O que é spam
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

O que é spam

on

  • 1,185 views

Aula em powerpoint sobre SPAM

Aula em powerpoint sobre SPAM

Statistics

Views

Total Views
1,185
Views on SlideShare
1,160
Embed Views
25

Actions

Likes
0
Downloads
2
Comments
0

2 Embeds 25

http://www.f2suporte.com 24
http://f2suporte.com.br 1

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

O que é spam O que é spam Presentation Transcript

  • Portfóliobibliodigital
  •  O que é o SPAM? Uma mensagem de correio electrónico é considerada SPAM se Basta permitir o cancelamento das mensagens? E um aviso do género “Esta mensagem não pode ser considera SPAM”? O que é que o SPAM tem de errado? O SPAM não é o mesmo que o correio postal de publicidade? Rejeitar SPAM não é uma forma de censura?
  •  Através do levantamento de algumas questões esclarecer os leitores sobre o que é o SPAM e como agir perante ele. Demonstrar que a difusão de SPAM é uma atitude errada.
  •  Este termo é utilizado regularmente para designar correio electrónico não-solicitado enviado em massa. Uma mensagem não-solicitada é uma mensagem de correio electrónico enviada para alguém que não deu o seu consentimento prévio para a receber. Uma mensagem enviada em massa é uma mensagem de conteúdo idêntico enviada para um grande número de destinatários.
  • Uma mensagem de correio electrónico é considerada SPAM se: não tiver sido solicitada pelo destinatário e tiver sido enviada em massa. Mensagens de primeiro contacto, pedidos de orçamentos e candidaturas a empregos são exemplos de mensagens não-solicitadas, mas não são SPAM (considerando que não são enviadas em massa). Newsletters de subscrição, listas de discussão e comunicações a clientes são exemplos de mensagens enviadas em massa, mas não são SPAM (considerando que existe consentimento dos destinatários). 
  •  Não é pelo facto de se permitir que o destinatário cancele a recepção das mensagens que o SPAM deixa de ser SPAM. Mensagens enviadas em massa carecem sempre de consentimento prévio dos destinatários.
  •  Esses avisos são completamente absurdos. Agora, a moda em Portugal é colocar algo deste género no SPAM: «O presente e-mail destina-se única e exclusivamente a informar potenciais clientes e não pode ser considerado SPAM.» passando por: «O email não poderá ser considerado SPAM quando incluir uma forma do receptor ser removido da lista.» até ao hilariante: «Somos contra o spam, se não desejar receber mais esta newsletter, clique aqui.» A única coisa boa destes avisos é que nos permitem identificar facilmente estas mensagens como sendo mesmo SPAM.
  •  O envio de SPAM é uma prática não-ética que constitui um atentado à liberdade dos utilizadores de correio electrónico e à Internet em geral. Ao contrário da publicidade não-solicitada em papel que recebemos nas caixas de correio físicas (e que até podemos recusar com um simples autocolante), o envio do SPAM tem um custo insignificante para quem o envia, mas tem custos altíssimos para quem o recebe: Os utilizadores despendem muito tempo a identificar o SPAM na sua caixa de correio, o que diminui a sua produtividade. Os utilizadores podem facilmente perder mensagens legítimas no meio do SPAM ou bloqueadas pelos cada vez mais agressivos filtros anti- SPAM.
  •  As redes informáticas ficam congestionadas pelo SPAM (mais de 90% de todo o correio electrónico), o que obriga os fornecedores de correio electrónico a despender mais tempo e recursos. Custos que se irão reflectir nos utilizadores finais (através de aumento de preços ou degradação da qualidade do serviço). O SPAM é um dos principais meios para disseminação de vírus e trojans que afectam a segurança de todos os utilizadores da Internet.
  • O SPAMé um atentado à liberdade dos utilizadores,pois obriga-os a consultarem mensagens que nunca pediram para receber. É como se as pessoas fossem obrigadas a deixar entrar em casa todos os vendedoresambulantes e só depois de estes mostrarem o produto que vendem é que as pessoas lhes podiam pedir que saíssem.
  •  Em Portugal, lamentavelmente, o SPAM é legal desde que seja enviado para pessoas colectivas. Contudo, apesar de poder ser legal, não deixa de ser contrário à ética e à justiça. Além disso, o envio do SPAM constitui incumprimento das regras da esmagadora maioria dos ISP (embora muitos ISP sejam pouco diligentes no sentido de fazer cumprir as próprias regras e outros sejam coniventes com o envio de SPAM).
  •  Não, o custo do correio postal não-solicitado é suportado pelo remetente, enquanto, que o custo do correio electrónico não-solicitado enviado em massa é suportado sobretudo pelo destinatário. No caso do correio postal não-solicitado, os custos que lhe estão associados são, desde logo, um factor que contribui para a sua limitação. Além disso, em Portugal, qualquer pessoa pode muito facilmente recusar a publicidade na caixa de correio postal, colocando um autocolante a indicar que não pretende publicidade.
  •  De modo algum. A liberdade de expressão dá às pessoas o direito de se expressarem livremente, mas não lhes dá o direito de obrigarem os outros a ouvi-los, que é o que os spammers fazem. Quem quiser publicitar os seus produtos deverá suportar por si próprio os custos dessa publicidade e utilizar os canais próprios, ao invés de deixar as despesas e o incómodo para os destinatários.
  •  Nota: Sempre que encaminhar uma mensagem, por favor: 1. Apague o meu endereço e nome. 2. Apague, também, os endereços dos amigos antes de reenviar. 3. Encaminhe como cópia oculta (Bcc: ou Cco:) aos seus destinatários. Agindo sempre assim dificultaremos a disseminação de vírus, spams e banners
  •  Após a leitura desta aula deverá ter ficado esclarecido sobre: O que é o SPAM; Como proceder; O que é que o SPAM tem de errado; O SPAM não é o mesmo que o correio postal de publicidade e Rejeitar SPAM não é uma forma de censura.
  • "Eu sei que é moral o que nos faz sentir bem depois, e imoral o que nos faz sentir mal depois.“ Ernest Hemingway"Sem o pudor, não pode haver nada honesto, nada digno." Cícero