1712 Libras

7,184 views
6,815 views

Published on

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

Published in: Technology, Travel
1 Comment
9 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
7,184
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1,074
Actions
Shares
0
Downloads
259
Comments
1
Likes
9
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

1712 Libras

  1. 1. Libras Língua Brasileira de Sinais
  2. 2.       As línguas de sinais são línguas naturais, porque como as línguas orais, surgiram espontaneamente da interação entre pessoas e porque devido à sua estrutura permitem a expressão de qualquer conceito - descritivo, emotivo, racional, literal, metafórico, concreto, abstrato - enfim, permitem a expressão de qualquer significado decorrente da necessidade comunicativa e expressiva do ser humano.
  3. 3. Projeto de Lei n o 4857 / 1998 - Autor: Benedita da Silva - PT/RJ. Dispõe sobre a regulamentação da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). (lei para os surdos) Fonte: Revista da FENEIS Art. 1 o - É reconhecida como meio legal de comunicação e expressão a Linguagem Brasileira de Sinais - LIBRAS e outros recursos de expressão e a ela associados. Parágrafo único. Entende-se como Linguagem Brasileira de Sinais a forma de comunicação e expressão, em que o sistema lingüístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema lingüístico de transmissão de idéias e fatos, oriundos de comunidades Surdas do Brasil.  
  4. 4. Art. 2 o - Deve ser garantido, por parte do poder público em geral e empresas concessionárias de serviços públicos, formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da Linguagem Brasileira de Sinais como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades Surdas do Brasil. Art. 3 o - As instituições públicas e empresas concessionárias de serviços públicos de assistência à saúde devem garantir atendimento e tratamento adequado aos portadores de deficiência auditiva, de acordo com as normas legais em vigor.
  5. 5. Art. 4 o - O sistema educacional federal e os sistemas educacionais estaduais, municipais e do Distrito Federal devem garantir a inclusão nos cursos de formação de Educação Especial de Fonoaudiologia e de Magistério, em seus níveis médio e superior do ensino da Linguagem Brasileira de Sinais, como parte integrante dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, conforme legislação vigente. Parágrafo único. A Linguagem Brasileira de Sinais não poderá substituir a modalidade escrita da língua portuguesa.   Art. 5 o - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
  6. 6. Vamos conhecer agora o Alfabeto Libras...
  7. 34. Créditos: LUCINDA FERREIRA BRITO Doutora em Lingüística - Departamento de Lingüística e Filologia da UFRJ http ://www.ines.org.br/ines_livros/FASC7_INTRO.HTM INCLUINDO.NET E-MAIL [email_address] br   http ://planeta.terra.com.br/educacao/surdez/legisla003. htm Dicionário Libras http ://www.dicionariolibras.com.br/website/index.asp?start=1 Desenvolvimento da Apresentação : Sarah Coutinho E-mail - [email_address] br

×