Teoria da deriva dos continentes

730 views
533 views

Published on

http://orioffice.com/chefe-oriflame/?id=351 Apresentação de diapositivos sobre a Teoria da Deriva dos Continentes.

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
730
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
217
Actions
Shares
0
Downloads
3
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Teoria da deriva dos continentes

  1. 1. Deriva dos continentes
  2. 2. Alfred Wegener Em 1915 Alfred Wegener, meteorologista alemão, avançou com a proposta de uma teoria que preconizava que os continentes, atualmente separados por vastas extensões de água, se tinham encontrado unidos no ano passado, formando um único continente.
  3. 3. Alfred Wegener-Continuação Alfred Wegener, nascido na Alemanha, em 1880, embora doutorado em Astronomia, enveredou pela Meteorologia, acabando por realizar estudos em outras áreas do conhecimento. Após uma primeira, mal recebida, conferência, em 1912, onde defendeu a deriva dos continentes, reuniu evidências que publicou num livro originalmente escrito em alemão, em 1915, cujo título em português se traduz por “A Origem dos Continentes e dos Oceanos”. Nessa obra, este autor congregou argumentos morfológicos, paleontológicos, paleoclimáticos e litológicos que lhe permitiram avançar com a Teoria da Deriva dos Continentes.
  4. 4. Argumentos morfológicos Wegener constatou que as margens atlânticas da América do Sul e da África se ajustavam, à semelhança das peças de um puzzle. Na sequência desta constatação, Wegener alargou o seu estudo aos restantes continentes, tenho verificado que, de modo, semelhante, eles também se ajustavam.
  5. 5. Argumentos paleontológicos Evidências paleontológicas contribuíram também para a Teoria da Deriva dos Continentes. No estudo de fauna e flora continental anteriores ao Mesozoico, foram encontradas grandes semelhanças no registto fóssil da América do Norte e da Europa, da América do Sul e da África e por fim da Austrália, África do Sul, Índia e Patagónia. A constatação da distribuição destas espécies fósseis, em continentes que hoje se encontram muito afastados, poderia ser explicada se, na altura em que esses seres vivos habitaram a Terra, aqueles continentes estivessem reunidos num único.
  6. 6. Enquanto metereologista, Wegener deu uma atenção particuçar a reconstituições paleoclimáticas. A palaoclimatologia entende-se como a ciência que estuda os climas antigos.

×