Um convite

1,266 views
909 views

Published on

1 Comment
1 Like
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
1,266
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
50
Actions
Shares
0
Downloads
14
Comments
1
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Um convite

  1. 1. UM CONVITE POR QUE TRABALHAR COMHISTÓRIAS EM QUADRINHOS?
  2. 2. RECURSOS GRÁFICOS-VISUAIS LEITURA PELO ALUNO
  3. 3. Fonte: Disponível em http://www.monica.com.br/comics/tirinhas/tira36.htm
  4. 4. Histórias em QuadrinhosReconstrução das condições de produção e recepção de textos Parte significativa do processo de (re) construção dos sentidos de um texto está diretamente relacionada à percepção de suas condições de produção, que permite ao leitor situá-lo adequadamente como um evento discursivo. Nesse sentido, identificar elementos como: •os protagonistas do discurso, •os objetivos do texto, •o suporte utilizado, •o gênero (e seus componentes) e os espaços de circulação envolvidos no discurso, •os valores sociais associados às variantes linguísticas utilizadas é parte essencial da compreensão do texto.
  5. 5. Em função disso, uma das competências básicas do leitor, emqualquer nível de proficiência, é a de resgatar, com base nas suasmarcas específicas (...) aspectos das condições de produçãorelevantes para a compreensão do texto ou de parte dele. H – Inferir informação pressuposta ou subtendida em um texto com base nos recursos gráfico-visuais presentes.
  6. 6. Leitura pelo AlunoApós a leitura de imagem e texto, é possível a criança afirmar:  O lobo está brincando com Cascão e os porquinhos.  Os porquinhos, Cascão e o lobo estão com pressa.  O lobo está perseguindo Cascão e os porquinhos.  Os porquinhos estão protegendo Cascão.Com base em recursos de imagem e texto. Ainda que o leitor não conheça a história dos Três Porquinhos, os índices quemarcam uma situação de perseguição e fuga estão presentes na imagem (aexpressão de assustados no rosto dos perseguidos e de ameaça no rosto dolobo, as linhas de movimentos, o suor e a poeira que indicam que aspersonagem estão correndo.Há também a referência à ―outra história explicitada na fala do porquinho.
  7. 7. Algumas perguntas podem ser feitas para que o(s)aluno(s) possa(m) reformular sua hipótese:As línguas fora da boca das personagens têm o mesmosignificado? Os braços estendidos do lobo e de Cascãotraduzem a mesma intenção? A que história oporquinho se refere? Nesta história, lobo e porquinhosconvivem em harmonia?
  8. 8. O trabalho com textos multimodaisEnvolvem diferentes linguagens é de suma importância nos dias atuais, emque cada vez mais o verbal vem acompanhado de outras linguagens nos maisdiferentes gêneros textuais.Estratégias de leituraEstabelece relações entre texto, imagem e recursos gráficos, deintertextualidade e a produção de inferências. A percepção do humorem uma tirinha, por exemplo, envolve todas essas habilidades (alémde acionar os conhecimentos prévios em questão).Reconstrução da textualidadeOs conteúdos se organizam, num texto, com base em processos decoerência e coesão que se expressam por meio de recursoslinguísticos específicos, responsáveis por apresentar informaçõesnovas e resgatar as antigas, de forma a garantir a continuidadetextual nas formas previstas pelo gênero e pela tipologia emquestão.
  9. 9. Fonte: ZIRALDO. O Menino Maluquinho. São Paulo, n.30, maio 2006.

×