• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
[Young Lions Brazil 2009] Rally dos Sertões
 

[Young Lions Brazil 2009] Rally dos Sertões

on

  • 2,879 views

Apresentação da campanha de Rally dos Sertões, para a Ford Caminhões, assim como seus respectivos resultados.

Apresentação da campanha de Rally dos Sertões, para a Ford Caminhões, assim como seus respectivos resultados.
Material inscrito no Young Lions Brazil 2009, na categoria Contacts.

Statistics

Views

Total Views
2,879
Views on SlideShare
2,837
Embed Views
42

Actions

Likes
2
Downloads
0
Comments
0

6 Embeds 42

http://meiodamidia.wordpress.com 14
http://www.linkedin.com 11
http://www.expm.org.br 9
http://www.slideshare.net 6
http://www.citrus7.com.br 1
http://expm.institucional.ws 1

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    [Young Lions Brazil 2009] Rally dos Sertões [Young Lions Brazil 2009] Rally dos Sertões Presentation Transcript

    • Leonardo Reis Longo Categoria Contacts Cliente: Ford Caminhões Campanha: Rally dos Sertões 2008 Ficha Técnica: Mídia Tecnologia  Ricardo Breves - Diretor de Mídia  Raphael Strada - Gerente de TI  Luciano Mantelli - Supervisor de Mídia  Vanderson Arruda - Web Developer  Leonardo Longo - Coordenador de Mídia  Guilherme Cavalcante - Estagiário de Mídia Criação  Jean Boechat - Diretor de Criação Atendimento  Fábio Brandão - Diretor de Criação  Marcelo Prais – Diretor de Interatividade  Marcelo Mariano - Diretor de Arte  Rodolfo Luz - Diretor de Contas  Lins Ricon - Redator  Rodrigo Falcão - Gerente de Projetos  Marcelo Pitel - Diretor de Arte  Fabricio Guimarães - Supervisor de Contas  Mateus Knelsen - Assitente de Arte  Rodrigo Victorio - Executivo de Contas  Raquel Konen - Assistente de Atendimento
    • Cenário  Entre 17 e 28 de junho de 2008 ocorreu a 16ª edição do Rally Internacional dos Sertões, uma prova com 4.474 quilômetros de desafios em seis Estados.  O Rally Internacional dos Sertões era a maior prova off-road da América Latina e uma das maiores do mundo em número de participantes, contando com pilotos das categorias carros, motos, quadriciclos, além de nove equipes competindo na categoria de Caminhões.  A grande novidade desta temporada foi que o Rally dos Sertões foi válido como etapa da Copa do Mundo de Rally Cross-Country para carros e caminhões, sendo que desde 2005 a prova sediava uma etapa do Campeonato Mundial de motos e quadriciclos.
    •  A Ford era a atual campeã do Rally dos Sertões na categoria geral de caminhões, tendo conquistado este título por 3 vezes seguidas, sempre com o caminhão modelo F-4000, que tem uma forte imagem de robustez e resistência junto ao mercado consumidor.  A conquista de um possível tetracampeonato reforçaria ainda mais essa imagem e contribuiria na promoção dos caminhões da Série F (F-350 e F-4000), tendo em vista o lançamento dos modelos da linha 2009, em especial ao novo F-4000 4x4.  Em 2008 a equipe oficial da Ford Caminhões foi a Autoliner, patrocinada pela Ford e correu com o modelo F-4000 4x4.
    • Objetivo de Mídia  Gerar visibilidade de Ford Caminhões no evento Rally dos Sertões, reforçando junto aos consumidores a durabilidade e robustez dos modelos Série-F, em especial do novo modelo F-4000 4x4.  Aproximar a marca Ford Caminhões dos consumidores através de ações que tenham relevância para o público.
    • Considerações Preliminares  Uma única produtora autorizada a filmar o evento.  Dificuldade na captação de imagens, por conta da localização geográfica das provas, além do tempo de produção e edição do conteúdos.  Os meios Televisão aberta e Cabo não conseguem fazer a cobertura do evento, com a periodicidade e o dinamismo que o mesmo exige.  Os veículos de mídia impressa que fazem a cobertura do Rally são revistas segmentadas, de periodicidade mensal, que disponibilizam seu material no mês posterior ao evento.  Havia uma oportunidade aos meios que entregassem, com agilidade e eficiência, a cobertura do evento, principalmente a parte audiovisual.
    • Estratégia O número de internautas residenciais brasileiros, que baixam conteúdo na internet com interesse em vídeos e filmes, chegou a 13,8 milhões durante o mês de maio, com Gerar alcance de 60% de todos os internautas residenciais no visibilidade país*, demonstrando Alto potencial de cobertura e repercussão de conteúdos em vídeo no meio online A relevância do recurso vídeo é cada vez maior para os internautas, tendo crescido em audiência mais de 120% entre Jan’07 e Mai’08, versus 10% dos Instant Messengers, Aproximar a 12% das Redes sociais e 0,34% de crescimento da audiência marca dos em TV a cabo**, demonstrando o potencial da plataforma consumidores para preencher a lacuna deixada pelos outros meios de forma relevante, o que contribui para a aproximação junto aos potenciais consumidores *Fonte: Ibope NetRatings, Maio de 2008 **Fonte: Media Workstation, Maio de 2008
    •  Internet foi o principal pilar do plano, com o maior share entre os meios (82,35%). Isso significou uma ruptura aos padrões do mercado que destinava na época, em média, 3,6% do investimento em online*.  Abordagem inovadora dentro do segmento, buscando veículos capazes de entregar ao target não apenas banners tradicionais, mas sim toda a cobertura do evento através de recursos audiovisuais e de uma maneira dinâmica, que possibilitasse ao público alvo a ter um contato diário com a marca Ford Caminhões, durante o período de 10 dias do evento. 8% 10% Internet Jornal Rádio 82% *Fonte: Projeto Inter-Meios (Percentual de Participação em Janeiro de 2008)
    • Ações 5 LINKS PATROCINADOS REDES SOCIAIS 2 MÍDIA GRÁFICA NO YOUTUBE 4 3 FLICKR 2 TERRA BRAND CHANNEL YOUTUBE JORNAL 1 SITE FORD RÁDIO ACESSO DIRETO Objetivos Aproximar a marca Gerar visibilidade
    • 1  Nas ações em outras mídias que deram apoio ao meio online, o plano de comunicação contemplou, durante o evento, veículos regionais de rádio e jornal das praças em que ocorreram determinadas etapas do evento, como Goiânia, Palmas e Natal.  Os meios jornal e rádio tiveram o papel de gerar awareness com o público, para a presença dos caminhões Ford no evento, sempre falando da cobertura em vídeos no canal da marca na Internet e convidando o leitor/ouvinte a acompanhar o evento.
    • 2  O primeiro veículo selecionado foi o YouTube, que além de ter ~43% de cobertura no meio Internet, tem uma audiência composta por mais de 40% de usuários homens com mais de 18 anos*.  Além da audiência qualificada o YouTube é o maior site de vídeos do Brasil, com mais de 30 milhões de vídeos assistidos diariamente, além dos mais de 10 mil uploads/ dia dos usuários**.  Visando manter os usuários dentro do próprio site do YouTube, onde a possibilidade de interação dos consumidores é maior que no site oficial do anunciante, a Ford Caminhões foi a primeira montadora do segmento a ter um Brand Channel, que é um canal exclusivo e customizado para o anunciante dentro do YouTube.  Para gerar tráfego para o canal, dentro do próprio site utilizou-se peças de mídia gráfica que foram apresentadas em resultados de buscas relacionadas ao evento, ao setor automotivo e esportes, com algumas variações de buscas referentes a entretenimento. *Fonte: Ibope NetRatings, Maio de 2008 **Fonte: Google Internal Data - Média mensal - Abril de 2008
    • Ao realizar buscas relacionadas a termos do evento, como Rally dos Sertões, o internauta era impactado por uma peça da Ford Caminhões convidando-o a clicar e assistir a cobertura do evento.
    • 3  O segundo veículo considerado para a campanha foi o portal Terra, que tem 55,27% de cobertura na Internet, sendo que 55,2% são homens com mais de 18 anos*, além de ter como ponto forte o fato de que 79% dos assinantes do site possuem Banda Larga, o que facilita a navegação em sites de vídeos.  Além dos pontos anteriores, o Terra conta com um canal chamado “Terra TV”, que possui 5 milhões de espectadores*, sendo que mais de 2 milhões são espectadores residenciais**, que assistem mensalmente uma média de 25 milhões de vídeos, totalizando 200 mil horas em vídeos vistos por mês***.  No Terra, além do patrocínio exclusivo de toda a cobertura do Rally dos Sertões em um canal especial do evento, criou-se dentro da categoria “+ Esportes” do Terra TV um canal inédito para a cobertura completa do Rally dos Sertões, com vídeos on demand, atualizados diariamente pela equipe editorial do Terra.  Outra ação pioneira negociada pela mídia, foi o acordado com a equipe do Terra que todos os formatos de mídia de apoio, como banners e selos, levavam o internauta para o Brand Channel da montadora e não necessariamente ao site oficial do anunciante. *Fonte: StatsWeb, Janeiro de 2008 **Fonte: Ibope NetRatings, Maio de 2008 ***Fonte: MIB Terra, Janeiro de 2008
    • Todas as peças da Ford Caminhões no Terra levavam o consumidor para o YouTube, algo nunca antes permitido pelo Terra, visto que este considerava tal ação uma maneira de gerar audiência para seu concorrente.
    • 4  Para suprir a necessidade de fotos e imagens do evento, paralelamente foi criado um álbum de fotos da Equipe Ford no site Flickr com atualizações diárias de fotos e imagens do evento.  Com isso, a equipe ficou 100% alocada na campanha durante o evento, responsável por alimentar o Brand Channel e o Flickr diariamente (inclusive finais de semana), além de repassar para blogueiros e moderadores de redes sociais, conteúdos de texto gerados pela assessoria de imprensa da Ford, ampliando esta cobertura de vídeos, fotos e textos na Internet, via mídias sociais.
    • 5  A Ford Caminhões possui uma estratégia anual uniforme de links patrocinados no Google e, durante o período do evento, todos os anúncios referentes à lista de palavras de Rally dos Sertões no sistema de links patrocinados do Google, foram transformados em anúncios que remetiam à cobertura do evento e geravam tráfego para o Brand Channel da marca. Ford no Rally dos Sertões A força dos caminhões Ford no Rally dos Sertões. Confira. www.fordcaminhoes.com.br Ford no Rally dos Sertões Veja os caminhões Ford no Rally dos Sertões. Acompanhe. www.youtube.com/fordcaminhoes
    • Implementação  Durante as 10 etapas do Rally, foram inseridos no Brand Channel 25 vídeos, divididos em 2 listas de reprodução, totalizando mais de 46 minutos de vídeos.  Na primeira lista (Rally dos Sertões 2007), que foi criada junto ao início do evento, estavam 13 vídeos inéditos, com todas as 10 etapas do Rally de 2007, além da premiação e dois vídeos institucionais do Rally.  A segunda lista (Rally dos Sertões 2008), contou com 12 Vídeos, que eram postados nos dias posteriores a cada etapa, com as melhores cenas do dia anterior, além da premiação e entrevistas com os pilotos.  No Terra TV foram inseridos 27 vídeos, com uma duração menor que os vídeos da Ford no YouTube, porém abordando todas as categorias do evento, não apenas a de Caminhões. Sendo que todos os vídeos estavam acompanhados de um banner da Ford Caminhões chamando o internauta para acompanhar a cobertura exclusiva do evento no canal da marca.
    • Resultados A equipe Autoliner foi campeã do Rally dos Sertões na categoria geral de caminhões pelo quarto ano consecutivo. Já a campanha de mídia teve resultados tão bons quanto:  Durante o período do evento, somente os vídeos das etapas 2008 contabilizaram um total de 83.435 visualizações.  Em apenas 12 dias, o Brand Channel teve mais de 47% do que é a média mensal de visitas no site da Ford Caminhões, contabilizando mais de 32.5 mil visitas, com um perfil de internautas prioritariamente masculino (76%) na faixa de 25 a 54 anos (70%).  Além de comentários nos vídeos e no próprio canal, o Brand Channel ainda contou com 51 pessoas inscritas, o que o elevou ao patamar de 4o canal com maior número inscritos no YouTube, no mundo, no mês do evento.  O canal de cobertura do Rally dos Sertões no Terra teve mais de meio milhão de visualizações, durante o mês do evento, sendo que as peças de mídia gráfica no site do tiveram mais de 17 mil cliques, durante o período, com uma excelente taxa de cliques média de 0,79%*.  Com a mudança dos anúncios da campanha de links patrocinados, o volume de cliques nas palavras relacionadas a Rally dos Sertões, no período do evento foi 78% acima da média mensal de cliques no grupo de anúncios até maio de 2008. *Observação: Os últimos dados fornecidos pelo estudo do IBOPE eRatings.com, mostram uma taxa de cliques média do mercado em torno de 0,20%
    •  Tanto os vídeos, como a cobertura da Ford Caminhões no evento, foram citados em 13 blogs, inclusive um blog internacional, além de 36 comunidades do Orkut, 12 grupos de discussão (e-groups) e 9 fóruns.  De acordo com o número de exibições de todos os vídeos, contabilizados fora do site do YouTube, chega-se a uma exposição espontânea de no mínimo 113.517 visualizações nos vídeos da montadora.  A presença da equipe Ford Caminhões e a cobertura de vídeos do evento foram citados em mais de 3 revistas especializadas que falaram do evento, que abordaram a postura inovadora de como a montadora utilizou a internet para se aproximar de seus consumidores. Exemplos de blogs com citação do canal da montadora:  http://carrocarro.com.br/2008/ford/ford-lidera-o-rally-dos-sertoes-2008/  http://www.velocidade.org/2008/06/24/rally-dos-sertoes-16-edicao/  http://www.nowpublic.com/sports/foreigners-participation-record-sertoes-rally  http://www.mundorally.com.br/index.php/200807016059/SERTOES-PLP-Piano-Mendes-e- Fonseca-recebem-o-premio-de-Bi-Campeoes.html
    • A ação desenvolvida pela equipe para a participação da Ford Caminhões no Rally dos Sertões foi extremamente ousada, porém precisa, contribuindo bastante para o sucesso do lançamento do nosso novo caminhão, F-4000 4x4. O sucesso desta ação foi tamanho que mesmo quase um ano após nossa participação e vitória no rally, ainda registramos acessos de internautas em nosso canal exclusivo no You Tube, o que comprova sua eficácia e pertinência junto ao público apaixonado por caminhões. Esperamos neste ano conquistar novamente o Rally dos Sertões, evidentemente, com o apoio da equipe em novas e ousadas ações.quot; Pedro de Aquino, gerente de Marketing da Ford Caminhões  O lançamento do novo modelo F-4000 4x4 foi um sucesso de vendas, visto que vendeu 38% acima do esperado no ano de 2008, o que possibilitou que a equipe de Marketing da Ford Caminhões elevasse a meta de vendas para o ano de 2009.
    • “Minha participação foi fundamental no projeto, em virtude da experiência que tenho com mídias digitais e suas respectivas plataformas, o que possibilitou uma visão estratégica que posiciona a internet como pilar de todas ações do plano de mídia.” “Além da visão estratégica, meu papel em toda parte tática e no processo de implementação da campanha foi crucial, por conta do bom relacionamento com a equipe comercial dos veículos, que permitiram a implementação de ações nunca antes aprovadas.” “A prova de que a solução de mídia adotada foi eficaz e assertiva é o fato de os resultados, tanto os de mídia quanto os de não-mídia (como redes sociais), crescerem exponencialmente. Além de quase um ano após o evento terminar, sem mudança de linha criativa, o Brand Channel da montadora continuar recebendo acessos, crescendo o número de visitas em mais de 26% e provando que o relacionamento foi criado.” Leonardo Reis Longo Categoria Contacts