Django admin um overview básico

258 views
161 views

Published on

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
258
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
6
Actions
Shares
0
Downloads
5
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Django admin um overview básico

  1. 1. Django Admin Um overview geral
  2. 2. O que é o Django Admin O Admin do Django é uma app. Esta app está distribuida juntamente com o django, dentro do pacote contrib: django.contrib.admin Esta app quando instalada, monta um completo set de funcionalidades e recursos para realizar as operações mais comuns sobre models do Django, as famosas operações de CRUD - Create, Retrieve, Update e Delete.
  3. 3. Como ele funciona ? O Django ao carregar o arquivo settings.py verifica dentro da tupla INSTALLED_APPS a existência de todas as apps que devem estar disponiveis e carregadas no projeto. Então, a primeira coisa que se tem que fazer é dizer ao django que será utilizado no projeto o admin dele.
  4. 4. Como ele funciona ? (Continuação) No INSTALLED_APPS ( 'django.contrib.auth', # Necessária para realizar a autenticação e acesso ao admin. 'django.contrib.contenttypes', # Necessária para realizar o mapeamento a tipos genéricos nas models. 'django.contrib.sessions', # Necessária para realizar o controle de sessão do admin. 'django.contrib.sites', # Cada admin está associado a um site. 'django.contrib.messages', # Para carregar as mensagens exibidas no admin. 'django.contrib.staticfiles', # Para carregar os arquivos estáticos no admin. ... 'django.contrib.admin' ) # A app de admin propriamente dita.
  5. 5. Como ele funciona ? (Continuação) Após configurada as apps no settings.py, é necessário a realização do comando para criar as tabelas: python manage.py syncdb Com isso o projeto django sabe que o admin deverá estar acessível e disponível no projeto e também tem as tabelas necessárias criadas. Com isso admin já está disponível ? ainda não, agora precisamos adicionar no arquivo urls.py do PROJETO essa configuração:
  6. 6. Como ele funciona ? (Continuação) from django.contrib import admin admin.autodiscover() Obs: Essa função, que está no __init__.py do pacote django.contrib.admin, varre todas as apps setadas no settings.INSTALLED_APPS procurando por um arquivo chamado admin.py e registra elas no site padrão do django. urlpatterns = patterns('', #url(r'^$', include('website.urls')), url(r'^admin/', include(admin.site.urls)), )
  7. 7. Como ele funciona ? (Continuação) E…. Criar um arquivo admin.py dentro da pasta de sua app: from django.contrib import admin admin.site.register(SuaModel)
  8. 8. Como ele funciona ? (Continuação) O admin pode ser personalizado tanto em funcionalidades quanto em apresentação ? Sim, através de uma ModelAdmin e através da manipulação dos templates. (Tema para o próximo Ligthning talk) Posso transformar o admin em uma app plugável ? e como deployar isso ? (Tema para o próximo do próximo Ligthning talk) Alguns projetos de admin django-xadmin (https://github.com/sshwsfc/django-xadmin) django-yadmin (Nosso admin)

×