Emai 1º ano-05062012

6,754 views
6,384 views

Published on

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
6,754
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
59
Actions
Shares
0
Downloads
190
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Emai 1º ano-05062012

  1. 1. >> Compreende um conjunto de ações que tem por objetivo articular oprocesso de desenvolvimento curricular da matemática, a formação dosprofessores e a avaliação, elementos chaves da promoção da qualidade daeducação.O que propõe a ação principal da constituição de grupos de EducaçãoMatemática em cada escola, utilizando o horário destinado a atividadespedagógicas coletivas – ATPC’s, e atuando no formato de gruposcolaborativos, organizados pelos professor coordenador e com atividadesconduzidas com a participação dos próprios professores.Essas reuniões conduzidas pelos PC’s, serão apoiadas pelos PCNPE’s dasDiretorias de Ensino.O sucesso do projeto depende da organização e trabalho realizadonesses grupos.Esperamos o envolvimento de todos e desejamos um excelente trabalho. Equipe Responsável
  2. 2. 4 Blocos do conhecimento matemático: Números e operações, matemáticoespaço e forma, grandezas e medidas, e tratamento da informação.>> Estudos, como o das pesquisadoras Delia Lerner e Patrícia Sadovsky,comprovam que os alunos têm conhecimento prévio sobre as funções dosnúmeros e são capazes de formular hipóteses sobre a escrita dos mesmos.
  3. 3. Produzem escritas pessoais, apoiando-se na fala. Nas contagens, percebem aassociação entre cada nome e de números de objetos de coleção.Estudos mostram ainda que as crianças são capazes de:•Apontar o número maior de uma lista, mesmo sem conhecerregras do sistema de numeração decimal;•Acham que “quanto maior a quantidade de algarismos de umnúmero, maior será este número”;•Ou quando apresentam a mesma quantidade de algarismos,dizem que “o maior é aquele que começa com o número maior,pois é o primeiro quem manda”.
  4. 4. Para usar esses conhecimentos é preciso fazer um levantamento doque os alunos já sabem, sobre a escrita de números. Como?Propondo atividades de leitura e escrita, comparação e ordenação denotações científicas.Essas atividades devem ser tomadas como ponto de partida utilizando osnúmeros que as crianças já conhecem e ampliando para outras atividadesem que os alunos possam colocar suas hipóteses em jogo e que tenhamoportunidade de confrontá-las, permitindo aflorar seusconhecimentos prévios e ampliá-los
  5. 5. Para isso é necessário a criação de um ambiente especial para aalfabetização matemática (o chamado “ambientearitmetizador”), por exemplo, deixando exposto quadro numérico,material de contagem, calculadoras, relógio, etc.Pesquisas nos mostram também, que ao mesmo tempo que trabalhamoscom o pensamento aritmético*, temos que nos preocupar com opensamento geométrico** e isso é possível quando observamos o mundofísico, visualizando e percebendo as formas geométricas.É importante também que explorem e identifiquem o espaço físico que osrodeiam. Os pontos de referência para se localizarem ou localizaremobjetos no espaço. As atividades devem ser apresentadas de maneiracontextualizada e problematizadora.•Aritmética é o ramo da matemática que lida com números e com asoperações possíveis entre eles.** Geometria é a parte da matemática cujo objeto der estudo é oespaço e as figuras que podem ocupá-lo.
  6. 6. Roda de conversa – Objetivo: levantar o conhecimento prévio dos alunos, desenvolver a oralidade. Contextualizar – Trazer para o contexto, para as situações do cotidiano do aluno. - Problematizar. O objetivo é criar condições para uma aprendizagem motivadora que leve a superar o distanciamento entre os conteúdos estudados e a experiência do aluno.Domínio da Linguagem Matemática – Um dospassos primordiais para não distanciar o aluno emum determinado momento, devemos usar aterminologia específica: adição, (adicionar,acrescentar) subtração (subtrair...) , divisão,multiplicação...
  7. 7. “Mathofobia” – A dissertação discute a natureza da Fobia comosendo um medo irracional que incapacita a pessoa de adquirir boahabilidade matemática.É preciso explorar meios de livrar-se deste fenômenoproporcionando uma matemática agradável, prazerosa, divertida,colorida, praticando oficinas, oferecendo jogos ... e não o que setem visto, a matemática como uma preocupação, motivo deansiedade, passada de professor a professor, de professor a aluno,o que influencia no aproveitamento dos alunos nessa disciplina.
  8. 8. É preciso acabar com a ansiedade, com o medo, para que:•Se trabalhe a matemática de modo menos superficial, estudando,aprendendo, superando dificuldades;Superar problemas de aprendizagem, que vão se acumulando aolongo dos anos.Vamos mudar a forma de ver a matemática, primeiro a nossaforma!Estudo comprovam também, que tudo o que sabemos fazer, nosproporciona interesse, envolvimento, melhor participação. os vam resse ão, inte ! Ent ar o ico! t t s per temá de ma
  9. 9. O que eu achoda matemática? Video do youtube: gostar de matemática http://www.youtube.com/watch?v=DQVp0dQ7tP4
  10. 10. “RELATÓRIOS” – Aplicar as atividades e ir guardando osrelatórios, que serão solicitados posteriormente. Lembrando quedeverá ser elaborado um relatório por cada série/ano (e não porclasse), entregue e discutidos com para o PC.
  11. 11. 6g rup os de est udo
  12. 12. 22 20 21 2120 22?? Terça-feira 84
  13. 13. SEQUÊNCIA 2 5g rup os de est udo Linha >> horizontal coluna>> vertical
  14. 14. 6g rup os de est udo
  15. 15. banana 05 maça 08uva 07 morango 06
  16. 16. Que tal disponibilizar figuras de frutas sobre a mesa e propor ao aluno que escolha sua preferida... Agora vamos montar a tabela... Solicite a ele que coloque sua fruta na tabela, para que façamos a contagem. Podemos iniciar um conhecimento sobre gráficos, vamos passar os dados da tabela para o gráfico.Solicite ao alunoque coloque suafruta no gráfico, nacoluna (vertical)da sua fruta.
  17. 17. Posso (e devo), fazer os questionamentos a partir da tabela, dográfico, comparar, incluir somatória acima do gráfico para facilitar acontagem, usar sulfitão, datashow, inovar... 8 7 5 6 O importante é entender, gostar, se divertir.Realizem e... Depois nos contem os resultados.
  18. 18. 6g rup os de est udo

×