Your SlideShare is downloading. ×
Etnografia Metodolgia
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Etnografia Metodolgia

1,809
views

Published on

Published in: Education

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
1,809
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
43
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Método Etnográfico Texto inicial de: Cristiane Rodrigues da Silva Elinádia Bahia da Silva Evelline Catarina Loureiro dos Santos Hellen Gabriele Matos Jacqueline Nogueira de Carvalho Paula Regina Lemos Modificado... Em 30/09/2009
  • 2. 1. INTRODUÇÃO O método etnográfico concentra-se nas em grupos e culturas humanas; Refere-se à análise descritiva das sociedades, principalmente as tradicionais e de pequena escala. A etnografia é uma metodologia qualitativa de pesquisa que teve sua origem na antropologia cultural.
  • 3. 2. Objetivos: Entender a visão que os nativos têm de seu mundo, visão êmica (visão própria do grupo); Aprender (mais do que estudar) a partir dos membros de um grupo cultural; Descrever uma cultura ou aspectos de uma determinada cultura; Compreender a natureza humanao método para estudar variações culturais em áreas específicas e estudar grupos de pessoas como subculturas dentro de contextos sociais mais amplos.
  • 4. 3. Estruturação do Estudo - Questão da Pesquisa São feitas perguntas sobre os modos de vida ou modelos específicos de comportamento dentro do contexto social de uma cultura ou subcultura. Estudos etnográficos abordam questões que dizem respeito a forma como o conhecimento cultural, normas, valores, e outras variáveis contextuais influenciam a experiência de algo em uma pessoa. Ex: O que significa confortar em famílias hispânicas?
  • 5. - Perspectiva do Pesquisador É a de um observador participante,alguém que escuta, como uma escutaflutuante da psicanálise. - Seleção de Participantes/Material O etnógrafo escolhe um grupo culturalque está vivendo o fenômeno sobinvestigação. O pesquisador reúne informações apartir de informantes gerais e deinformantes-chave.
  • 6. 4. Organização dos dados No método etnográfico o pesquisador é considerado o principal instrumento e tem a flexibilidade de decidir quando e como coletar os dados. A principal forma de coleta de dados é a observação participante, embora outras técnicas como a entrevista, conversas informais, análise documental e história de vida, sejam conjuntamente utilizadas. A pesquisa etnográfica sempre envolve entrevistas face a face, com coleta e análise de material no cenário natural.
  • 7. Assim, o trabalho de campo é o foco principal do método. Fotografias e filmes dos informantes em seu mundo podem ser usados como fontes de informação.5. Análise dos material Nas pesquisas etnográficas os dados são coletados e analisados simultaneamente visando obter respostas às questões que surgem na busca da compreensão do modo de vida das pessoas, na sua própria perspectiva.
  • 8. A finalidade da análise dos dados é extrairtemas e obter um entendimento profundodos valores e crenças que guiam as açõesdos indivíduos.Os materiais, o diário de campo,fundamentados na realidade dosinformantes e sintetizados pelopesquisador, conduzem finalmente aproposições hipotéticas sobre o fenômenocultural sob investigação e uma grafia,uma elaboração escrita a posteriori.
  • 9. 6. Descrição das descobertas Estudos etnográficos produzem grande quantidade de dados organizados como anotações de campo, de observações, transcrições de entrevistas e outros artefatos, tais como fotografias, filmes, etc. Fique atento para que o relato das descobertas normalmente forneça exemplos a partir de dados, da descrição minuciosa do processo analítico e afirmação das proposições hipotéticas e sua relação com o sistema de coordenadas do etnográfico.
  • 10. 6. Descrição das descobertas Estudos etnográficos produzem grande quantidade de dados organizados como anotações de campo, de observações, transcrições de entrevistas e outros artefatos, tais como fotografias, filmes, etc. Fique atento para que o relato das descobertas normalmente forneça exemplos a partir de dados, da descrição minuciosa do processo analítico e afirmação das proposições hipotéticas e sua relação com o sistema de coordenadas do etnográfico.