Textos comunicacionais: notícia, reportagem e a entrevista

5,276 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
5,276
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
188
Actions
Shares
0
Downloads
101
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Textos comunicacionais: notícia, reportagem e a entrevista

  1. 1. Madalena Fernandes E.S.Padre Alberto Neto – 2013/14 Textos comunicacionais
  2. 2. Trata-se de uma narrativa breve de um acontecimento da atualidade com interesse geral. Suas características:  Atual,  Interessante,  Informativa,  Objetiva.  Sua linguagem clara, simples, objetiva e corrente.
  3. 3. A sua estrutura Título – pode ser acompanhado ou não por um antetítulo ou subtítulo. Lead: deve responder às seguintes perguntas: Quem? O quê? Onde? Quando? Corpo da notícia Como?( as circunstâncias) Porquê?(os motivos) (estudar pág. 30)
  4. 4. Uma boa notícia segue o esquema da pirâmide invertida: Esquema da pirâmide invertida + −importante
  5. 5. Braga: Incidente ocorreu anteontem ao final da tarde antetítulo Estrangulou cão que o mordeu título lead Um jovem, de 20 anos, matou o cão após ter sido mordido numa Quem? O Quê? mão e na perna, anteontem ao final da tarde, junto à capela da Nossa Quando? Senhora de Fátima, em Figueiredo, Braga. O animal ficou descontrolado Onde? Porquê? quando o dono tentou colocar-lhe a trela e o rapaz acabou por estrangulá-lo. Os como? bombeiros foram ao local, mas o cão já estava morto. O jovem foi hospitalizado e recebeu alta pouco depois. corpo
  6. 6. É um texto assinado e extenso, a reportagem decorre da perpetiva individual do repórter relativamente ao facto ou acontecimento que a origina, sendo, pois, mais subjetiva do que a notícia. É um género jornalístico em que prevalece a intencionalidade informativa. Suas características:  Atual,  Interessante,  Informativa,  Objetiva,  Subjetiva,  Extensão. A sua linguagem clara, objetiva e corrente.
  7. 7. A sua estrutura: Título – pode ser acompanhado ou não por um antetítulo ou subtítulo, Introdução ou entrada, Desenvolvimento ou corpo, Conclusão Caixa(facultativo).
  8. 8. Título subtítulo fotografia introdução caixa Desenvolvimento
  9. 9. A entrevista
  10. 10. Entrevista é um texto jornalístico que consiste numa conversa entre duas ou mais pessoas (o entrevistador e o entrevistado), em que as perguntas são feitas pelo entrevistador para obter informação do entrevistado.
  11. 11. A sua estrutura • Introdução: apresentação do entrevistado, indicação do tema, do motivo e, por vezes, do local da entrevista. • Corpo da entrevista: sequência ordenada de perguntas e respostas entre os dois interlocutores ( entrevistador e entrevistado). • Conclusão: resumo do se disse.
  12. 12. Entrevista a Luís Filipe Borges: "A escrita criativa é a minha paixão" Escrito por Sofia Martins Santos Homem de vários ofícios, Luís Filipe Borges confessa-se muito romântico. Feliz e realizado, afirma que não pensa na fama e assume que o seu maior medo é acabar sozinho. O título A introdução P - O Luís é um homem dos ‘sete ofícios'. Mas qual é a sua verdadeira paixão? - Definitivamente, é a escrita. - Faz questão de que a escrita esteja sempre em primeiro lugar ou fica dividido pela paixão que sente por outros projectos? - Apaixono-me pelos outros projectos mas faço sempre questão de que a escrita esteja envolvida. Por exemplo, no ‘5 para a Meia-Noite', cada um escreve para o seu próprio programa. Eu gosto de ter sempre em mãos um projecto de escrita. - Sem a escrita, haveria um vazio... - Haveria, certamente, mas provavelmente sem as outras coisas a escrita sofreria também um sentimento de vazio. Eu utilizo muitas coisas de outros projectos que tenho na escrita. Escrevi alguns dos últimos episódios do ‘Conta-me Como Foi' e usei muitos pormenores baseados em coisas que vivi. - Que projectos tem agora? - O ‘5 para a Meia-Noite', a crónica no ‘Sol' e o ‘Caveman', no Teatro Armando Cortez. Vou ser embaixador do licor Beirão, juntamente com os outros anfitriões [do ‘5 para a Meia-Noite'], e sou formador de escrita criativa… O corpo da entrevista

×