Mac OS X
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Like this? Share it with your network

Share

Mac OS X

on

  • 1,035 views

Breve abordagem sobre o SO Mac, com algumas informações referente a estrutura do Sistema, gerenciamento de memória, processamento de dados, núcleo e versões existentes.

Breve abordagem sobre o SO Mac, com algumas informações referente a estrutura do Sistema, gerenciamento de memória, processamento de dados, núcleo e versões existentes.

Statistics

Views

Total Views
1,035
Views on SlideShare
1,035
Embed Views
0

Actions

Likes
1
Downloads
55
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Mac OS X Document Transcript

  • 1. Mac OS
  • 2. 2SumárioAcadêmicos............................................................................................Introdução..............................................................................................Visão Geral............................................................................................Arquitetura...................................................................................Gerencia de Processo...................................................................Núcleo..........................................................................................Versão Atual................................................................................Esquema de partição....................................................................Monitor de Atividade..................................................................Gerencia de Memória..................................................................Gerencia de Paginadores Internos...............................................Wired Memory............................................................................Requisitos....................................................................................Versões..................................................................................................Mac OS X v10.0 “Cheetah”........................................................Mac OS X v10.1 ”Puma” ...........................................................Mac OS X v10.2 “Jaguar” ..........................................................Mac OS X v10.3 “Panther” ........................................................Mac OS X v10.4 “Tiger” ............................................................Mac OS X v10.5 “Leopard”........................................................Mac OS X v10.6 “Snow Leopard”…………………………….Mac OS X v10.7 “Lion” .............................................................Mac OS X v10.0 “Montain Lion”……………………………...Dados referente a Apple………………………………………………Referencias…………………………………………………………....03040606070708080910101011121213141516171819212223
  • 3. 3UNIVERSIDADE PARANAENSE – UNIPARINSTITUTO DA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO EINFORMÁTICABACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃOCampus – CASCAVELDesenvolvimento do Trabalho de S.OAssunto abordado: Mac OS XAcadêmico:Leandro Gonçalves – 07020114
  • 4. 4“A principio tudo começou no inicio!”A Apple foi fundada por Steve Wozniak, Steve Jobs e Ronald Wayne com o nomede Apple Computers, em 1976, em Cupertino na Califórnia. Com vendas anuais (no anofiscal de 2006) em torno dos US$ 19,3 bilhões, a Apple desenvolve, vende e oferecesuporte a uma série de computadores pessoais, reprodutores de mídiaportáteis, software e hardware.Entre os produtos mais conhecidos da empresa estão a linha de computadores Mac,seu sistema operacional Mac OS X e a linha iPod de reprodutores de mídia portáteis.Para o iPod e seu programa, o iTunes, a Applevende audiobooks, filmes, jogos, música, programas televisivos e videoclipes nasua iTunes Store, recentemente entrou no ramo de celulares com a criação do iPhone.Um dos fatores que torna o Mac OS X um sistema operacional atraente para novosusuários, é a sua interface, pois vários dispositivos Apple que usamos hoje em diacomo iPod, iPhone, iPad, etc, usam vários conceitos do sistema operacional Mac OS X.Dentre as vantagens temos a segurança de usa-lo na internet, pois existem poucasameaças como Virus, Trojans, Spywares pra Mac OS X comparado ao Windows,fazendo deste sistema uma opção mais "segura" para sua vida online.O Macintosh Operating System (Mac OS) é a denominação do sistema operacionalpadrão dos computadores Macintosh produzidos pela Apple.Sua evolução ocorreu até a versão Mac OS X. A primeira versão foi lançada em 1984.Imagem MacintoshAté antes da versão 7.6, era chamado apenas de System (ex: System 4, System 7), daversão 7.6 em diante passou a ser chamado de Mac OS.
  • 5. 5Sistemas Operacionais mais usados no mundoWindows Microsoft 1993 Windows 8 88.90% 400 milhõesMac OS X Apple Inc. 2001 Mac OS X v10.8 "Mountain Lion" 5.54% 22,5 milhõesLinux Linux Foundation 1991 Linux Kernel 3.0.4 2,13% 8,5 milhõesMac OS X (pronuncia-se OS Ten) é um sistema operacional proprietário baseado nokernel Unix titulado OpenDarwin que nada mais é que um sistema operativo livre,baseado no UNIX BSD e no Mach, atualmente desenvolvido pela Apple Inc.. É o "core"(núcleo) do Mac OS X. Inclui suporte avançado para rede.O Darwin é uma grande evolução, graças aos esforços conjuntos dos engenheiros daApple e de programadores da comunidade de software livre. Em 1999, a Apple setornou a primeira grande empresa de computadores a tornar o desenvolvimento emcódigo aberto parte fundamental de sua estratégia. Por causa disso, o Darwin tornou-seconfiável e tem o desempenho esperado de um sistema operativo moderno, dando aosutilizadores e aos programadores os benefícios de um sistema de alta qualidadeconstruído em padrões abertos. No núcleo do Darwin está o componente chave dainteração entre programas e máquina, o núcleo.Foi o primeiro sistema gráfico amplamente usado em computadores a usar ícones pararepresentar os itens do computador, como programas, pastas e documentos. Também foipioneiro na disseminação do conceito de Desktop, com uma área de trabalho com íconesde documentos, pastas e uma lixeira, em analogia ao ambiente de escritório.De início as pastas eram criadas renomeando uma “Pasta Vazia” que estava sempre naraiz do disco. A partir do System 2.0 o sistema foi modificado, com a inclusão docomando “Nova Pasta” no menu Arquivo do Finder (programa padrão degerenciamento de arquivos do Mac OS editados pela Apple).
  • 6. 6Imagem Mac OS System 1.0 (1984)Desenvolvido, fabricado e vendido pela empresa americana Apple Inc., destinadoexclusivamente aos computadores Mac e que combina a experiência adquirida com atradicional GUI (Graphical User Interface) desenvolvida para as versões anterioresdo Mac OS com um estável e comprovado núcleo. Paro aqui ...A última versão do OS Xpossui certificação UNIX.Assim, o OS X, lançado inicialmente pela Apple Computer em 2001, é umacombinação do Darwin (um núcleo derivado do micronúcleo Mach) com umarenovada GUI chamada Aqua. As primeiras versões do Mach (não-micronúcleo) foramderivadas do BSD.Visão Geral• Arquitetura do SoftwareSistema de arquivosHFS (Hierarchical File System), é um sistema de arquivos desenvolvidos pela AppleComputer para uso em computadores rodando o Mac OS. Originalmente projetado parauso em floppy e discos rígidos, ele também pode ser encontrado em suporte ready-onlycomo CD-ROMs.HFS+ ou HFS PlusUFS (Unix file system)NFS (Network file system)As partições normalmente são formatadas com o sistema de arquivos HFS Plus, usandoíndice Btree que fornece rápida filtragem baseados em pesquisas, aliases robustos emetadados, incluindo altissimo controles de filtros de acesso e atributos estendidos.Desde OS X 10.3 Panther, todos os Mac usam uma versão com jornal do HFS Plus(HFSJ) para melhorar a confiabilidade dos dados.Também é possível formatar partições com HFSX, uma variante entre maiúsculas eminúsculas de HFS Plus destinado a compatibilidade com software UNIX. Parainteroperabilidade com o Windows,discos de sistemas pode ser formatado com FAT32 ou exFAT.
  • 7. 7• Gerência de ProcessosFoi criado a partir do S.O. 4.4BSD e do Microkernel Mach 3.0, é considerado um kernelhíbrido por possuir diferentes partes (monolítico e mocrokernel) interagindo nautilização do sistema.Um sistema operacional hibrido apresenta diversas vantagens sobre um sistemamonolitico:ExtensibilidadeFlexibilidade no suporte de novos sistemasPortabilidadeConfiabilidadeUm sistema baseado em camadas impõe uma interface padronizada para requisiçõesfeitas por um processo. Os processos não precisam distinguir entre espaço de usuário ouespaço do Kernel, pois todos os serviços utilizam troca de mensagens paracomunicação.Núcleo híbrido define um núcleo baseado em micronúcleo no qual módulosexternos a ele podem executar operações em modo protegido, a fim de evitar trocasde contexto e melhorar o desempenho geral do sistema.Porém sendo híbrido, tem acapacidade de agregar ou desagregar funcionalidades, sem perder performance ouestabilidade presentes na sua estrutura inicial, proporcionais a sua organização.
  • 8. 8O Mac OS X é um sistema de propósito múltiplo, direcionado principalmente acomputadores pessoais e estações de trabalho voltadas para criação (em muitos nichos,vídeo digital, web, áudio, editoração eletrônica etc). É um sistema bastante integrado econsistente, de forma que muitos preferem trabalhar com ele, julgando menos intrusivoe mais amigável e intuitivo.• Versão AtualMac OSx v10.8 “Mountain Lion” (Kernel v10.8)O Mountain Lion, OS X usa exclusivamente um kernel de 64 bits, mas elecontinua a executar aplicativos de 32-bit e 64-bit.ASLR - Address Space Layout RandomizationASLR foi um dos mecanismos de segurança mais eficazes na contenção da explosão nonúmero de explorações com sucesso no inicio do século 21. Incialmente foi apresentadocomo solução genérica para problemas de buffer overflow. Explorações que assumiamque o aplicativo vulnerável seria carregado em memória usando blocos de endereçosfixos foram invalidadas.Partindo desse principio para minimizar esse risco, Mountain Lion aleatoriamenterealoca o kernel, kexts e estruturas do sistema na inicialização do sistema. Esta proteçãoestá disponível para ambos os processos de 32-bits e 64-bits.Layout de DiscoEsquema de partiçãoUnidades de disco são divididos em partições lógicas, que a Apple tradicionalmentechama de volumes. Os modernos sistemas Mac usar a tabela de partição GUID (GPT)particionamento regime introduzido pela Intel, como parte da EFI.
  • 9. 9Monitor de AtividadeaquiComo todo sistema Unix o Mac OS possui Suporte a threading e IPC.Escalonador de Processos (mach scheduling) é derivado do OSFMK, com váriasmodificações para o tratamento de interatividade. Escalona processos baseado numavariante do algoritmo de múltiplas filas com realimentação, porém divide as filas deprioridade em 4 grupos de processos:• Normal(Prioridade das aplicações normais do usuário)• Sistema(Prioridade das aplicações do sistema) > Normal• Kernel(Reservada para threads em espaço de kernel)>Sistema• Tempo Real(Threads nas quais a prioridade está baseada na necessidade dereservar uma fração pré-definida de ciclos de clock, independente de outrasaplicações sendo executados no sistema• Suporta Tempo Compartilhado e Prioridade Fixa.• Threads de prioridade Tempo Real normalmente são de prioridade fixa.• Threads de prioridade fixa executam durante um tempo pré-determinado ou atéque uma thread de prioridade maior queira executar. Então ela é colocada no fimda fila da prioridade normal.• Uma thread de Tempo-Real pode dizer ao agendador que ela precisa rodar por3000 ciclos dos próximos 7000, além de dizer se precisam ser contínuos ou não.• Se uma thread de tempo real não respeita o tempo de processamento indicadoela é penalizada e pode até ser rebaixada a uma prioridade normal.• Threads que usam muito tempo do processador usam uma prioridade baixa paraevitar que threads de prioridade alta monopolizem o processador. As deprioridade alta devem executar rapidamente e liberar o recurso.
  • 10. 10• Comunicação por : Filas de mensagens, semáforos, notificações, lock sets eRPC.Gerência de MemóriaNo contexto dos sistemas operacionais, segmentação é uma das maneiras mais comunspara proteção de dados, sendo a memória paginada outro método bastante utilizado.Significa que parte da memória será removida do processo sendo executado atualmente,através do uso de registradores. Se o dado prestes a ser lido ou escrito está fora doespaço de endereços do processo, uma falha de segmentação será lançada.Qualquer programa. sobre tudo numa linguagem de alto nível está dividido em secções,como as declarações de variáveis e declarações de sub-rotinas. Em termos de execução,cada uma dessas secções vai ocupar um segmento da memória. O Sistema Operativoque suporta este sistema, possuirá uma tabela com os tamanhos e endereços de memóriados vários segmentos de um programa para saber onde estão.⇒ Cada processo tem seu próprio conjunto (32 bits ou 64 bits) de espaço deendereço virtual. Para processos de 32 bits, cada processo tem um espaço quepode endereçar dinamicamente chegando ao limite de 4GB. Para processos de64 bits, pode endereçar até o limite de 18 exabytes.⇒ Subsistema VM (Virtual Memory)O subsistema VM do kernelmach consiste domódulo machine-dependentphisicalmap (pmap) e outros módulos independentespara gerenciar a estrutura de dados, tais como os Virtual AddressSpaceMaps(VM maps).Gerência de Paginadores InternosKernel inclui 3 paginadores internos:• O paginador padrão (anônimo)• O paginador para Dispositivos• O paginador para vnode(pode mapear um processo para um objeto em qualquertipo de sistema de arquivo. Desta forma, uma chamada de sistema não precisaentender qual objeto esta sendo manipulado, somente como fazer uma chamadaorientada à objetos usando a interface vnode)• O Kernel tratam operações de entrada e saída sobre regiões da memória. Ospaginadores se comunicam com o subsistema Mach-VM utilizando interfacesUPL e derivadas do paginador do Mach.Wired Memory• Também chamado de memória residente, armazena código do kernel e estruturasde dados que não podem ser paginadas para disco. Aplicações, frameworks eoutros softwares da camada do usuário não podem ser alocados na WiredMemory, no entanto podem afetar a quantidade de Wired memory existente numdado momento.• As entidades do kernel abaixo utilizam wired memory:VM ObjectsI/O Buffer CachêCondutores
  • 11. 11• UBC (Unified Buffer Cache)• Constitui um conjunto de páginas para armazenar (caching) o conteúdo dosarquivos e a porção anônima do espaço de endereços. O exemplo mais comum éa memória alocada dinameicamente.Ao contrário da maioria dos sistemas Unix o Mac OS X não usa uma pré-partição Swappara memória virtual. Em vez disto ele usa todo o espaço disponível na máquina dapartição de boot.RequisitosA Apple afirma os seguintes requisitos do sistema Snow Leopard:Computador Mac com um processador Intel (processadores IA32 como "CoreSolo" e "Core Duo" serão limitados a 32 bits; a próxima arquitetura deprocessadores x86-64 será capaz de operar em modo 64 bits).1 GB de memória RAM.5 GB de espaço em disco.Unidade de DVD (interno, externo ou compartilhado).Pelo menos 5 GB de espaço em disco disponível, ou 12 GB de espaço em discoo usuário desejar instalar as ferramentas de desenvolvimento.Para algumas aplicações específicas tais como QuickTime , aceleração de hardware esuporte OpenCL, é necessário um processador de GPU (Nvidia 8600M GT ousuperior). O Snow Leopard não é suportado por Macs PowerPC (como PowerMacs,PowerBooks, iBooks, iMacs e Mac Minis fabricados antes de 2006).
  • 12. 12VersõesDe 2001 pra cá, a Apple já lançou 7 versões do Mac OS X "le-se X Mac OS Dez, e nãoMac OS Xis". Todos com nomes de felinos. Da versão atual "10.6" até a mais antiga"10.0", foram lançadas Snow Leopard, Leopard, Tiger, Panther, Jaguar, Puma eCheetah. E foi desenvolvida a ultima versão "10.7" com o codinome "Lion". O X donome, se refere a décima versão do sistema, pois as versões anteriores a 10, eram o MacOS 9, Mac OS 8, System 7 e assim vai.Mac OS X v10.0 "Cheetah"Foi a primeira versão do sistema operacional Mac OS X,para desktop e servidor da Apple Inc.. Mac OS X v10.0 foi lançado no dia 24 demarço de 2001 por um preço de US$129,95. Substituiu o Mac OS X Público Beta e veioantes do Mac OS X v10.1.
  • 13. 13Mac OS X v10.1 "Puma"Mac OS X v10.1, codinome "Puma". A versão 10.1 foi lançada em 25 desetembro de 2001 como uma macroatualização gratuita da versão 10.0. A partir daversão 10.1.2, a Apple Inc. fez do Mac OS X o sistema operacional padrão dos novosMacs.
  • 14. 14Mac OS X v10.2 "Jaguar"Mac OS X v10.2 "Jaguar". O sistema operacional foi lançado no dia 23 deagosto 2002 pelo preço de US$ 129, ou a um preço de US$ 199 dólares para o "familypack".
  • 15. 15Mac OS X v10.3 "Panther"O Mac OS X v10.3 "Panther". O "Panther" foi lançado em 24 de outubro de 2003. Oseu custo era de US$ 129 para uma única licença de usuário e US$ 199 para um packfamiliar (licença para 5 computadores).
  • 16. 16Mac OS X v10.4 "Tiger"Mac OS X v10.4 "Tiger" foi liberado ao público em 29 de abril de 2005 alguns dosnovos recursos incluem um rápido sistema de busca chamado Spotlight, uma novaversão do navegador Safari, Dashboard, um novo tema unificado, e suporteaperfeiçoado para uso em processadores 64 bits. O "Tiger" foi também a primeiraversão do sistema operacional Mac OS X liberada para trabalhar com máquinas Applecom arquitetura Intel (máquinas Apple usando processadores x86.) Seis semanas após oseu lançamento oficial, a Apple tinha entregue 2 milhões de cópias do Tiger, o querepresenta 16% de todos os usuários do Mac OS X. A Apple alega que o Tiger foi omais bem sucedido Mac OS X da história da empresa. Na Conferência WWDC em 11de junho de 2007, o CEO da Apple, Steve Jobs, anunciou que, dos 22 milhões deusuários do Mac OS X, mais do que 67% estavam usando Tiger.
  • 17. 17Mac OS X v10.5 "Leopard"O Mac OS X v10.5 "Leopard" é o sexto lançamento da família Mac OS X, sendo osucessor do Mac OS X v10.4 "Tiger". Leopard foi lançado em 26 de Outubro de 2007 eesteve disponível em duas variantes: uma versão desktop, adequada para computadorespessoais, e uma versão para servidor, a versão Mac OS X Server. O "Leopard" foisubstituído pelo Mac OS X v10.6 "Snow Leopard", lançado em agosto de 2009.De acordo com a Apple, O "Leopard" contem mais de 300 alterações e melhorias,abrangendo desde o núcleo do sistema operacional até componentes incluídos emaplicações e ferramentas para desenvolvedores. O "Leopard" introduz um redesenhadoDock, o Menu Bar com efeito de transparência e uma atualização do Finder queincorpora o Cover Flow (uma navegação com interface visual vista pela primeira vezno iTunes). Outras características notáveis incluem suporte para escrita de 64-bit, umbackup automático com um utilitário chamado Time Machine, suporte a Spotlight parabuscas em várias máquinas e a inclusão do Front Row e o Photo Booth, queanteriormente estavam incluídos apenas com alguns modelos Mac.
  • 18. 18Mac OS X v10.6 "Snow Leopard"Em 2009, Apple e Microsoft mudaram a estratégia, lançando novas versões de seussistemas operacionais. Enquanto o Windows 7 foi lançado em outubro, o Mac OS XSnow Leopard 10.6 chegou ao mercado americano na última semana de agosto. O SnowLeopard ficou mais rápido ao iniciar o computador e abrir programas, principalmente osda Apple, além de 50% menor, liberando 7G de espaço em HD (disco rígido).Como desvantagem está a exigência do processador Intel, o que significa que não rodanos antigos Macs. Mas por outro lado, custa apenas US$ 30 para quem já possui oLeopard 10.5, o anterior.Entre outras novidades estão o ajuste automático do relógio em viagens, a data na barrade menu, a sinalização da intensidade da rede wireless, possibilidade de ícones maiores,visualização de itens de uma pasta, plugins de páginas web, como flash, não congelammais o navegador, os vídeos são exibidos em tela inteira e podem ser enviados diretopara o youtube.
  • 19. 19Mac OS X v10.7 "Lion"O Mac OS X v10.7 "Lion" é o oitavo lançamento da família Mac OS X, foi anunciadoem 20 de Outubro de 2010 na conferência "Back To The Mac" e foi lançado em 20 deJulho de 2011, estando disponível para download através da Mac App Store. Apple:"Pegamos nossas melhores ideias do Mac OS X e aplicamos no iPhone. Pegamos nossasmelhores ideias do iPhone e aplicamos no iPad. Agora chegou a hora de aplicar tudoisso no Mac."Novidades:App Store agora vai servir também para Mac com aplicativos especiaisLaunchpad: "Com o Launchpad você acessa seus apps em um instante, assim como noiPad. Só precisa clicar no ícone do Launchpad no seu Dock. A janela aberta ésubstituída por uma elegante tela que mostra todos os apps disponíveis no seu Mac.Percorra todas as páginas de seus apps ou organize-os como você quiser, basta arrastar oícone para o lugar desejado; também pode agrupá-los em pastas. Quando você baixa umapp da App Store, ele é mostrado automáticamente no Launchpad, pronto para serinstalado."Apps em tela cheia: "O iPad mostra todos os seus apps em tela cheia para você não sedistrair, e oferece uma forma rápida de voltar à tela dos apps. O Mac OS X Lion faz amesma coisa na sua área de trabalho. Você pode abrir um app em tela cheia com só umclique; mudar para outro app também em tela cheia deslizando apenas um dedo notrackpad, e retornar à área de trabalho para acessar seus apps. O suporte à visualizaçãode apps em tela cheia cria uma experiência muito mais envolvente. Assim você pode seconcentrar ainda mais no seu trabalho ou aproveitar seus jogos de uma maneira maisintensa."Mission Control: "O novo Mission Control é um poderoso e prático recurso queproporciona uma visualização abrangente de tudo o que estiver em execução no seuMac‚ incluindo o Exposé, Spaces, Dashboard e apps em tela cheia. Com um simplesmovimento, o Mission Control é mostrado na tela. Assim você pode ver todas as janelasabertas agrupadas por app, ícones dos apps funcionando em tela cheia, o Dashboard eoutras janelas do Spaces. Tudo organizado em um lugar só. Com um clique, você acessao que quiser do Mission Control. É o Mac OS X Lion colocando você no controle dosistema."
  • 20. 20
  • 21. 21Mac OS X v10.8 "Mountain Lion"O Mac OS X v10.8 "Mountain Lion" é o nono sistema operacional da família OS X,sendo uma atualização e sucessor do Mac OS X v10.7 "Lion". O Mountain Lion foianunciado em Fevereiro de 2012 e lançado em 25 de Julho de 2012, disponível paradownload na Mac App Store. As suas maiores atualizações foram a introduçãodo iCloud, Messages, Reminders, Notes, Notification Center, Game Center, dentreoutros. O Mountain Lion trouxe algumas características do sistema operacional móvelda Apple, o iOS.
  • 22. 22Dados referentes a AppleTipo Empresa cotada em bolsa(NASDAQ: AAPL, LSE:0HDZ, FWB: APC)Fundação Califórnia, Estados Unidos(1 de abril de 1976, como Apple Computer, Inc.)Sede Apple CampusCupertino, Califórnia, Estados UnidosFiliais 317 lojas de varejoFundador(es) Steve JobsSteve WozniakRonald WayneEmpregados 49 400 (2010)Indústria Hardware de ComputadorSoftware de ComputadorEletrônicos de consumoProdutos Lista de produtosMaciPodiPhoneiPadApple TVMac OS XiLifeiWorkiOSReceita ▲ US$ 65,23 bilhõesLucro ▲ US$ 18,39 bilhõesFaturamento ▲ US$ 47,79 bilhõesRendalíquida▲ US$ 14,01 bilhõesWebsite www.apple.com
  • 23. 23Referênciashttp://www.apple.com/pt/osx/specs/http://www.apple.com/pt/macpro/features/macosx.htmlhttp://support.apple.com/kb/HT2434?viewlocale=pt_BR#http://pt.wikipedia.org/wiki/Mac_OS_X_v10.6http://pt.scribd.com/doc/46363944/ASLR-Address-Space-Layout-Randomizationhttp://www.slideshare.net/audineisilva1/gerenciamento-de-memoria