Slides!!
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Like this? Share it with your network

Share
Uploaded on

Material referente a conceituação de termos relacionados as tecnologias de informação, no âmbito educacional.

Material referente a conceituação de termos relacionados as tecnologias de informação, no âmbito educacional.

More in: Education
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
218
On Slideshare
218
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
2
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. RECURSOS EDUCATIVOS ON-LINE Curso: Pós Graduação em Metodologia do Ensino Superior Disciplina: Novas Tecnologias na Educação Docente: Sérgio Alves Discente: Leslee Andreia Ragonha Iaruchwski
  • 2. AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM – AVA São sistemas computacionais que disponibilizam cursos acessíveis via Internet. Podem disponibilizar comunicação síncrona, assíncrona ou ambas no relacionamento aluno/professor e alunos/alunos. Pode ser utilizado para EAD ou como recurso complementar do ensino presencial.
  • 3. APRENDIZAGEM HÍBRIDA (B-LEARNING)  Aprendizagem híbrida ou formação mista (em tradução livre), que faz um somatório de: Autoaprendizagem; Aprendizagem colaborativa online; Aprendizagem em ambiente presencial. A rigor, pode-se considerar ainda como formação mista aquela que combine método de ensino presencial e a distância.
  • 4. CIBERCULTURA O termo não possui uma definição categórica, mas, aponta o conjunto (dinâmico) de valores, comportamentos, crenças, compartilhados entre internautas que se relacionam no “Ciberespaço”. Geram reflexos na sociedade, em especial a relação de tempo, espaço, multiplicidade de fontes e condutas de interação.
  • 5. CONSTRUCIONISMO  Foco no objetivo/finalidade da informação/conhecimento, no que é significativo para cada aluno quando está “construindo” ou criando, usando hardware e software como ferramentas. A aplicabilidade das informações/conhecimentos pelo aluno se dará em curto prazo.
  • 6. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - EAD 1º Ser socialmente inclusivo “levando” a educação a todos;  2º Ser didaticamente transformador adjacente ao emprego das TICs na educação;  3º Adequar-se às características de uma sociedade ultradinânica em que há escassez de tempo e grande necessidade de mobilidade.  Basicamente a EAD é ofertada para: Suprimir a distância geográfica entre os “atores” do processo educacional e suprir a ausência de escolas ou centros de formação. 
  • 7. INSTRUCIONISMO  Foco na retenção/acúmulo da informação/conhecimento, no que é significativo para que o professor instrua e assim atenda ao currículo usando hardware e software como ferramentas. A aplicabilidade das informações/conhecimentos pelo aluno se dará em longo prazo.
  • 8. REFERÊNCIA  Alves, Sérgio. Dicionário de tecnologia educacional : terminologia básica apoiada por micromapas. São Paulo: PerSe, 2011.