Your SlideShare is downloading. ×
0
Preparatório uml   aula2
Preparatório uml   aula2
Preparatório uml   aula2
Preparatório uml   aula2
Preparatório uml   aula2
Preparatório uml   aula2
Preparatório uml   aula2
Preparatório uml   aula2
Preparatório uml   aula2
Preparatório uml   aula2
Preparatório uml   aula2
Preparatório uml   aula2
Preparatório uml   aula2
Preparatório uml   aula2
Preparatório uml   aula2
Preparatório uml   aula2
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Preparatório uml aula2

177

Published on

material do segundo dia do curso de uml para pós em eng de softwares

material do segundo dia do curso de uml para pós em eng de softwares

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
177
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
10
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. UML – QUE DIAGRAMAS USAR?
  • 2. ORIENTAÇÃO A OBJETOSA orientação a objetos é um paradigma de análise, projeto e programação desistemas de software baseado na composição e interação entre diversas unidadesde software chamadas de objetos.A análise e projeto orientados a objetos tem como meta identificar o melhorconjunto de objetos para descrever um Sistema. O funcionamento deste sistemase dá através do relacionamento e troca de mensagens entre estes objetos.Na programação orientada a objetos, implementa-se um conjunto de classes quedefinem os objetos presentes no Sistema. Cada classe determina ocomportamento (métodos) e estados possíveis (atributos) de seus objetos, assimcomo o relacionamento com outros objetos. http://pt.wikipedia.org/wiki/Orientacao_a_objetos
  • 3. ORIENTAÇÃO A OBJETOSClasse Uma classe define o comportamento dos objetos através de seus métodos,e quais estados ele é capaz de manter através de seus atributos.Em UML: classeAtributo /propriedades são características de um objeto.Método / operações / Comportamento definem as habilidades dos objetos.
  • 4. ORIENTAÇÃO A OBJETOSSubclasse é uma nova classe originada de sua classe pai (Herança).Objeto / instância de uma classe. Um objeto é capaz de armazenar estadosatravés de seus atributos e reagir a mensagens enviadas a ele, assim como serelacionar e enviar mensagens a outros objetosMensagem é uma chamada a um objeto para invocar um de seus métodos,ativando um comportamento descrito por sua classe.
  • 5. ORIENTAÇÃO A OBJETOSHerança (ou generalização) é o mecanismo pelo qual uma classe (sub-classe)pode estender outra classe (super-classe), aproveitando seus comportamentos(métodos) e variáveis possíveis (atributos).Associação é o mecanismo pelo qual um objeto utiliza os recursos de outro.Encapsulamento consiste na separação de aspectos internos e externos de umobjeto. Este mecanismo é utilizado amplamente para impedir o acesso direto aoestado de um objeto (seus atributos), disponibilizando externamente apenas osmétodos que alteram estes estados.Abstração é a habilidade de concentrar nos aspectos essenciais de um contextoqualquer, ignorando características menos importantes ou acidentais. Emmodelagem orientada a objetos, uma classe é uma abstração de entidadesexistentes no domínio do sistema.
  • 6. ORIENTAÇÃO A OBJETOSPolimorfismo consiste em quatro propriedades que a linguagem pode ter (atentepara o fato de que nem toda linguagem orientada a objeto tem implementadotodos os tipos de polimorfismo): Universal: Inclusão: um ponteiro para classe mãe pode apontar para uma instância de uma classe filha Paramétrico: se restringe ao uso de templates . Ad-Hoc: Sobrecarga: duas funções/métodos com o mesmo nome mas assinaturas diferentes. Coerção: a linguagem que faz as conversões implicitamente (como por exemplo atribuir.
  • 7. ORIENTAÇÃO A OBJETOSPolimorfismo
  • 8. ORIENTAÇÃO A OBJETOSInterface é um “contrato” entre a classe e o mundo externo. Quando uma classeimplementa uma interface, ela está comprometida a fornecer o comportamentopublicado pela interface.Pacotes são referências para organização lógica de classes e interfaces.
  • 9. UML
  • 10. UML
  • 11. UML associaçãoHerança – Agregação ou Especialização
  • 12. UML Associação intermediáriaRestrições
  • 13. UML Composição
  • 14. UML Dependência
  • 15. BIBLIOGRAFIAhttp://pt.wikipedia.org/wiki/UML#Visão_Geral_da_UML

×