Prototipação de software

14,839 views
14,578 views

Published on

Published in: Technology
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
14,839
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
480
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Prototipação de software

  1. 1. PrototipaçãoPrototipação Betley de Jesus Leonardo Paixão Marcelo Helt Watson Willian
  2. 2. O que é ProtótipoO que é Protótipo  É uma representação visual do produto que está sendo desenvolvido.  É construído geralmente com os mesmos materiais do produto final e já traz os mecanismos necessários para o fazer funcionar.  Toda a idéia que envolve a prototipação está voltada para o tempo e o custo de desenvolver algo que possa ser testado pelos usuários.
  3. 3. Classificações de NielsenClassificações de Nielsen Quanto ao objetivo dos protótipos, Nielsen os classifica como:  Horizontal: Exibe a interface do usuário sem ter o foco nas funcionalidades por trás dos botões, demonstrando superficialmente toda a interface. Este tipo de protótipo permite testar a interface como um todo.  Vertical: Tem seu foco nas funcionalidades do sistema. Possui poucas tarefas, mas funcionalmente aprofundadas. Este tipo de protótipo permite testar uma pequena parte do sistema.
  4. 4. Classificações de PreeceClassificações de Preece Quanto a sua fidelidade, Preece classifica os protótipos como:  De Alta Fidelidade: Possui muita proximidade com a interface final do sistema. Protótipos de alta fidelidade tornam o produto esteticamente agradável.  De Baixa Fidelidade: Envolve a utilização de materiais que estão mais longe da versão final do sistema. Este tipo de protótipo é uma representação artística que omite bastante detalhes do produto real.
  5. 5. O processo de prototipação utiliza- se de quatro fases:
  6. 6.  Definição dos objetivos do protótipo: É feito um estudo das regras de negócio do sistema que deverá ser criado. O objetivo é verificar a viabilidade da prototipação, o material a ser utilizado.  Definição das funcionalidades do protótipo: Este é o momento em que são combinadas e registradas quais são as funcionalidades mais desejadas e mais importantes que devem estar presentes.
  7. 7.  Desenvolvimento do protótipo: Nesta fase é construído o protótipo de acordo com as especificações geradas nas fases anteriores.  Entrega e avaliação do protótipo: O final de uma iteração no desenvolvimento de um protótipo é a entrega do mesmo, podendo este ser demonstrado aos usuários, extraindo a opinião dos mesmos a respeito do protótipo, verificando assim, as possibilidades de modificações e novas idéias sobre o objeto final a ser entregue.
  8. 8. Tipos de PrototipaçãoTipos de Prototipação Prototipação em Papel  Utiliza meios físicos como papéis, cartolina e papelão para a criação de objetos que irão demonstrar como será o objeto final desejado.
  9. 9. Wireframe  É o documento que apresenta a estrutura e o conteúdo da interface, indicando o peso e relevância de cada elemento do layout e sua relação com os demais elementos formadores do todo.
  10. 10. Mock-up  O mock-up é uma peça do tamanho real ou exagerado do produto.  Apresenta o fluxo de uma interação com a interface, e, além disto, possui elementos como botões e menus entre outros objetos possibilitando ao usuário interagir com a interface.
  11. 11. Prototipação com enfoque emPrototipação com enfoque em Engenharia de SoftwareEngenharia de Software Prototipação Evolucionária  A prototipação evolucionária traz a vantagem de possibilitar a rápida entrega do sistema, diminui o tempo entre a especificação e a implementação do software.
  12. 12. Prototipação Descartável • Esta abordagem utiliza a criação de um protótipo com o intuito de esclarecer os requisitos e fornecer informações adicionais para os gerentes avaliarem riscos de processo.
  13. 13. Prototipação com enfoque emPrototipação com enfoque em Interação Humano-ComputadorInteração Humano-Computador Prototipação no ciclo de vida Estrela  Neste ciclo o sistema é desenvolvido de forma iterativa até a criação da versão final do produto. A avaliação e a prototipação geram subsídios para o desenvolvimento dos testes e a extração dos requisitos do sistema.
  14. 14. Benefícios da prototipaçãoBenefícios da prototipação  Equívocos entre os usuários de software e desenvolvedores são expostos.  Serviços esquecidos podem ser detectados e serviços confusos podem ser identificados.  Um sistema funcionando está disponível nos primeiros estágios no processo de desenvolvimento.  O protótipo pode ser usado para treinamento do usuário e teste de sistema.
  15. 15.  Maior aproximação do sistema com as necessidades dos usuários.  Melhoria da qualidade do projeto.  Melhoria na facilidade de manutenção.  Redução no esforço de desenvolvimento
  16. 16. SOFTWARES PARASOFTWARES PARA PROTOTIPAÇÃO DE INTERFACESPROTOTIPAÇÃO DE INTERFACES  Ferramentas de prototipação são utilizadas durante os primeiros estágios de design quando avaliações tendem a ser feitas para prever a possibilidade de utilização do produto ou uma parte do produto.  Uma ferramenta de prototipação precisa ser fácil de usar, devendo possibilitar rapidez na construção de um protótipo.
  17. 17. Serena Prototype Composer  Possibilita a criação de um projeto de interface bastante completo, contendo documentação e regras de interface, e possui diversos elementos de tela para serem usados na prototipação.
  18. 18. BlenderBlender  É uma ferramenta que permite a criação de vastos conteúdos de 3D. Oferece funcionalidades completas para modelagem, renderização, animação, pós-produção, criação e visualização de conteúdo 3D interativo.
  19. 19. SilverlightSilverlight  O Silverlight é um plug-in cross-browser e cross- platform para disponibilizar a próxima geração de conteúdo interativo e multimídia para aplicações web baseadas no Microsoft.NET.
  20. 20. SilverlightSilverlight
  21. 21. Referências http://www.serena.com/products/composer http://www.balsamiq.com http://prototipoonline.googlecode.com/svn/bran ches http://blendertotal.wordpress.com/o-que-e- blender/ http://msdn.microsoft.com/pt-br/silverlight/bb18740 aspx

×