O que feed rss atom
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Like this? Share it with your network

Share

O que feed rss atom

on

  • 824 views

Feed: Rss e Atom

Feed: Rss e Atom

Statistics

Views

Total Views
824
Views on SlideShare
824
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
4
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

O que feed rss atom Presentation Transcript

  • 1. Portfóliobibliodigital FEED: RSS E ATOM
  • 2. Plano da Aula: Web Feed Agregadores RSS Atom
  • 3. Objectivos: Levar o formando a compreender o que em um feed e a sua utilidade. Os formandos deveram compreender a utilidade dos agregadores. Demonstrar a diferenças entre RSS e ATOM.
  • 4. Web Feed Termo proveniente do verbo em inglês "alimentar”. É um formato de dados utilizado em formas de comunicação com conteúdos actualizados frequentemente, como sites (páginas da internet) de notícias ou blogues. Distribuidores de informação, blogueiros ou canais de notícias disponibilizam um feed no qual os utilizadores podem se inscrever, no formato de um link. Outros formatos de dado possíveis de serem comunicados por feeds são arquivos de áudio, podcasts e vídeos.
  • 5. Agregadores São os serviços que possibilitam aos utilizadores assinarem diferentes feeds. Trata-se de um programa que reúne as informações dos diferentes feeds escolhidos pelo utilizador, e liga-se periodicamente ou sob comando do utilizador para verificar a existência de novas actualizações. Vários sites propõem actualmente o mesmo serviço, dispensando a instalação de um programa.
  • 6. Inscrever-se num feed Significa incluir o link do feed na sua lista de assinaturas do agregador.
  • 7. Arquivos feed São listas de actualização de conteúdo de um determinado sítio, escritos com especificações baseadas em XML.Actualmente há 3 principais especificações para a criação de arquivos feed: RSS 1.0 - RDF Site Summary 1.0 (RSS-DEV). RSS 2.0 - Really Simple Syndication 2.0 (Userland). Atom (IETF).
  • 8. As versões RSS 1.0 e RSS 2.0 São diferentes, possuem organizações que trabalham separadas. Isto ocorreu porque após a finalização do grupo de estudos do RSS da Netscape organizações continuaram o desenvolvimento separadamente de cada um dos formatos, o que originou duas versões diferentes. A especificação Atom (RFC-4287) é a única publicada por um órgão normatizador, no caso a IETF.
  • 9. Características do Feed Feeds são utilizados para que um utilizador de internet possa acompanhar os novos artigos e conteúdos de um site ou blogue sem que precise visitar o site em si. Sempre que um novo conteúdo for publicado, o assinante do feed poderá lê- lo no seu agregador. Assinar um feed ou cancelar a assinatura são processos feitos no agregador, adicionando ou retirando o link para o feed. Não é necessário enviar um e-mail de cancelamento ao distribuidor de informação. Não é necessário enviar um endereço de e-mail ao distribuidor, preservando assim a conta de e-mail do utilizador de efeitos negativos da internet como spams, vírus, ou roubos de identidade. Bons agregadores podem organizar a informação a ser lida de maneira personalizada, reuni-las ou classificá-las segundo especificações do utilizador.
  • 10. Funcionamento e uso Com um programa chamado agregador de Feeds, você recebe as actualizações dos sítios escolhidos sem ter que visitá-los. Já existem websites que funcionam como agregadores de Feeds, mostram as actualizações no próprio navegador e assim dispensam a instalação de softwares específicos. Existem também navegadores e clientes de e- mail com leitor Feed agregado, igualmente dispensando o uso de softwares adicionais.
  • 11. Reconhecimento dos "Feeds" porum navegador web Webmasters que colocam um feed num site, comummente adicionam os códigos que vou apresentar nos dois slides seguintes para indicar ao navegador (browser) do utilizador, que a página tem um feed
  • 12. Se o arquivo Feed foi criado com aespecificação RSS é usado ocódigo: <link rel="alternate" type="application/rss+xml" href="feed.rss" title="RSS feed para Minha Pagina"> considerando que o nome do arquivo Feed chama-se feed.rss.
  • 13. Se o arquivo Feed foi criado com aespecificação Atom é utilizado ocódigo: <link rel="alternate" type="application/atom+xml" href="atom.xml" title="RSS feed para Minha Pagina"> Considerando que o nome do arquivo Feed chama-se atom.xml.
  • 14. RSS É um subconjunto de "dialetos" XML que servem para agregar conteúdo ou "Web syndication", podendo ser acedido mediante programas ou sites agregadores. É usado principalmente em sites de notícias e blogues.
  • 15. A abreviatura do RSS é usadapara se referir aos seguintespadrões: Rich Site Summary (RSS 0.91) RDF Site Summary (RSS 0.9 e 1.0) Really Simple Syndication (RSS 2.0)
  • 16. A tecnologia do RSS permite aos utilizadores daInternet inscreverem-se em sites que fornecem"feeds" RSS.Estes são tipicamente sites que mudam ouactualizam o seu conteúdo regularmente.Para isso, são utilizados Feeds RSS querecebem estas actualizações, desta maneira outilizador pode permanecer informado dediversas actualizações em diversos sites semprecisar visitá-los um a um.
  • 17.  Os feeds RSS oferecem conteúdo Web ou resumos de conteúdo juntamente com os links para as versões completas deste conteúdo e outros metadados. Esta informação é entregue como um arquivo XML chamado "RSS feed", "webfeed", "Atom" ou ainda canal RSS.
  • 18.  A principio e até hoje em alguns sites o ícone adoptado para o formato RSS é Juntamente do indicativo de XML . Mas o ícone mais famoso que representa o RSS foi adoptado numa parceria entre a Mozilla Foundation (criadora do Firefox, que já usava o ícone) com a Microsoft para a mais recente versão de seu navegador, o Internet Explorer 7. Posteriormente o Flock, navegador baseado no Firefox ainda em desenvolvimento, também adoptou o ícone. Ajudando a promover o RSS para os utilizadores o site Feed Icons distribui gratuitamente o ícone em diversos formatos para inserção em websites.
  • 19. Usos do RSS: É amplamente utilizado pela comunidade dos blogues para compartilhar as suas últimas novidades ou textos completos e até mesmo arquivos multimédia. No ano 2000, o uso do RSS difundiu-se para as maiores empresas de notícias como a Reuters, CNN, e a BBC. Estas empresas permitiam que outros websites incorporassem suas notícias e resumos através de vários acordos de uso. É usado agora para muitos propósitos, incluindo marketing, bug-reports, e qualquer outra actividade que envolva actualização ou publicação constante de conteúdos. Actualmente é comum encontrar feeds RSS nos maiores web sites e também em alguns pequenos.
  • 20.  Um tipo de programa conhecido como "feed reader" ou agregador pode verificar páginas habilitadas para RSS para os seus utilizadores e informar actualizações. Estas aplicações são tipicamente construídas como programas independentes ou como extensões de navegadores ou programas de correio electrónico. Estes programas estão disponíveis para vários sistemas operativos, inclusive existindo versões para web destes programas.
  • 21.  Os leitores RSS para web não requerem nenhum software e trazem os feeds dos utilizadores para qualquer computador com acesso web disponível. Alguns agregadores combinam feeds RSS entre outros feeds. Por exemplo: agregando diversos itens relativos a futebol de diversos feeds de desportos e criando então um novo feed de futebol.
  • 22.  Nas páginas web os feeds RSS são tipicamente indicados por um rectângulo laranja, com as letras XML ou RSS. Escrita MIME: application/rss+xml
  • 23. Como funciona: No arquivo RSS são incluídas informações como título, página (endereço exacto de onde há algo novo), descrição da alteração, data, autor, etc., de todas as últimas actualizações do site ao qual ele está agregado. De poucos em poucos minutos o arquivo RSS é actualizado mostrando as alterações recentes. O RSS é um formato padronizado mundialmente, que funciona sob a linguagem XML (Extensible Markup Language), e é usado para compartilhar conteúdo Web. Ele permite, por exemplo, que o administrador de um site de notícias crie um arquivo XML com as últimas manchetes publicadas, a fim de compartilhá-las mais rapidamente com seus leitores. Este arquivo poderá ser lido através de qualquer ferramenta que seja capaz de entender o
  • 24.  RDF Site Summary, a primeira versão do RSS foi criada por Dan Libby da Netscape em Março de 1999 para uso no portal "My Netscape". Esta versão ficou conhecida como RSS 0.9. Em Julho de 1999, em resposta a comentários e sugestões, Libby produziu um protótipo chamado RSS 0.91 (com RSS significando Rich Site Summary), simplificando também o formato. O RSS (Really Simple Syndication) é um descendente do RDF (Resource Description Framework) e segue as definições da W3C para o RDF, que é descendente do XML.
  • 25. Funcionamento eactualização De uma maneira geral, permite o recebimento rápido de notícias ou informações, sincronizadas com os respectivos fornecedores de conteúdo, de maneira rápida, uma vez que o formato dos dados se restringe a texto simples. Serve para receber uma lista de actualizações dos sites escolhidos, no momento em que elas ocorram. Muito usado em sites de notícias, sites de previsão do tempo, informações sobre o trânsito, informações económicas e blogues. O Gmail (Serviço de Email do Google) também utiliza RSS no seu mecanismo. Fontes RSS podem ser achadas em directórios como www.rssfeeds.com.br
  • 26. Leitores de RSS Para fazer o uso de RSS, existem dois esquemas: 1º fazer o uso de um programa cliente também denominado de agregador. Nele são incluídos os RSS que o utilizador deseja acompanhar 2º fazer um registo em sites específicos e neles incluir os RSS que deseja acompanhar. São agregadores via navegador ou browser. Agregam RSS remotamente.
  • 27.  A maioria dos navegadores já apresenta a possibilidade de agregar RSS no próprio software. Geralmente não apresentam tantas funcionalidades disponíveis como os outros agregadores.
  • 28. Atom Ao contrário do RSS, Atom não é uma sigla, mas também é um formato para ler e escrever informações na Web. Há quem diga que este projecto é, inicialmente, uma proposta de unificação do RSS 1.0 e do RSS 2.0. Também é baseado em XML, mas o seu desenvolvimento é tido como mais sofisticado. O grupo que nele trabalha tem até o apoio de grandes corporações, como o Google.
  • 29. O que é o ATOM É o nome dado a um estilo baseado em conteúdo XML e metadados, ou seja, é um protocolo ao nível da aplicação para publicar e editar Fontes web que são periodicamente actualizadas, como por exemplo Blogues. Os feeds devem ser formados em formato XML e são identificados como application/atom+xml media type. O funcionamento deles não difere das Markup Languages tradicionais, com cabeçalhos, títulos e corpo como no HTML 4.0.
  • 30. OBRIGADO PELAATENÇÃO