Your SlideShare is downloading. ×
O homem do Sitio do Pica Pau Amarelo
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

O homem do Sitio do Pica Pau Amarelo

6,060
views

Published on

Conhecendo um pouco o escritor brasileiro Monteiro Lobato

Conhecendo um pouco o escritor brasileiro Monteiro Lobato

Published in: Education, Business

0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
6,060
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
177
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. DIA 18 DE ABRIL É UM DIA IMPORTANTE! VOCÊ SABE POR QUÊ?
  • 2. DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL
  • 3. 18 DE ABRIL É DIA NACIONAL DO18 DE ABRIL É DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL POIS É A DATALIVRO INFANTIL POIS É A DATA DE ANIVERSÁRIO DEDE ANIVERSÁRIO DE MONTEIROMONTEIRO LOBATO.LOBATO. QUEM FOI MONTEIRO LOBATO?????
  • 4. IROIRO LOBATLOBAT OO
  • 5. MONTEIRO LOBATOMONTEIRO LOBATO ##JOSÉ BENTO MONTEIROJOSÉ BENTO MONTEIRO LOBATO NASCEU NO DIALOBATO NASCEU NO DIA 18 DE ABRIL DE 1882 —MAS JURAVA DE PÉ JUNTO TER18 DE ABRIL DE 1882 —MAS JURAVA DE PÉ JUNTO TER NASCIDO EM 1884— NA CIDADE DE TAUBATÉ INTERIORNASCIDO EM 1884— NA CIDADE DE TAUBATÉ INTERIOR DE SÃO PAULO.DE SÃO PAULO. ##FILHO DO FAZENDEIROFILHO DO FAZENDEIRO JOSÉ BENTO MARCONDESJOSÉ BENTO MARCONDES LOBATO E DE DONA OLÍMPIA AUGUSTALOBATO E DE DONA OLÍMPIA AUGUSTA MONTEIRO LOBATOMONTEIRO LOBATO, ELE FOI, ALÉM DE INVENTOR E, ELE FOI, ALÉM DE INVENTOR E MAIOR ESCRITOR DA LITERATURA INFANTO-JUVENILMAIOR ESCRITOR DA LITERATURA INFANTO-JUVENIL BRASILEIRA, UM DOS PERSONAGENS MAISBRASILEIRA, UM DOS PERSONAGENS MAIS INTERESSANTES DA HISTÓRIA RECENTE DESSE PAÍS.INTERESSANTES DA HISTÓRIA RECENTE DESSE PAÍS. ##FORMOU-SE EM DIREITO E ATUOU COMO PROMOTORFORMOU-SE EM DIREITO E ATUOU COMO PROMOTOR PÚBLICO ATÉ SE TORNAR FAZENDEIRO, APÓSPÚBLICO ATÉ SE TORNAR FAZENDEIRO, APÓS RECEBER HERANÇA DEIXADA PELO AVÔ. RECEBER HERANÇA DEIXADA PELO AVÔ. 
  • 6. ##TINHA COMO UM DE SEUS DITOSTINHA COMO UM DE SEUS DITOS PREFERIDOS O DEPREFERIDOS O DE "NÃO"NÃO ACREDITAR EM NADA PORACREDITAR EM NADA POR ACHAR TUDO MUITO DUVIDOSO".ACHAR TUDO MUITO DUVIDOSO". PORÉM, CONTRARIANDO SUA FRASEPORÉM, CONTRARIANDO SUA FRASE PREDILETA, ACREDITOU EM MUITASPREDILETA, ACREDITOU EM MUITAS COISAS DURANTE SUA VIDA E UMACOISAS DURANTE SUA VIDA E UMA DELAS FOI A INDÚSTRIA BRASILEIRADELAS FOI A INDÚSTRIA BRASILEIRA DO LIVRO, FUNDANDO, EM 1918, ADO LIVRO, FUNDANDO, EM 1918, A "MONTEIRO LOBATO E CIA","MONTEIRO LOBATO E CIA", AA PRIMEIRA EDITORA BRASILEIRA.PRIMEIRA EDITORA BRASILEIRA. ##ANTES DE LOBATO TODOS OSANTES DE LOBATO TODOS OS LIVROS ERAM IMPRESSOS EMLIVROS ERAM IMPRESSOS EM PORTUGAL; COM ELE INICIA-SE OPORTUGAL; COM ELE INICIA-SE O
  • 7. ##LOBATO DIZIA SEMPRE O QUELOBATO DIZIA SEMPRE O QUE PENSAVA E DEFENDIA APENSAVA E DEFENDIA A VERDADE.VERDADE. ##PUBLICOU SEUS PRIMEIROSPUBLICOU SEUS PRIMEIROS LIVROS: "URUPÊS", "CIDADESLIVROS: "URUPÊS", "CIDADES MORTAS" E "NEGRINHA".MORTAS" E "NEGRINHA". SEGUNDO MARISA LAJOLO,SEGUNDO MARISA LAJOLO, LOBATO NESTES LIVROS TRAZLOBATO NESTES LIVROS TRAZ O MELHOR DE SUAO MELHOR DE SUA LITERATURA, PRINCIPALMENTELITERATURA, PRINCIPALMENTE EM "URUPÊS'' E "NEGRINHA'',EM "URUPÊS'' E "NEGRINHA'', NOS QUAIS, SEGUNDO ELA,NOS QUAIS, SEGUNDO ELA, "COMPARECEM OS"COMPARECEM OS DIFERENTES BRASIS QUE ATÉDIFERENTES BRASIS QUE ATÉ HOJE, SOB DIFERENTESHOJE, SOB DIFERENTES FORMAS, ASSOMBRAM ASFORMAS, ASSOMBRAM AS
  • 8. ## OS CONTOS CONTAM DO TRABALHO DO MENOR, DOOS CONTOS CONTAM DO TRABALHO DO MENOR, DO PARASITISMO DA BUROCRACIA, DA VIOLÊNCIA CONTRAPARASITISMO DA BUROCRACIA, DA VIOLÊNCIA CONTRA NEGROS, IMIGRANTES E MULHERES, DA ARROGÂNCIANEGROS, IMIGRANTES E MULHERES, DA ARROGÂNCIA DOS QUE MANDAM, DO CRESCIMENTO DESORDENADODOS QUE MANDAM, DO CRESCIMENTO DESORDENADO DAS CIDADES, DA DEGRADAÇÃO PROGRESSIVA DA VIDADAS CIDADES, DA DEGRADAÇÃO PROGRESSIVA DA VIDA INTERIORANA, ENFIM, OS CONTOS CONTAM O SURTO DAINTERIORANA, ENFIM, OS CONTOS CONTAM O SURTO DA MODERNIDADE.MODERNIDADE. ##LOGO DEPOIS AO GLORIOSO INÍCIO DA CARREIRALOGO DEPOIS AO GLORIOSO INÍCIO DA CARREIRA LITERÁRIA, LOBATO VIAJOU PARA OS ESTADOS UNIDOS,LITERÁRIA, LOBATO VIAJOU PARA OS ESTADOS UNIDOS, VOLTANDO SOMENTE EM 1931, QUANDO REGRESSOUVOLTANDO SOMENTE EM 1931, QUANDO REGRESSOU AO BRASIL LOBATO CHEGOU COM MAIS UMA CRENÇA:AO BRASIL LOBATO CHEGOU COM MAIS UMA CRENÇA: ACREDITAVA FIELMENTE NAS RIQUEZAS NATURAIS DOACREDITAVA FIELMENTE NAS RIQUEZAS NATURAIS DO PAÍS E NA SUA CAPACIDADE DE PRODUZIR PETRÓLEO.PAÍS E NA SUA CAPACIDADE DE PRODUZIR PETRÓLEO. ##SOFREU POR ISSO.SOFREU POR ISSO. ##FOI UM DOS MAIORES DEFENSORES DE UMA POLÍTICAFOI UM DOS MAIORES DEFENSORES DE UMA POLÍTICA QUE ENTREGASSE À INICIATIVA PRIVADA A EXTRAÇÃOQUE ENTREGASSE À INICIATIVA PRIVADA A EXTRAÇÃO DO PETRÓLEO EM SOLO BRASILEIRO. CHEGOU ADO PETRÓLEO EM SOLO BRASILEIRO. CHEGOU A REMETER UMA CARTA AO PRESIDENTE GETÚLIOREMETER UMA CARTA AO PRESIDENTE GETÚLIO VARGAS NA QUAL DENUNCIAVA O INTERESSEVARGAS NA QUAL DENUNCIAVA O INTERESSE ESTRANGEIRO EM NEGAR A EXISTÊNCIA DOESTRANGEIRO EM NEGAR A EXISTÊNCIA DO "OURO"OURO NEGRO"NEGRO" NO BRASIL E ACABOU DETIDO NO PRESÍDIONO BRASIL E ACABOU DETIDO NO PRESÍDIO TIRADENTES DE ONDE ELE ENVIARIA A SEUS AMIGOS EMTIRADENTES DE ONDE ELE ENVIARIA A SEUS AMIGOS EM TODO O PAÍS CÓPIAS DA CARTA QUE GETÚLIOTODO O PAÍS CÓPIAS DA CARTA QUE GETÚLIO
  • 9. ##Monteiro Lobato seria preso novamente pelo mesmo motivo em 1941. Esta luta pelo petróleo acabaria por deixá-lo pobre, doente e desgostoso. ##Grande parte da literatura de Monteiro Lobato sempre foi direcionada aos leitores pequeninos. Produziu durante toda sua carreira literária 26 títulos destinados ao público infantil. É um dos mais importantes escritores da literatura infanto-juvenil da América Latina e também do mundo. ###### Lobato escreveu certa vez a respeito daqueles que são contrários às coisas novas a seguinte frase: "O grande erro dessa"O grande erro dessa casta(grupo) de homens é confundir corrupção comcasta(grupo) de homens é confundir corrupção com evolução. Condenam as formas novas de vida, queevolução. Condenam as formas novas de vida, que se vão determinando em conseqüência do naturalse vão determinando em conseqüência do natural progresso humano, em nome das formas revelhas.progresso humano, em nome das formas revelhas. Logicamente, para eles, o homem é a corrupção doLogicamente, para eles, o homem é a corrupção do macaco; o automóvel é a corrupção do carro de boi;macaco; o automóvel é a corrupção do carro de boi; o telefone é a corrupção do moço de recados".o telefone é a corrupção do moço de recados".
  • 10. PRIMEIRA CRIAÇÃO:PRIMEIRA CRIAÇÃO: LIVROLIVRO URUPÊSURUPÊS ##O LIVRO URUPÊS É FORMADO PORO LIVRO URUPÊS É FORMADO POR VÁRIOS CONTOS E DENTRE ESTES OVÁRIOS CONTOS E DENTRE ESTES O MAIS FAMOSO ATÉ HOJE É OMAIS FAMOSO ATÉ HOJE É O INTITULADO “URUPÊS”, QUE TRAZINTITULADO “URUPÊS”, QUE TRAZ COMO PRINCIPAL PERSONAGEM OCOMO PRINCIPAL PERSONAGEM O CABLOCO “JECA TATU”.CABLOCO “JECA TATU”.
  • 11. AMARELÃO
  • 12. ##GRANDE PARTE DA LITERATURA DE MONTEIRO LOBATO SEMPRE FOI DIRECIONADA AOS LEITORES PEQUENINOS. PRODUZIU DURANTE TODA SUA CARREIRA LITERÁRIA 26 TÍTULOS DESTINADOS AO PÚBLICO INFANTIL. É UM DOS MAIS IMPORTANTES ESCRITORES DA LITERATURA INFANTO-JUVENIL DA AMÉRICA LATINA E TAMBÉM DO MUNDO.
  • 13. O CRIADOR DO SÍTIO: MONTEIRO LOB ##OS PRINCIPAIS PERSONAGENS DA TURMA DO SÍTIO DO PICA PAU AMARELO, GRANDE CLÁSSICO DA LITERATURA BRASILEIRA ESCRITO POR MONTEIRO LOBATO, SÃO: DONA BENTA, PEDRINHO E NARIZINHO, EMÍLIA, TIA NASTÁCIA, VISCONDE DE SABUGOSA, TIO BARNABÉ, CUCA, SACI, LOBISOMEM, MULA SEM CABEÇA, BOITATÁ, ANJINHO, BESOURO, DOUTOR CARAMUJO, RABICÓ, QUINDIM, CURUPIRA, CONSELHEIRO E O PRÍNCIPE ESCAMADO. ##ALÉM DESSES PERSONAGENS PRINCIPAIS, MUITOS OUTROS PERSONAGENS DE HISTÓRIAS CONHECIDAS, COMO: PETER PAN, DOM QUIXOTE, MINOTAUROS E OUTROS PERSONAGENS DA MITOLOGIA GREGA SE MISTURAM COM LENDAS E MITOS BRASILEIROS, PROPORCIONANDO
  • 14. DONA BENTADONA BENTA ##DONA BENTA ENCERRABODES DE OLIVEIRA, NOME DA VÓ DE PEDRINHO E NARIZINHO, DONA DO SÍTIO DO PICA PAU AMARELO. DONA BENTA É UMA EXPERT EM GEOGRAFIA, ADORA CONTAR HISTÓRIA PARA SEUS NETOS, QUE COM MUITA ATENÇÃO E IMAGINAÇÃO OUVEM MARAVILHADOS. ##AVÓ IDEAL, DIVERTIDA SEM DEIXAR DE SER EDUCADORA. INTELIGENTE E CULTA, ENÉRGICA E COMPREENSIVA, SENSATA E CARINHOSA, REALISTA MAS CAPAZ DE ACEITAR AS MAIS FANTÁSTICAS BRINCADEIRAS.
  • 15. NARIZINHONARIZINHO ##LÚCIA, A MENINA DO NARIZINHO ARREBITADO, MORA COM DONA BENTA NO SÍTIO. É DESCRITA COMO UMA MENINA INTELIGENTE E MEIGA."NARIZINHO TEM SETE ANOS, É MORENA COMO JAMBO, GOSTA MUITO DE PIPOCAS E JÁ SABE FAZER UNS BOLINHOS DE POLVILHO BEM GOSTOSOS" (APRESENTAÇÃO DA PERSONAGEM EM REINAÇÕES DE NARIZINHO).
  • 16. PEDRINHOPEDRINHO ##PEDRINHO, O NETO QUERIDO DE DONA BENTA E O PRIMO QUERIDO DE NARIZINHO. MENINO EDUCADO, MORA NA CIDADE E TEM UM GRANDE CORAÇÃO. PEDRINHO ADORA PASSAR AS FÉRIAS NO SÍTIO, ONDE VIVE GRANDES AVENTURAS NA TERRA DO FAZ DE CONTA, EMBALADAS PELAS HISTÓRIAS CONTADAS POR DONA BENTA, QUE SÃO SEMPRE REGADAS COM OS QUITUTES DE TIA NASTÁCIA. ##ESCREVE CARTAS À PRIMA PROGRAMANDO AS AVENTURAS DE SUAS ESPERADAS FÉRIAS NO SÍTIO. "PEDRINHO NÃO PODIA COMPREENDER FÉRIAS PASSADAS EM OUTRO LUGAR QUE NÃO FOSSE NO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO" (VIAGEM AO CÉU). TÃO CORAJOSO QUE NÃO TINHA NEM MEDO DE ONÇA, CURIOSO E COM ESPÍRITO AVENTUREIRO.
  • 17. TIA NASTÁCIATIA NASTÁCIA ##TRABALHA NO SÍTIO DA DONA BENTA E AJUDA A CRIAR PEDRINHO E NARIZINHO, FOI TAMBÉM A CRIADORA DA IRREVERENTE E TAGARELA BONECA EMÍLIA. TIA NASTÁCIA É UMA ESPÉCIE DE FAZ DE TUDO, QUITUTEIRA DE MÃO CHEIA, SEUS BOLINHOS E ROSQUINHAS DE POLVILHOS SÃO DELÍCIAS SABOREADAS PELA FAMÍLIA E AMIGOS. ALÉM DE CUIDAR DOS AFAZERES DOMÉSTICOS, TAMBÉM ERA É UMA EXCELENTE CONTADORA DE 'CAUSOS'. ##SÍMBOLO IDEALIZADO DA RAÇA NEGRA, AFETUOSA E HUMILDE. A HABILIDOSA SENHORA VIVE FAZENDO O SINAL DA CRUZ E DIZENDO PARA TUDO: "CREDO!"ALGUNS CHAMAM LOBATO DE RACISTA POR CRIAR ESSA PERSONAGEM PRETA E IGNORANTE. ENTRETANTO, DENTRO DO UNIVERSO LITERÁRIO, NÃO HÁ PRECONCEITO RACIAL, UMA VEZ QUE TIA NASTÁCIA É RESPEITADA E QUERIDA POR TODOS, APESAR DE TER SEU LUGAR DELIMITADO.
  • 18. EMÍLIAEMÍLIA ##EMÍLIA A BONECA DE PANO, TRAQUINA E IRREVERENTE, CRIADA POR TIA ANASTÁCIA,TEM OS OLHOS DE RETRÓS PRETO E SOMBRANCELHAS LEVANTADAS. FOI DOUTOR CARAMUJO QUE INVENTOU A PÍLULA DA FALA FAZENDO COM QUE A BONECA VIRASSE UMA MATRACA. METIDA A FILÓSOFA, EMÍLIA ACREDITAVA QUE "A VERDADE É UMA ESPÉCIE DE MENTIRA BEM PREGADA DAS QUE NINGUÉM DESCONFIA”. ##A BONECA MOSTRA-SE COMO UM MODELO PADRÃO MIRIM DO SUPER-HOMEM E REPRESENTA OS DESMANDOS CAPITALISTAS (ELA ORDENA).COM SUA VONTADE DE DOMÍNIO E EXACERBADO INDIVIDUALISMO, É OBSTINADA EM CONSEGUIR AS COISAS E MANTÉM SEU PONTO DE VISTA OU OPINIÃO. TRANSBORDAM SEU ESPÍRITO DE LIDERANÇA E A CURIOSIDADE ABERTA.POR SER BONECA E NÃO GENTE, PODE APRESENTAR TODOS OS PECADOS INFANTIS: MALCRIAÇÃO, EGOÍSMO INFANTIL, REBELDIA, BIRRA, TEIMOSIA, INTERESSE E CERTA MALDADE INGÊNUA.
  • 19. TIO BARNABÉTIO BARNABÉ ##TIO BARNABÉ É UM CABOCLO DA ROÇA QUE MORA EM UMA DAS PROPRIEDADES DO SÍTIO E AJUDA DONA BENTA CUIDANDO DAS MAIS VARIADAS TAREFAS. TIO BARNABÉ TEM UMA GRANDE AFEIÇÃO POR PEDRINHO, ADORA UM CACHIMBO E É UM SÁBIO NO QUE DIZ RESPEITO AOS SEGREDOS DA FLORESTA, DO FOLCLORE E AS SUPERSTIÇÕES, TANTO QUE FOI ELE QUEM ENSINOU PEDRINHO A PRENDER O SACI NA GARRAFA.
  • 20. VISCONDE SABUGOSAVISCONDE SABUGOSA ##FOI CRIADO PELAS HÁBEIS MÃOS DE TIA NASTÁCIA, A PARTIR DE UMFOI CRIADO PELAS HÁBEIS MÃOS DE TIA NASTÁCIA, A PARTIR DE UM SABUGO DE MILHO. O PAVOR DELE SÃO AS GALINHAS, POR TER TOMADOSABUGO DE MILHO. O PAVOR DELE SÃO AS GALINHAS, POR TER TOMADO UMAS BICADELAS NOS BOTÕES DE SUA CASACA. PEGOU BOLOR E MORREU,UMAS BICADELAS NOS BOTÕES DE SUA CASACA. PEGOU BOLOR E MORREU, MAS EMÍLIA GUARDOU O SABUGO E TIA NASTÁCIA FEZ OUTRO NOVINHO.MAS EMÍLIA GUARDOU O SABUGO E TIA NASTÁCIA FEZ OUTRO NOVINHO. OBEDIÊNCIA SERVIL AOS MANDOS DE EMÍLIA, QUE NÃO RESPEITA SUAOBEDIÊNCIA SERVIL AOS MANDOS DE EMÍLIA, QUE NÃO RESPEITA SUA SABEDORIA E NOBREZA. UMA REPRESENTAÇÃO DA CRÍTICA AO ADULTOSABEDORIA E NOBREZA. UMA REPRESENTAÇÃO DA CRÍTICA AO ADULTO CULTO E PROFESSORAL.CULTO E PROFESSORAL. ##COM CARTOLA NA CABEÇA E UM SINAL DE COROA NA TESTA. O VERDADEIRO SÁBIO DO SÍTIO QUE DE TANTO ESTUDAR, UM DIA, QUASE MORREU EMPANTURRADO DE ÁLGEBRA. SEU PASSATEMPO É ENSINAR GEOGRAFIA E GEOLOGIA PARA A TURMINHA DO SÍTIO. FOI O VISCONDE QUE AJUDOU A DESCOBRIR PETRÓLEO NAS TERRAS DO SÍTIO.
  • 21. RABICÓRABICÓ ##O PORQUINHO RABICÓ, CRIADO NO SÍTIO DESDE DE PEQUENO, FOI SALVO PELO AMOR DE NARIZINHO QUE IMPEDIU QUE O COMILÃO PORQUINHO FOSSE PARA O FORNO. MAIS TARDE ESSE PORQUINHO VIRA MARQUÊS E PASSA A PARTICIPAR DAS AVENTURAS DA TURMA.
  • 22. CUCACUCA ##CUCA, UMA BRUXA VELHA COM CARA DE JACARÉ E GARRAS NOS DEDOS. CUCA MORA EM UMA CAVERNA E ADORA FAZER MAGIAS E ENCANTOS. ESSA BRUXA NUNCA DORME, OU MELHOR, DORME UMA NOITE A CADA SETE ANOS E QUANDO FICA BRAVA, URRA DE RAIVA E SEUS GRITOS SÃO OUVIDOS A DISTÂNCIA.
  • 23. SACISACI ##SACI É UM NEGRINHO DE UMA PERNA SÓ, MUITO PERALTA QUE APRONTA TODAS AS TRAVESSURAS POSSÍVEIS NO SÍTIO, DESDE ASSUSTAR ANIMAIS NO PASTO, ATÉ ASSOMBRAR TIA NASTÁCIA. ##UM DIA PEDRINHO, ORIENTADO POR UM CABOCLO, APRENDEU QUE COM UMA PENEIRA E UMA GARRAFA CONSEGUERIA PRENDER O SACI, E ASSIM O FEZ. COM O PASSAR DO TEMPO PEDRINHO FICOU AMIGO DO SACI, QUE LHE ENSINA MUITOS SEGREDOS DA FLORESTA, E O SOLTA. GRANDES AVENTURAS SÃO VIVIDAS NO SÍTIO POR CONTA DESSA AMIZADE.
  • 24. QUINDIMQUINDIM ##QUINDIM É UM RINOCERONTE CRAQUE NA GRAMÁTICA. ELE PERTENCIA A UM CIRCO DE CAVALINHOS DO RIO DE JANEIRO E SEM MUITA EXPLICAÇÃO APARECEU NO SÍTIO DE DONA BENTA, ONDE EMÍLIA O DESCOBRIU NA MATA. DEPOIS DE MUITO TEMPO ASSUSTANDO AS PESSOAS E SOB A PROTEÇÃO DA BONECA TRAQUINA, QUINDIM LOGO SE AMANSOU E SE ENTURMOU COM A TURMA DO SÍTIO.
  • 25. BURRO CONSELHEIROBURRO CONSELHEIRO ##O CONSELHEIRO É UM BURRO FALANTE, EDUCADO E CULTO, TRAZIDO DO 'PAÍS DAS FÁBULAS' PELAS CRIANÇAS DO SÍTIO. SEU NOME FOI DADO POR EMÍLIA E ELE É MUITO QUERIDO POR TODOS DO SÍTIO.
  • 26. DOUTOR CARAMUJODOUTOR CARAMUJO ##DOUTOR CARAMUJO É UM CARACOL SÁBIO, ENTENDE TUDO SOBRE DOENÇAS E SUA CURA. CRIADOR DAS FAMOSAS PÍLULAS MILAGROSAS, É SEMPRE REQUISITADO PARA SOLUCIONAR E CURAR DOENTES NA TERRA DO FAZ DE CONTA. FOI ESSE GÊNIO DA CIÊNCIA QUE COM SUAS PÍLULAS MILAGROSAS DEU FALA À BONECA EMÍLIA. DOUTOR CARAMUJO É REQUISITADO PARA CURAR BICHOS, GENTE POBRE E ATÉ MESMO SERES DO REINO ENCANTADO, COMO FOI O CASO DO PRÍNCIPE ESCAMADO.
  • 27. BESOUROBESOURO ##O BESOURO, UM PERSONAGEM INVENTADO PELA CRIANÇADA É UM SER CASCUDO E INTELIGENTE, ESPECIALISTA EM CAVAR BURACO, UM DOUTOR NO QUE SE REFERE A TERRA
  • 28. PRÍCIPE ESCAMADOPRÍCIPE ESCAMADO ##O PRÍNCIPE ESCAMADO, PERSONAGEM DO MUNDO MÍTICO DO REINO DAS ÁGUAS CLARAS. APARECE NAS HISTÓRIAS, NORMALMENTE EM CARRUAGEM PUXADA POR CAVALOS MARINHOS E ACOMPANHADO DE UM EXÉRCITO DE PEIXES ESPADAS. FOI NOIVO DE NARIZINHO E POR ISSO TODA A TURMA DO SÍTIO PODE CONHECER O FUNDO DO MAR.
  • 29. ANJINHOANJINHO ##O ANJINHO, APÓS QUEBRAR SUA ASA, APARECE NO SÍTIO E DESDE DE ENTÃO FICOU SOB OS CUIDADOS DOS MORADORES E ACABOU FICANDO POR LÁ. ESSE ANJINHO FOI MOTIVO DE MUITA CONFUSÃO, POIS TODOS QUEREM VER DE PERTO O FENOMENAL ANJO QUE PASSOU HABITAR O SÍTIO DO PICA PAU AMARELO.
  • 30. LOBSOMEMLOBSOMEM ##LOBSOMEM É UM HOMEM QUE SE TRANSFORMA EM LOBO, NORMALMENTE EM DIA DE LUA CHEIA. SEGUNDO A LENDA, A MULHER QUE TEM SETE FILHOS MACHOS, O SÉTIMO VIRA LOBISOMEM. ESSE SER GOSTA DE COMER TITICA DE GALINHA, CACHORROS E CRIANÇAS. DIZ A LENDA QUE, SE ALGUÉM CORTA-LHE UMA PERNA, ELE VIRA HOMEM, PORÉM, PERNETA.
  • 31. MULA SEM CABEÇAMULA SEM CABEÇA ##A Mula sem Cabeça é um duende sinistro, figura lendária que assusta os arredores do sítio quando aparece e solta fogo pela boca.
  • 32. ""Um país se fazUm país se faz com homens ecom homens e livros."livros." Monteiro LobatoMonteiro Lobato

×