Continente Africano - Aspectos Físicos E Ocupação
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Continente Africano - Aspectos Físicos E Ocupação

on

  • 13,494 views

As principais informações desta apresentação são:

As principais informações desta apresentação são:
Tamanho e Localização
Climas
Desertos
Colonização
Conflitos Étnicos

Statistics

Views

Total Views
13,494
Views on SlideShare
11,402
Embed Views
2,092

Actions

Likes
4
Downloads
286
Comments
0

10 Embeds 2,092

http://www.linguagemgeografica.blogspot.com.br 1095
http://atividadesinformaticaeducacional.blogspot.com.br 603
http://linguagemgeografica.blogspot.com.br 305
http://www.atividadesinformaticaeducacional.blogspot.com.br 43
http://atividadesinformaticaeducacional.blogspot.com 21
http://linguagemgeografica.blogspot.com 8
http://www.linguagemgeografica.blogspot.pt 6
http://webcache.googleusercontent.com 5
http://www.linguagemgeografica.blogspot.com 3
http://linguagemgeografica.blogspot.pt 3
More...

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Continente Africano - Aspectos Físicos E Ocupação Continente Africano - Aspectos Físicos E Ocupação Presentation Transcript

  • O CONTINENTE AFRICANO  Prof.º Luiz Fernando Wisniewski lfw.geografia@gmail.com
  • TAMANHO E LOCALIZAÇÃO Possuindo uma área de 30.272.922 KM2 o continente africano é o terceiro maior continente da Terra ocupando 20,3 % das terras emersas, ficando atrás apenas da Ásia e do continente Americano. OCEANO ÁRTICO Europa América Do Norte Ásia América Central ÁFRICA América OCEANO do Sul OCEANO OCEANO PACÍFICO ATLÂNTICO ÍNDICO Oceania
  • TAMANHO E LOCALIZAÇÃO  Com base na linha do equador que divide o mundo ao meio observamos que o continente africano possuí terras tanto ao NORTE quanto ao SUL. E em relação ao Meridiano de Greenwich a África se encontra em grande partena região leste ou oriental, e em menor quantidade de terras a oeste ou ocidental.
  • FORMAÇÃO DO CONTINENTE AFRICANO  Segundo a teoria da Deriva Continental do cientista alemão Alfred Wegener, oscontinentes estiveram unidos no passado, e esse grande continente foi denominado dePajeia palavra grega que significa “ toda terra” e uma grande maça de água denominadade Panthalassa. E devido a movimentação de placas no assoalho oceânico essas maçasde terra foram se separando formando os continentes que conhecemos hoje.
  • FORMAÇÃO DO CONTINENTE AFRICANO 
  • TAMANHO E LOCALIZAÇÃO  Em média 80% da África se encontra na região intertropical da Terra, ou seja,localizam-se entre o trópico de Capricórnio que se encontra ao sul e o trópico de Câncer ao norte. O restante do continente se encontra nas regiões temperadas. Trópico de Câncer Legenda: Intertropical Linha do Equador Temperadas Trópico de Capricórnio
  • OCEANOS QUE BANHAM A ÁFRICA  Norte: Mar Mediterrâneo Estreito de Gibraltar Nordeste: Mar Vermelho Canal de Suez Golfo de AdenOeste / Ocidental: Leste / Oriental: Oceano Atlântico Oceano Índico
  • CLIMA “Observe que ao sul do Saara temos uma região denominada de Sahel, que é uma área de transição entre o clima árido do deserto e o clima tropical.”
  • CLIMA O continente africano, é constituído por um grande escudo cristalino, apresenta altitudes modestascom uma altitude média de 600 m, predominante planáltico, desgastado pela erosão.Ao noroeste encontramos a cadeia de montanhas do Atlas, formada por rochas recentes, o ponto culminante é o Tbukal com 4.165 m. Ao sul da Cadeia do Atlas, temos um grande planalto com altitudes em torno de 450 m, conhecida como deserto do Saara Descendo no mapa encontramos o Planalto dos Grandes Lagos, aqui encontramos formaçõesvulcânicas, que dão origem as maiores altitude daregião, como o Monte Kilimanjaro, com seus 5.895 metros de altitude.
  • DESERTOS AFRICANOS  O Deserto do Saara é o maior deserto quente do mundo, e oficialmente é o segundo maior deserto da Terra, logo após da Antártica, pois esta última também é um deserto porém frio. O Deserto do Kalahari é formado devido, principalmente, a corrente marítima fria de Benguela,que atua na costa sudoeste da África, condensando o vapor de água que vai em direção ao continente,fazendo com que as massas de ar cheguem mais secas ao mesmo. O Deserto da Namíbia é do tipo costeiro com grandes dunas, banhado por correntes frias do Oceano Atlântico.
  • Deserto do Saara Desertodo Kalahari. Deserto da Namíbia
  • DESERTOS AFRICANOS ERG: Desertos Arenosos REGS: Desertos Pedregosos
  • KILIMAJARO  Localizado no Planalto dos Grandes Lagos ao norte daTanzânia, junto à fronteira com o Quênia, é o ponto maisalto da África, com uma altitude de 5.895 m. Este antigovulcão, com o topo coberto de neve, ergue-se no meio deuma planície de savana, oferecendo um espetáculo único.
  • OÁSIS NOS DESERTOS AFRICANOS  Nos desertos encontramos os Oasis que são regiões mais baixas dorelevo, onde os lençóis d´água afloram à superfície, propiciando um ambientepara estabelecer comunidades, construir casas e produzir alimentos.
  • MAPA FERROVIÁRIO DA ÁFRICA 
  • COLÔNIZAÇÃO DA ÁFRICA  O primeiro contato dos europeus com os africanos iniciou com as Grandes Navegações, pois as embarcações vindas da Europa contornavam a África para chegar até a Índia onde podiam comercializar seus produtos. Em seu segundo contato,os europeus com as colônias na América e aindustrialização passaram a buscar mão-de-obra escrava na África e matéria prima. Com o discurso de uma “nobre missão civilizadora” os europeus não levaram em conta que os africanos tinham uma cultura própria, religião e ideal de vida e dominavam através da força estes povos visto por eles como inferiores. O que importava eram os lucros que poderiam ter desses empreendimentos. Está forma de dominação é a semelhante que houve no Brasil pelos Portugueses.
  • CONFLITOS ÉTNICOS  O motivo dos diversos conflitos étnicos é consequência da longadominação praticada pelos países ricos e a divisão desorganizada dosterritórios realizada pelos colonizadores,e ao adquirirem a independência,muitos países africanos acabaram tendo grupos étnicos rivais dentro dosmesmos limites ocasionando conflitos e guerras civis pelo controle dopoder. Colcha de retalhos África Muitos autores chamam o continente africano de “ colcha de retalhos” graças a divisão desorganizada dos territórios feita pelos europeus colonizadores.
  • FRONTEIRAS ÉTNICAS E POLÍTICAS DA ÁFRICA 
  • ORGANIZAÇÃO DA UNIDADE AFRICANA  A Organização de Unidade Africana (OUA), instituição diplomáticainternacional, foi fundada a 25 de Maio de 1963, em Addis Abeba, na Etiópia, portrinta chefes de Estado e de Governo africanos, e substituída pela União Africana(criada a 11 de Julho de 2000). Tanto a antiga OUA quanto UA tem como objetivos principais a defesa daindependência dos países africanos colonizados, a luta contra toda e qualquermanifestação de colonialismo ou neocolonialismo, a promoção da paz e dasolidariedade entre os países africanos e a defesa dos interesses políticos,econômicos e sociais dos países-membros e da África em geral.
  • ORGANIZAÇÃO DA UNIDADE AFRICANA 
  • BONS ESTUDOS !!!"Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, sempre haverá guerra" Bob Marley - War
  • Professor Luiz Fernando Wisniewski - GeografiaE-Mail: lfw.geografia@gmail.comSite: http://www.linguagemgeografica.blogspot.com/