• Like
  • Save
Relatorio _esc_rosário
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Relatorio _esc_rosário

on

  • 566 views

 

Statistics

Views

Total Views
566
Views on SlideShare
455
Embed Views
111

Actions

Likes
0
Downloads
4
Comments
0

3 Embeds 111

http://pibid-pedagogiaufcg2012.blogspot.com.br 89
http://pibidpedagogiaufcg.blogspot.com.br 18
http://cms.pibid-pedagogia6.webnode.com 4

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Relatorio _esc_rosário Relatorio _esc_rosário Document Transcript

    • Universidade Federal de Campina GrandePrograma de Iniciação à Docência - PIBIDOrientador (a): Antônio Gláucio / Naudiene Supevisora: Francimar Bolsistas: Elaine Tayse Fabiola Portela Janaina Dantas Laura nahyara Mayrla Raposo Patricia de Oliveira Tatyane Andreza Análise do questionário Subprojeto:Ciências Naturais Campina Grande Setembro/2012
    • O presente trabalho objetiva descrever os dados obtidos em uma pesquisa decampo realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Rosárioda cidade de Campina Grande-PB. A pesquisa possui cunho qualitativo e foca o ensinode Ciências Naturais no que se refere as metodologias, materiais e as práticaspedagógicas já existentes na referida instituição. Para este fim, visitamos e observamoso espaço escolar em questão e aplicamos um questionário com a gestora da escola e aprofessora da disciplina no intuito de conhecer como tem sido o ensino de Ciências namesma.Em linhas gerais,os dados coletados nos darão subsidios para as atividadesposteriores do subprojeto, no sentido de contribuir de forma prática e inovadora asaulas de Ciências Naturais possibilitando que os alunos compreendam que a disciplinaCiências perpassa os muros da escola, está no cotidiano de cada individuo, está na vida.
    • Os dados a serem descritos abaixo, refere-se ao questionário realizado na,E.E.E.F Nossa Senhora do Rosário na cidade de Campina Grande-PB . O mesmo foiaplicado pelas alunas bolsistas do projeto PIBID-Programa de iniciação a docência,tivemos por objetivo analisar a estrutura física da escola, a caracterização dos sujeitosque a compõe, bem como formação de professores, perfil da turma na qual serárealizada a pesquisa, analisamos a relação que a escola tem com o ensino das ciênciasincluindo os materiais didáticos utilizados durante as aulas. O questionário apresentado teve em sua estrutura 08 (oito) questões sendoelas: 09 (nove) sobre a caracterização da Escola em sua estrutura fisíca, e 08 (oito)caracterização dos sujeitos que a compõe. No tocante a caracterização da escola, amesma é da rede pública de ensino, com condições físicas regulares, com construção ereestruturação em andamento com prazo para término de 02 (dois) meses,não possuilaboratório de ciências, porém possui um laboratório de informática com condições deuso regular, a totalidade de alunos no ensino fundamental I é de 92, e no fundamental IIé de 509 alunos, tendo em seu quadro de docentes 04 (quatro) professores nofundamental I, e 33 (trinta e três) no fundamental II.Sobre a caracterização dos sujeitosque a compõe a formação dos professores e de nível superior completo e pós graduação,no momento a escola não desenvolve nenhum projeto na área de ciências naturais.
    • Professores Fund. I = 4 Fund. 2 = 33 Quantidade de professores Alunos Fund.I Fund.II 0 200 400 600 Quantidade de alunos No tocante ao material didático existente na escola foi informado que o livrosvídeos,datashow,computador,revista,exposiçãoral,feira de
    • ciências,experimentos,excursões didáticas e visitas a museus e parques. Os materiaisutilizados no ensino de ciências são: Microscópio, jogos, lâminas e planetário.Dentre osassuntos abordados nas séries iniciais fundamental I, os que oferecem maior dificuldadena aprendizagem dos alunos são: ar e universo. Em linhas gerais podemos concluir que a visita a escola para aplicação doquestionário foi bastante desafiador, em um primeiro momento nos deparamos com umambiente conturbado, pois a escola como já mencionado está passando por umareforma, e todas as salas estão em um local improvisado, por decisão de pais, alunos efuncionário para não parar as aulas.Tivemos a oportunidade de junto com a professorada turma Sra. Francimar conhecer todos os compartimentos estruturais da escola, bemcomo um primeiro contato com a turma que será realizado os trabalhos, nos poucosmomentos que passamos percebemos a alegria e o entusiasmo das crianças que mesmoem um ambiente impróprio para construção do desenvolvimento e da aprendizagem, semostraram curiosos e abertos aos trabalhos que iremos realizar.