subdesenvolvidos industrializados,substituindo a exportação pela produção voltada ao mercado interno. Com aconstrução de hidrelétricas, redes de transporte e industria de base a Índiaincentiva a instalação de multinacionais. A industrialização indiana foiimpulsionada no período da Guerra Fria pela União Soviética. Na agricultura, atividade que concentra mais da metade da população,cultivando algodão, arroz, trigo, tubérculos e chá. Durante os anos 90 houve um crescimento econômico mudando opadrão de consumo de parte da população, acentuando os problemas dedesigualdade social.
  • TIGRES ASIÁTICOS  Na década de 1970, quatro países da Ásia (Cingapura, Hong Kong, Coréia do Sul eTaiwan) apresentaram um acelerado processo de industrialização e exportações. Em razãoda agressividade administrativa e da localização dos países, eles ficaram conhecidosmundialmente como Tigres Asiáticos. O modelo industrial desses países é caracterizado como IOE (IndustrializaçãoOrientada para a Exportação), ou seja, as indústrias transnacionais que se estabeleceramnesses países e as empresas locais implantaram um parque industrial destinadoprincipalmente para o mercado exterior. Eles utilizaram estratégia arrojada de atração de capital estrangeiro - apoiada namão de obra barata e disciplinada, na isenção de impostos e nos baixos custos deinstalação de empresas. Hoje com a junção de empresas multinacionais e locais, houve transferênciatecnológica e a autonomia industrial destes países.
  • TIGRES ASIÁTICOS  O IDH dos países que compõe os Tigres Asiáticos é alto, isso indica que elespodem ser classificados como países desenvolvidos, pois atendem a necessidade deeducação, saúde e renda de suas populações. TIGRES ASIÁTICOS - IDH Cingapura 0,922 Coréia do Sul 0,921 Hong Kong 0,937 Taiwan 0,932* Fontes: PNUD, 2007 * Dados baseado no relatório do governo da República da China (2005)
  • TIGRES ASIÁTICOS Hong Kong CingapuraTaiwan Coréia do Sul
  • NOVOS TRIGRES ASIÁTICOS  O desenvolvimento industrial vendo sendo meta de países como aIndonésia, Vietnã, Filipinas, Tailândia e Malásia. Com investimentos externos associados afacilidades e incentivos governamentais estes países pretendem desenvolver a indústria deequipamentos, telecomunicações, eletrônicos de última geração, produção demáquinas, fertilizantes e petroquímicas. Os resultados já são visíveis, levando em conta o acentuado crescimento dasexportações e do PIB. Malásia Filipinas
  • RELIGIÃO  A Ásia é o berço das três principais religiões monoteísta:O Cristianismo, Islamismo e Judaísmo. Também religiões como o confucionismo, xintoísmo,taoísmo, budismo e hinduísmo. Dentre o território asiático aconteceram diversos conflitos regionais, na maiorparte, encontramos uma relação com as religiões. E somando religião, interesses políticos e econômicos, temos o principal pretextopara a violência e movimentos separatistas.
  • JUDAÍSMO  O judaísmo possui fortes características étnicas, nas quais nação e religião semesclam. Encontra-se em sua grande maioria no estado de Israel. Tem como crença principal a existência de apenas um Deus e a religião éfundamentada na TORÁ, que reúne os cinco primeiros livros da bíblia, e do talmude, quecompleta as regras da tradição judaica. O judaísmo ortodoxo observa o sábado bíblico como dia especial dedicadoapenas às ações estritamente religiosas, celebra as festas tradicionais e mantém restriçõesa determinados alimentos.
  • ISLÂMISMO  Apresenta uma forma de sincretismo entre o judaísmo e o cristianismo, tendo oprincipal ponto em comum o reconhecimento do patriarca Abraão como a raiz do islã. Os seguidores do islamismo devem pronunciar a Shahada ou testemunhar quenão existe outro Deus além de Alá e que Maomé é seu profeta. Com o rosto voltado para Meca, cidade de nascimento de Maomé, os fiéis oram 5vezes durante o dia. Durante o mês do Ramadã, os muçulmanos praticam o o jejum e abstinênciasexual durante o dia , e completando as normas é necessário que no mínimo umas vez navida os fiéis façam uma viagem de peregrinação a Meca.
  • ISLÂMISMO  Com a morte do profeta, em 632 d.C., as divergências relativas ao seu substitutodividiram a comunidade islâmica em:SUNITAS: Defendiam a sucessão do líder Maomé por qualquer indivíduo que apresentasseobediência e comprometimento com a religião.XIITAS: Defendiam a liderança hereditária, somente os descendentes do profeta teriam odireito de ocupar o seu lugar. Sunitas Trata-se da comemoração, por parte dos muçulmanos xiitas, do martírio e morte de Hussein, neto de Maomé.
  • ISLÂMISMO  Alcorão ou Corão ("a recitação") é o livro sagrado do islamismo. Os muçulmanoscrêem que o Alcorão é a palavra literal de Deus (Alá) revelada ao profeta Maomé(Muhammad) ao longo de um período de vinte e três anos. A palavra Alcorão deriva doverbo árabe que significa declamar ou recitar.
  • HINDUÍSMO  É um conjunto de crenças que tiveram sua origem na Índia por meio dos povosantigos que ocuparam a região do vale dos rios Indo e Ganges, há aproximadamente 3.500anos.Possuem centenas de deuses e deusas sendo desta forma uma religião politeísta. No Rio Ganges, os hindus realizam rituais de purificação, banhando-se ou atémesmo ingerindo as águas poluídas e contaminadas por esgoto e cadáveres lançado aságuas acreditando que a felicidade eterna foi garantida para a alma que partiu.
  • HINDUÍSMO – SISTEMAS DE CASTAS  A sociedade hindu é dividia em castas, que classifica o indivíduo de acordo com asua situação de nascimento, hereditariedade e atividade profissional. XÁTRIAS Guerreiros BRÂMANES Nobres e Sacerdotes SUDRAS Escravos VAIXIAS Camponeses e Comerciantes PÁRIAS População condenada a viver na miséria
  • HINDUÍSMO  Mahatma Gandhi (1869-1948) foi um dos grandes mestres do hinduísmo, semuso da violência ele lutou contra a dominação britânica na índia, presenciando aindependência de seu país em 1947. Suas principais armas eram as greves, boicotes a produtos ingleses, fatoconhecido como “ desobediência civil”.
  • BUDISMO  O amor atua como única forma de banir o ódio e deve ser direcionado atodos, mesmo aos inimigos. Os seguidores buscam, por meio da meditação, atingir o estado máximo de pazde espírito e amor, denominado de Nirvana, única maneira de romper a corrente dareencarnação. Segundo a qual o ser humano está sujeito a reencarnar várias vezes eenfrentar os sofrimentos proporcional a suas ações. As comunidades budistas, uma vez oprimidas, não utilizam recursos relacionadosa violência para defender-se. Sua reação pacífica caracteriza o fortalecimento dadominação por nações inimigas.
  • BUDISMO  O Dalai Lama é o título de uma linhagem de líderes religiosos da escola Gelug dobudismo tibetano, tratando-se de um monge e lama, reconhecido por todas as escolas dobudismo tibetano. O Dalai Lama é também o líder oficial do governo tibetano em exílio, ouAdministração Central Tibetana. "Lama" é um termo geral que se refere aos professores budistas tibetanos.
  • CONFLITOS ÁRABES X ISRAELENSES • Sionismo – movimento nacionalista judeu de retorno a Terra Prometida e formação de uma lar nacional Judeu.• Declaração Balfour de 1917 a respeito de um “Lar Judeu na Palestina”.• Mandato da Liga das Nações em 1918 estabelece protetorado britânico na Palestina.
  • CONFLITOS ÁRABES X ISRAELENSES • Ascensão do Nazismo 1933 – início da perseguição aos judeus europeus.• II Guerra Mundial – aumento da imigração de judeus na Palestina.• 1947 – Retirada Britânica e proposta de partilha da Palestina pela ONU.• Julho 1948 – Criação do Estado de Israel por Bem Gurion.
  • CONFLITOS ÁRABES X ISRAELENSES  Na disputa entre árabes e judeus pela Palestina, ambos os povos tem suas razões fundamentadas nas seguinte premissas:JUDEUS: Dizem que é a sua terra natal, pois eles viviam lá antes dos árabes, e que eles foram expulsos da Palestina devido a diáspora judaica ocorrida após a invasão do exército Romano.ÁRABES: Já os árabes palestinos também se sentem donos da região pelo fato de terem habitado lá durante todo o tempo em que foi abandonada, e nesse período, a Palestina se transformou em sua pátria.
  • PLANO DE PARTILHA DA ONU 
  • CONFLITOS ÁRABES X ISRAELENSES  Mapa mostrando a evolução do Estado de Israel e domíniojudeu sobre os árabes muçulmanos.
  • CONFLITOS ÁRABES X ISRAELENSES 
  • OLP (ORGANIZAÇÃO PARA LIBERTAÇÃO DA PALESTINA)  É uma organização política e paramilitar tida pela Liga Árabe desdeoutubro de 1974 como a "única representante legítima do povo palestino.“ Em 1993 o então presidente da OLP, Yasser Arafat, reconheceu o Estadode Israel numa carta oficial ao primeiro ministro daquele país, Yitzhak Rabin. Emresposta à iniciativa de Arafat, Israel reconheceu a OLP como a representantelegítima do povo palestino
  • JERUSALÉM  Jerusalém é a Cidade Santa ou seja sagrada para o judaísmo, cristianismo e oislamismo, sendo objeto de disputa a séculos. Peregrinos vêm a ela todos os anos, a fim dese aproximar mais dos fundamentos de sua fé. Para os judeus, toda a cidade é Santa, especialmente a Muralha Ocidental (maisconhecida como Muro das Lamentações), que é tudo o restou do Grande Templo destruídopelos romanos. Os muçulmanos vêm até a Cúpula da Rocha (ou Mesquita de Omar), umsantuário que é o terceiro local mais sagrado para a fé islâmica. Cristãos fazem peregrinações ao ponto onde Jesus foi crucificado e morto, e a ViaDolorosa, caminho que Jesus percorreu, carregando sua cruz. Após a partilha da Palestina pela ONU, 1947, tornou-se uma zona internacional.
  • GUERRA DO GOLFO  Kuwait, no Golfo Pérsico, representava a terceira maior reserva de petróleo domundo, e junto com a Grã-Bretanha, resistiu a diversas tentativas de ocupação no séculoXX. Em 1979 o Iraque de Saddam Hussein, se armou com equipamentos modernosadquiridos da EX-URRS entre outros e procurou invadir e dominar a região. A invasão deagosto de 1990 despertou a formação de uma aliança militar formada pelos EUA, França eInglaterra. O confronto foi relativamente curto, entre 17 de janeiro e 27 de fevereiro,Saddam Hussein foi derrotado, porém permaneceu no poder.
  • GUERRA DO GOLFO  Com o aval da ONU em 1991, liderando uma força multinacional(composta por ingleses, franceses, italianos e outros países árabes), os EstadosUnidos reconquistaram o Kuwait e expulsou as tropas iraquianas de volta parasuas fronteiras. Ao bater em retirada os iraquianos incendiaram todos os poços deextração provocando o aumento no preço do barril de petróleo e uma dasmaiores catástrofes ecológicas do mundo, fazendo com que grande parte da vidaanimal do Golfo Pérsico fosse destruída.
  • GUERRA DO GOLFO  As Guerra do Golfo teve como consequencias o saque de riquezas do Kuwait,campos de petróleo incendiados e minados pelo exército iraquiano, e a destruição dainfraestrutura iraquiana. Diante da derrota, os xiitas ao sul e os curdos ao norte, em oposição ao governoiraquiano, revoltaram-se. Saddam enfrentou a guerra civil com violência, mantendo-se nopoder.
  • INVASÃO DO IRAQUE  Após os ataques terroristas em 11 de setembro de 2001, o Iraque foi acusado deapoiar o terrorismo e de produzir armas de destruição em massa. Estes argumentossomados ao potencial de produção de petróleo iraquiano, fez com que, sob a liderançasdos EUA, Saddam Hussein fosse preso, julgado e morto. O Iraque passa por uma transição política visando à construção de uma futurademocracia.
  • INVASÃO DO IRAQUE  A democratização do país e sua reconstrução deve ser um processo lento e difícil,pois a população está dividida em tribos rivais e pelo fundamentalismo xiita. A partir de 2009, o presidente Barak Obama cumpre uma promessa de campanhae começa a retirada do exército estadunidense do Iraque.
  • A CAXEMIRA  Se iniciaram no final da colonização britânica, em 1947 logo após a IIGuerra, quando todo o subcontinente indiano que até então era dominado pelaInglaterra, foi dividido em dois países, a Índia e o Paquistão. A divisão se deu através da união das regiões de maioria muçulmanaconstituindo o Paquistão e das regiões de maioria hindu constituindo a Índia.
  • A CAXEMIRA  Durante a Guerra Fria o Paquistão recebendo apoio dos EUA e a Índia da URSS. Desta forma, o terreno ficou extremamente propício para que os paísesiniciassem os testes para produção de armas nucleares visto que tanto os EUA quanto aURSS não gostavam nenhum pouco da idéia de a China Popular ser a única potência emtecnologia nuclear na Ásia.
  • CURDOS – MAIOR NAÇÃO SEM PÁTRIA  Povo sem pátria que luta por um espaço. Vivem em uma região rica em petróleo, localizada entre as fronteiras deTurquia, Síria, Iraque e Irã o Curdistão. Em 1991 o Iraque reprimiu uma tentativa de independência que sóterminou com a interferência da ONU e criação de uma zona de proteção dospovos curdos. Em 1996 os EUA bombardearam o Iraque Saddam Hussein violou estázona de proteção.
  • IRÃ E OPOSIÇÃO AO OCIDENTE  Influenciado pelo clero Xiita em 2005 foi eleito o ultraconservadorMohmound Almadinejad e uma das suas primeiras medidas foi a retomada doprograma nuclear, causando tensão no mundo ocidental.Este novo governo, re-eleito em 2009 é radicalmente contra a presença de Israelno Oriente Médio e mantém o Irã em oposição ao Ocidente.
  • BONS ESTUDOS !!!"O amor é a força mais abstrata, e também a mais potente, que há no mundo.” GANDHI
  • Professor Luiz Fernando Wisniewski - GeografiaE-Mail: lfw.geografia@gmail.comSite: http://linguageografica.wordpress.com/